TI CorporativaEmpresa Familiar, do preconceito ao orgulho de pertencer a...

Empresa Familiar, do preconceito ao orgulho de pertencer a uma

-

Publicidade

Empresa Familiar, do preconceito ao orgulho de pertencer a umaSegundo John Davis, o mais respeitado conhecedor do tema, mais de 80% das empresas no mundo todo são constituídas por famílias.

Dados comparativos baseados em estudos demonstram que as empresas familiares valem, na média, 10% a mais; são 5,5% mais lucrativas e o retorno sobre ativos é 6,5% maior; no primeiro estágio, quando são geridas pelo fundador-proprietário, por fim, são 19% mais valiosas; e apresentam maior crescimento das receitas e do faturamento.

O problema se origina na formação da empresa, quando raríssimas vezes, os fundadores seguem as recomendações de um bom planejamento equilibrando-o com o entusiasmo e a euforia da realização de um sonho: “o de ter seu próprio negócio”.

Qualquer empresa quando decide deixar o amadorismo e assume uma gestão profissional, inicia um processo de fortalecimento que permitirá não apenas um crescimento sustentável, mas principalmente, a solidificação. Com uma empresa familiar não é diferente.

Toda família precisar ter regras, valores e uma determinada estrutura com pilares fundamentais que devem ser adotados pela empresa, consolidando-os em marca registrada onde seus integrantes tornar-se-ão aliados e não concorrentes.

Obter uma coesão é mais um elemento a ser tratado como meta e para tal, a melhor atitude a ser tomada é a formação de um comitê ou conselho familiar que ajude a família a se manter posicionada em uma direção e mantendo a determinação.

Com uma filosofia bem definida baseada na disciplina, é possível livrar-se de um dos maiores problemas – se não o maior – que é a pressão em inserir indesejáveis e despreparados parentes para ocuparem cargos, muitas vezes, estratégicos.

Por fim, fomentar a confiança e o orgulho na família, e entre a família e o negócio para que a harmonia reine.

Maurício Seriacopihttp://www.mauricioseriacopi.com
* Maurício Seriacopi é especialista em consultoria a empresas familiares, palestrante, escritor, coach, gestor e consultor empresarial com formação em marketing e gestão empresarial. Fundador Presidente do ITE - Instituto Transformar de Empreendedorismo. Sócio-diretor da M2R2 Consultoria Empresarial Autor do livro "Pensamentos. Criando novas ideias, inovando e aplicando à vida" e diversos artigos sobre empreendedorismo, carreira, gestão de pessoas, motivação, entre outros, publicados no Brasil, Portugal e América Latina.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you