TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Empresa Familiar, do preconceito ao orgulho de pertencer a uma

publicado por Maurício Seriacopi

Empresa Familiar, do preconceito ao orgulho de pertencer a umaSegundo John Davis, o mais respeitado conhecedor do tema, mais de 80% das empresas no mundo todo são constituídas por famílias.

Dados comparativos baseados em estudos demonstram que as empresas familiares valem, na média, 10% a mais; são 5,5% mais lucrativas e o retorno sobre ativos é 6,5% maior; no primeiro estágio, quando são geridas pelo fundador-proprietário, por fim, são 19% mais valiosas; e apresentam maior crescimento das receitas e do faturamento.

O problema se origina na formação da empresa, quando raríssimas vezes, os fundadores seguem as recomendações de um bom planejamento equilibrando-o com o entusiasmo e a euforia da realização de um sonho: “o de ter seu próprio negócio”.

Qualquer empresa quando decide deixar o amadorismo e assume uma gestão profissional, inicia um processo de fortalecimento que permitirá não apenas um crescimento sustentável, mas principalmente, a solidificação. Com uma empresa familiar não é diferente.

Toda família precisar ter regras, valores e uma determinada estrutura com pilares fundamentais que devem ser adotados pela empresa, consolidando-os em marca registrada onde seus integrantes tornar-se-ão aliados e não concorrentes.

Obter uma coesão é mais um elemento a ser tratado como meta e para tal, a melhor atitude a ser tomada é a formação de um comitê ou conselho familiar que ajude a família a se manter posicionada em uma direção e mantendo a determinação.

Com uma filosofia bem definida baseada na disciplina, é possível livrar-se de um dos maiores problemas – se não o maior – que é a pressão em inserir indesejáveis e despreparados parentes para ocuparem cargos, muitas vezes, estratégicos.

Por fim, fomentar a confiança e o orgulho na família, e entre a família e o negócio para que a harmonia reine.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

* Maurício Seriacopi é especialista em consultoria a empresas familiares, palestrante, escritor, coach, gestor e consultor empresarial com formação em marketing e gestão empresarial. Fundador Presidente do ITE - Instituto Transformar de Empreendedorismo. Sócio-diretor da M2R2 Consultoria Empresarial Autor do livro "Pensamentos. Criando novas ideias, inovando e aplicando à vida" e diversos artigos sobre empreendedorismo, carreira, gestão de pessoas, motivação, entre outros, publicados no Brasil, Portugal e América Latina.

Maurício Seriacopi

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes