Gerência de Projetos

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Eficiência e Eficácia você sabe a diferença?

publicado por Ruggero Ruggieri

As duas palavras confundem um pouco na nossa percepção e as vezes nos questionamos, será que existe uma relação entre as palavras? Parece um trocadilho entre elas. Analisando as duas palavras, sim existe uma diferença no desenvolvimento do processo. A Eficácia só acontece se a Eficiência no sentido da palavra for executada.

A primeira palavra Eficiência segundo as boas práticas da ITIL “Uma medida para identificar se a quantidade correta de recursos foi usada para entrega de um processo, serviço ou atividade. Um processo eficiente alcança seus objetivos com a quantidade mínima necessária de tempo, dinheiro, pessoas ou outros recursos” e no caso a palavra Eficácia segundo a ITIL – “Uma medida para identificar se os objetivos de um processo, serviço ou atividade foram atingidos. Um processo ou atividade é eficaz quando atinge os seus objetivos acordados”.

Para quem não conhece a palavra ITIL (ITIL ® uma marca registrada do Office of Government Commerce, e registrada no U.S. Patent and Trademark Office) o significado desta palavra “Information Technology Infrastructure Library” – trata-se de um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de tecnologia da informação (TI).

Voltando no assunto, ambas as palavras possuem uma ligação de dependência nas avaliação de processos.

Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.Tudo começa como por exemplo o início de um mensuração e avaliação de uma atividade e no decorrer desta atividade, eu reconheci que houve uma eficiência, que pode ser desde de uma melhoria contínua ou até mesmo uma correção que foi aplicado neste processo e que ao mesmo tempo conseguimos melhorar sem haver perda de tempo, dinheiro.

Eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, executar esta coisa de forma mais produtiva e eficaz. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

O próprio Peter Drucker (Pai da Administração Moderna) comenta que ” Eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas”.

Conclusão – Não adianta apenas a eficiência sem a eficácia, o termo eficaz consegue achar uma maneira mais rápida e simples de fazer um determinado procedimento. Eficiência significa fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade. Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente um resultado esperado. Eficiência é fazer alguma coisa certa, correta, sem muitos erros. Eficácia é fazer algum trabalho que atinja plenamente um resultado que se espera, é fazer “a coisa certa” , ou seja , a coisa que leve ao resultado almejado. A eficácia é primordial, imprescindível e a eficiência é desejável. O eficiente porém quando não é eficaz, nunca alcança os resultados, ao passo que, aquele que é eficaz mas não é eficiente, tem algumas chances de atingir bons resultados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ITIL ®Glossário de Termos, Definições e Acrônimos Versão v3.1.24, 11 Maio 2007 (Versão v2.0 da edição em Português do Brasil);

WIKIPEDIA,http://pt.wikipedia.org/wiki/Information_Technology_Infrastructure_Library, acessado em 06/07/2013;

CBN, http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/carlos-julio/2012/12/11/QUAL-A-DIFERENCA-ENTRE-A-EFICIENCIA-E-A-EFICACIA.htm

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Autor

Gerente de Projetos SR., atua há mais de 20 anos na área de TI no seguimento do Governo do Estado de São Paulo. Desenvolveu atividades de desenvolvimento de Software para empresas brasileiras e multinacionais, tendo participando no Brasil e no exterior em projetos de TI de diversos segmentos como Educacional, Financeiro, Saúde, Tributário e Terceiro Setor. Professor de Pós-Graduação na UNINOVE nos cursos de Qualidade, Gerencia de Configuração, Requisitos, Gerenciamento de Projetos e Processo de Desenvolvimento Ágil Formado na PUC de Campinas, Pós-Graduação em Administração Hospitalar (Univ.São Camilo), Gerenciamento de Projetos (UNICAMP), Projetos Estruturados (USP), Ciência, Tecnologia e Inovação (USP). MBA em Gestão de TI na FIAP e Programa de Desenvolvimento Gerencial com foco em liderança estratégica - FIA, atualmente aluno de MESTRADO da UNINOVE na área de Gestão do Conhecimento. Formado em COACH para SBC - Sociedade Brasileira de Coaching e Master COACH pelo escola RICCOACHING.

Ruggero Ruggieri

Comentários

1 Comment

  • Acredito que você tenha sido eficiente em sua matéria e além disso conseguiu atingir a eficácia do mesmo… rsrsrs

    Ótima matéria, parabéns!

    Abs

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