Mobile

Ξ Deixe um comentário

E-BOOK: tecnologia que está dando o que falar!

publicado por José Henrique Bezerra Sento Sé

Surgiu com o Rocket E-book, em 1998, lançado pela NuvoMedia. Esta grande inovação tecnológica trouxe e traz um mundo de possibilidades de conhecimento, pode ser lido em vários tipos de aparelhos, em qualquer lugar e a qualquer hora, com ou sem luz, por meio de bateria encontradas nos dispositivos. Com vários títulos, e alguns somente disponíveis neste formato, possuem vantagens e desvantagens comparado aos tradicionais livros analógicos. Analógicos? Sim, os tradicionais livros de prateleiras são livros analógicos, custam mais caro que os e-books, pois, já com o lucro do autor, custam cerca de 20 vezes mais que seu preço de custo. São mais pesados e demandam muito mais espaço para seu armazenamento. Os e-books, por sua vez, demandam espaço mínimo para seu armazenamento, por exemplo, um cd tradicional pode armazenar cerca de 500 e-books. A possibilidade de tê-lo roubado ou furtado é menor, mas sempre poderemos ter quantas cópias quisermos, diferentemente dos livros analógicos. O pequeno espaço de memória e a sua prática mobilidade também oferece uma compatibilidade com a vida moderna.

Sua forma de aquisição também é muito fácil, alguns são grátis e os pagos podem ser facilmente recebidos por correios os mesmo via downloads. Devemos verificar, pois, a norma que abrange o e-book que foi baixado da internet, devemos verificar se é permitida a cópia para terceiros, geralmente não o é! Outra vantagem que vale a pena citar é o fato de que ele poder ser escrito em UNICODE, permitindo assim uma fácil tradução para outras línguas com poucos comandos.

Por estar naturalmente mais próximo da internet, podemos ampliar mais ainda, de forma rápida e fácil, nosso vocabulário, bastando procurar algum verbete, significado… na “grande rede”. Vantagem considerável, na parte da economia, é com a tinta, porque não são impressos, assim como não estragam se você molhar um cd :), tampouco mancham a nossa roupa!

Muito utilizado no público acadêmico, estudantes do mundo todo podem acessar e-books, de uma variedade de sites, por meios diversos como: micros, pdas, celulares, smartphones…

UM POUCO DE HISTÓRIA – A ERA ATÉ CHEGAR AO E-BOOK
Os papiros: conservados em rolos de 15 a 18 metros, mesmo que um texto não fosse muito longo. Era utilizado na forma de rolo e era necessária uma pena especial para se escrever nele.

Pergaminhos: feito de pele curtida de alguns animais. Ele permitia a escrita nos 2 lados, caracterizando o códex (Nome com que se designava a farmacopéia e outras seleções – é latinismo usual no passado) (codex medicamentarium). Foi a ponte entre o papiro e o impresso.

Papel: ele surgiu no final da idade média na Europa em decorrência do elevado preço do pergaminho, causado pela sua produção limitada. Era fabricado de pasta de madeiro, trazida pelos árabes.Tinha um custo menor em relação ao pergaminho.

Livros: os primeiros livros impressos por meio de xilografia (gravura em madeira), surgiram no século XV. Guttemberg se tornou precursor das modernidades técnicas gráficas. O livro no formato de cadernos reunidos utilizou durante muitos séculos pranchas de madeira como suporte e capas de seus cadernos.
Não se preocupem, caros amigos, com a possibilidade de a era dos livros analógicos terminar, pois têm suas grandes vantagens também, como por exemplo, sua grande durabilidade, são mais interessantes de se ler e mais confortáveis. A leitura digital não é confortável nem faz bem à vista se realizada por muito tempo.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

A melhor parte de se trabalhar com TIC é a possibilidade de resolver problemas e ajudar pessoas a resolver os delas; assim, o grupo ganha, levando ao inevitável sucesso; de todos, e o da organização onde estamos. É muito gratificante extrair o que há de bom das pessoas que nos cercam, que muitas vezes, nem sabiam que tinham; ao mesmo tempo, assim, aprenderemos cada vez mais.

José Henrique Bezerra Sento Sé

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.