Tecnologia

Ξ 3 comentários

Thinclient ou Desktop, quando e onde devo utilizar um ou outro?

publicado por Leandro Stok

O mercado atual dentro do conceito de centralização de aplicativos e dados tem investido bastante em tecnologia da informação, investindo em desktops (PCs), softwares etc., com isso surgiu o conceito do TCO.

O TCO (Custo total de propriedade) refere-se a todos os gastos de uma empresa desde a aquisição dos PCs, sistema operacional, instalação, atualização e manutenção de seus equipamentos Tecnológicos até os demais custos de ambiente.

O que vem a ser Thin Client?

Os equipamentos Thin Client, surgiram para diminuir o TCO, são equipamentos pequenos, com baixo consumo de energia, a não necessidade de manutenção física já que não tem Hard Disk, memória, etc., não existe a possibilidade de Upgrade, tem alta segurança, baixo investimento inicial e baixo investimento em software.

Então devemos trocar todos os PCs de nossa empresa pelo Thin Clients?

Antes de tomar qualquer decisão é necessário avaliar alguns pontos, vamos verificar os dois em separado:

Desktop (PC):

Com a compra de um equipamento desktop, temos o custo total do equipamento Hardware, que inclui a Monitor, teclado, mouse, memória, processador, HD e etc., junto a isso têm os custos dos softwares, como o Sistema Operacional, softwares de edição de textos entre outros.

Depois do equipamento funcionando, temos os custos para manutenção das peças, atualização dos softwares, treinamento de usuários e a depreciação do equipamento.

O consumo de energia de uma CPU é de aproximadamente 350Watts, tendo uma dissipação de calor, fazendo com que o ambiente esquente e seja necessária a utilização de Ar-Condicionado.

Os PCs consomem muito tráfego da rede, pois trazem os dados para serem processados localmente, os usuários mantém arquivos localmente onde o administrador de redes não tem total controle.

Thin Client:

O Thin Client na sua utilização, utiliza os recursos do Servidor, através de Terminal Service, o seu custo é próximo ao de um desktop, mas não utiliza licença de sistema operacional interno (tem a opção de utilizar), assim ficando mais em conta, mas por outro lado é necessário comprar licenças de TS, além é claro na utilização de um servidor plataforma Microsoft é necessário comprar licenças de CAL (Client Access License).

A maioria dos equipamentos não tem Upgrade de peças e nem de softwares internos a depreciação acontece num tempo muito maior que ao desktop, aumentando o beneficio do investimento.

O consumo de energia é aproximadamente de 15 Watts reduzindo muito o consumo com energia elétrica.

Com a utilização do protocolo RDP, o Thin Client trafega somente telas com o servidor, não consumindo muita largura de banda, os arquivos não ficam armazenados localmente e sim no servidor, onde o administrador de redes tem total controle.

O inconveniente é que os thinclient mais comuns e baratos, não funcionam se não tiver um servidor na rede, para o uso Home é complicado.

Analisando os benefícios de cada um, é complexo de chegarmos a uma resposta a questão feita lá em cima, devemos trocar os desktops por Thinclients?

A minha resposta é não, porque dependendo das aplicações internas da empresa, a velocidade de acesso ou mesmo de execução de alguma atividade vai cair bastante e por conseqüência o aumento das reclamações com o Help Desk vão aumentar. Minha sugestão seria trocar os equipamentos de funções dentro da empresa que não tem processamento pesado, que somente tenha trafego de navegação, e-mail e talvez acesso a algum ERP (neste caso precisa ser avaliado)

Mediante a isso cada um dos equipamentos tem a sua vantagem ou desvantagem, se olharmos para o consumo de energia a opção do Thinclient é mais adequada, se somarmos ainda a virtualização de desktops ou de servidor o projeto ficará ainda mais agradável e ai sim a troca dos desktops ficam viáveis.

Lembramos que o projeto deve ser bem elaborado e por profissionais certificados, pois se mal planejado ou mal implantado, pode acarretar em diversos problemas.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Formado em Ciências da Computação pela Universidade São Judas Tadeu e pós graduado em Redes de computadores e segurança pela mesma instituição. Professor universitário na instituição UNINOVE, com atuação na área de ensino por mais de 10 anos, lecionando nas seguintes materiais principais: Redes de computadores; Segurança da informação; Projetos entre outros Gerente Operacional da empresa IWISE, trabalhando com implantação de projetos de virtualização VMWARE, interligação de filiais através de VPN, migração de servidores para Cloud e Business Intelligence. contato: lstok@iwise.com.br site: www.iwise.com.br twitter: @Lstok facebook: leandro stok linkedIn: leandro stok

Leandro Stok

Comentários

3 Comments

  • Olá, precisando conhecer algum modelo fabricado no brasil, visite nosso site.

  • Boa noite, preciso saber qual o melhor modelo de thin clients. Estou montando um projeto para lan house.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.