Carreira

Ξ Deixe um comentário

Desemprego: como lidar e mitigar seus impactos

publicado por Carolina Souza

Figura - Desemprego: como lidar e mitigar seus impactos.Desde o final do ano passado a crise política e econômica vem se instalando dia após dia em nosso país, onde o pior resultado dela vem se espalhando em quase todas as áreas de atuação, o desemprego.

E, hoje, quero neste texto trazer algumas dicas de como você pode reagir e mitigar os impactos negativos em sua vida, caso o desemprego se torne uma realidade.

Muitas pessoas que estão empregadas se sentem inseguras, e com razão, sobre a permanência em sua empresa: algumas continuam empregadas, mas com o salário atrasado; outras estão recebendo o pagamento parcelado; há também aquelas que tiveram sua remuneração (e carga horária) diminuída; ou seja, estar empregado não significa estar estável e seguro financeiramente. Portanto, acredito que as dicas descritas a seguir são úteis a todos.

  • Economize o quanto puder
    É importante economizar o quanto puder seja 5%, 10% o que você puder poupar do seu salário. Isso irá ajudar a ter uma reserva em caso de urgência ou criticidade financeira.
  • Reduza os gastos supérfulos
    Claro que todos querem sair no final de semana, beber um chopp no happy hour das sextas-feiras, comprar um acessório bacana, viajar ou qualquer outro gasto com lazer, diversão e vaidade. Mas, tenha em mente que estamos vivendo um momento bem delicado economicamente e a previsão de melhora pelo Governo Federal já está estimada para final de 2016 e começo de 2017, por isso, cuidado com os gastos não essenciais. Aquele café ou docinho depois do almoço todo dia, pode ser economizado se você diminuir a frequência ou levar de casa (existe sachê de café expresso, e, geralmente, nas empresas existem máquinas de água quente), todo gasto deve ser avaliado e repensado. Isso contribuirá com a economia mensal que você poderá fazer para compor sua reserva financeira.
  • Planeje viagens com antecedência
    Viajar é um item importante para mim e acho que para muitos, pois, nos permite sair da rotina, ampliar nosso conhecimento sobre o mundo, ver novas culturas e renovar as energias para a continuidade das nossas obrigações diárias. Por isso, minha sugestão é que planeje bem sua viagem seja as férias para o nordeste ou a simples subida da serra para passar o final de semana. Veja você mesmo o local de hospedagem pelos sites específicos que existem disponíveis, faça o mesmo com as passagens, monte o roteiro priorizando os passeios sem custo ou de custo baixo, pesquise boas e baratas opções para alimentação e não se esqueça de reservar tudo com antecedência de um mês pelo menos. Você verá que seu passeio sairá bem mais em conta.
  • Estude
    Sabe aqueles cursos online, palestras virtuais, videoaulas que estão disponíveis na internet? Então, pesquise sobre temas que sejam interessantes para sua carreira e as realize, se puder fazer algum curso presencial que não impacte seu orçamento invista também porque nele o networking é mais fácil de ser realizado. Aprimore sempre seu profissional e esteja preparado para as boas oportunidades.
  • Fique atento ao mercado
    Muitas pessoas quando estão empregadas esquecem de manter seus currículos atualizados, de olhar como estão as vagas para sua área de atuação, quanto o mercado está oferecendo de salário, o que está sendo requerido pelas empresas e com isso, quando ficam desempregadas são surpreendidas negativamente com pouco preparo para disputar as vagas e acabam dificultando sua realocação.Não permita que isso ocorra contigo, fique sempre antenado no mercado, consulte semanalmente as vagas disponibilizadas nos sites de empregos, repare nas pretensões salariais oferecidas e mantenha-se alinhado com os requisitos técnicos solicitados. (Isso pode lhe orientar sobre qual curso realizar, conforme citado acima.)

E, por fim, o que quero dizer é que nenhum de nós está livre de ser encontrado pelo desemprego. Caso isso tenha ocorrido ou aconteça com você, por favor, mantenha a calma. Não se desespere. Não se deixe levar pelo desânimo.

A onda boa não é para sempre, assim como a onda má. Portanto, procure ter um bom planejamento pessoal para enfrentar essa difícil situação e não se deixe levar pelo descontrole, não descuide da sua saúde, não sucumba à depressão, não pare de comer, não fique obcecado pelo telefone que não toca nem o e-mail que não chega, respire, fundo, calmamente e continuamente – pode parecer brincadeira, mas de fato nos acalma e diminui a ansiedade – mantenha a certeza de que você irá superar essa dificuldade. Você é capaz.

E, já sabe, precisando conversar, pode me escrever, pois, terei enorme alegria em lhe responder.

Boa sorte a todos nós.

[Crédito da Imagem: Crise – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Especialista em Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Requisitos. Com doze anos de experiência em TI, atuando na área de desenvolvimento de software nos setores público e privado, em projetos de médio e grande porte.

Carolina Souza

Comentários

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.