Carreira

Ξ 1 comentário

De olho na estratégia dos negócios

publicado por Sandra Maura

Ser estratégico nos negócios é saber dimensionar metas e abordagens comerciais, pensando sempre em como a empresa pode atingir seus objetivos. É fato que existe uma necessidade contínua de análise e atenção sobre este tema, já que só é possível implementar as estratégias se houver uma forma de medir os resultados.

O estabelecimento de controles, mais do que nunca, é um trabalho vital e quanto mais inteligente for essa gestão, melhores serão os resultados. Um bom domínio sobre as variantes de negócios trará a redução de custo e um melhor uso dos recursos. No caso de despesas com telecomunicações, por exemplo, a gestão contínua permite a negociação das melhores tarifas telefônicas, o que garante a melhor utilização dos serviços contratados, mesmo que o número de usuários aumente.

Costumo dizer que a adoção de práticas para medição e uso adequado de recursos é fundamental para qualquer empresa. E quem atinge a eficácia é porque sabe gerir bem essa questão do ponto de vista financeiro. As ferramentas tecnológicas ou a metodologia que a companhia usará serão apenas facilitadoras, sendo que algumas organizações só precisam da análise dos dados para tomada de decisão, promovendo assim mudanças apenas com o poder do conhecimento.

Com uma análise ampla, é possível revelar um panorama do seu ambiente coorporativo e implementar as melhores práticas para atingir o resultado esperado. Cito aqui o exemplo de uma seguradora multinacional de origem suíça, Zurich Seguros, que conseguiu controlar seus recursos e ativos por meio de um serviço completo para gerenciamento de custos e investimentos em Telecom, o ControlTEM. A empresa buscou adequar a tecnologia e metodologia às suas necessidades, avaliando e diagnosticando o ambiente de trabalho para aprimorar o desempenho no uso de recursos de Telecom. A companhia implantou diferentes tipos de gestão para poder mapear os principais pontos de telefonia e, assim, definiu a melhor forma de utilização.

Este é um dos exemplos em que podemos visualizar como os gestores podem controlar seus gastos e definir a melhor forma para alocar recursos. As plataformas usadas para este controle, geralmente, englobam 35% de ferramentas vinculadas a programas, 45% BPO (Business Processes Outsourcing) e 20% em trabalhos manuais. Existem muitos casos de sucesso, sendo possível para uma empresa economizar até 30% em tarifas e 10% de seus gastos anuais com telefonia.
Com tudo alinhado, é possível apresentar com exatidão o que melhor se adequará ao perfil da empresa e ao controle de custos. Além de reduzir as despesas, esta estrutura deve apresentar entre os benefícios: rápido retorno de investimentos, gerenciamento e acompanhamento de valores pendentes, recursos para a importação de dados e utilização de inventários dinâmicos e amigáveis.

Muitas vezes, a companhia não tem equipe suficiente para implantar as melhores práticas de gestão e controle, logo, uma alternativa é buscar no mercado empresas especializadas que apoiem o processo e garantam as informações em tempo real para a tomada de decisão. Em suma, o investimento em tecnologia, metodologia para controle fecha um “ralo” de gastos e torna a estratégia da empresa mais competitiva e dinâmica.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Sandra Maura, graduada em Ciência da Computação, com especialização em Gestão e Planejamento de Marketing e MBA em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching pela Universidade Anhembi Morumbi. Certificada como Máster Coach pelo ICI (Integrated Coaching Institute), atualmente é Executiva na Top Mind e exerce a função de Coach Executiva pela Top Instute . Sandra, ocupou cargos técnicos e comerciais em provedoras de softwares e calgou cargos executivos em prestadoras de servições de TI. Nos últimos anos tem se dedicado a estudar, praticar, orientar e formar líderes. É idealizadora da Top Institute, com o objetivo de desenvolvimento humano, programas de Executive Coaching, Coaching de Equipe, Couselling e consultoria em Mentoring.

Sandra Maura

Comentários

1 Comment

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.