CarreiraDe olho na estratégia dos negócios

De olho na estratégia dos negócios

-

Publicidade

Ser estratégico nos negócios é saber dimensionar metas e abordagens comerciais, pensando sempre em como a empresa pode atingir seus objetivos. É fato que existe uma necessidade contínua de análise e atenção sobre este tema, já que só é possível implementar as estratégias se houver uma forma de medir os resultados.

O estabelecimento de controles, mais do que nunca, é um trabalho vital e quanto mais inteligente for essa gestão, melhores serão os resultados. Um bom domínio sobre as variantes de negócios trará a redução de custo e um melhor uso dos recursos. No caso de despesas com telecomunicações, por exemplo, a gestão contínua permite a negociação das melhores tarifas telefônicas, o que garante a melhor utilização dos serviços contratados, mesmo que o número de usuários aumente.

Costumo dizer que a adoção de práticas para medição e uso adequado de recursos é fundamental para qualquer empresa. E quem atinge a eficácia é porque sabe gerir bem essa questão do ponto de vista financeiro. As ferramentas tecnológicas ou a metodologia que a companhia usará serão apenas facilitadoras, sendo que algumas organizações só precisam da análise dos dados para tomada de decisão, promovendo assim mudanças apenas com o poder do conhecimento.

Com uma análise ampla, é possível revelar um panorama do seu ambiente coorporativo e implementar as melhores práticas para atingir o resultado esperado. Cito aqui o exemplo de uma seguradora multinacional de origem suíça, Zurich Seguros, que conseguiu controlar seus recursos e ativos por meio de um serviço completo para gerenciamento de custos e investimentos em Telecom, o ControlTEM. A empresa buscou adequar a tecnologia e metodologia às suas necessidades, avaliando e diagnosticando o ambiente de trabalho para aprimorar o desempenho no uso de recursos de Telecom. A companhia implantou diferentes tipos de gestão para poder mapear os principais pontos de telefonia e, assim, definiu a melhor forma de utilização.

Este é um dos exemplos em que podemos visualizar como os gestores podem controlar seus gastos e definir a melhor forma para alocar recursos. As plataformas usadas para este controle, geralmente, englobam 35% de ferramentas vinculadas a programas, 45% BPO (Business Processes Outsourcing) e 20% em trabalhos manuais. Existem muitos casos de sucesso, sendo possível para uma empresa economizar até 30% em tarifas e 10% de seus gastos anuais com telefonia.
Com tudo alinhado, é possível apresentar com exatidão o que melhor se adequará ao perfil da empresa e ao controle de custos. Além de reduzir as despesas, esta estrutura deve apresentar entre os benefícios: rápido retorno de investimentos, gerenciamento e acompanhamento de valores pendentes, recursos para a importação de dados e utilização de inventários dinâmicos e amigáveis.

Muitas vezes, a companhia não tem equipe suficiente para implantar as melhores práticas de gestão e controle, logo, uma alternativa é buscar no mercado empresas especializadas que apoiem o processo e garantam as informações em tempo real para a tomada de decisão. Em suma, o investimento em tecnologia, metodologia para controle fecha um “ralo” de gastos e torna a estratégia da empresa mais competitiva e dinâmica.

Sandra Maurahttp://www.topmind.com.br
Sandra Maura, graduada em Ciência da Computação, com especialização em Gestão e Planejamento de Marketing e MBA em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching pela Universidade Anhembi Morumbi. Certificada como Máster Coach pelo ICI (Integrated Coaching Institute), atualmente é Executiva na Top Mind e exerce a função de Coach Executiva pela Top Instute .Sandra, ocupou cargos técnicos e comerciais em provedoras de softwares e calgou cargos executivos em prestadoras de servições de TI.Nos últimos anos tem se dedicado a estudar, praticar, orientar e formar líderes. É idealizadora da Top Institute, com o objetivo de desenvolvimento humano, programas de Executive Coaching, Coaching de Equipe, Couselling e consultoria em Mentoring.

1 COMMENT

Latest news

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação Digital

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação DigitalNo ritmo acelerado do mundo de hoje, a combinação de inovação e empreendedorismo é fundamental para profissionais que desejam gerar impacto nas organizações. Ao longo da minha carreira, passei de funções técnicas para posições de liderança, e, nesse caminho, aprendi como a tecnologia pode ser uma força transformadora nos negócios.

IDCA – A Força Motriz por Trás da Excelência em Infraestrutura Digital

Em um mundo cada vez mais digital, a Infraestrutura Digital robusta e confiável se tornou a espinha dorsal da sociedade moderna. É nesse cenário crucial que o IDCA (International Data Center Authority) se destaca como líder mundial, moldando o presente e o futuro da indústria. Mas o que torna o IDCA tão especial?

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!
Publicidade

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Must read

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação Digital

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação DigitalNo ritmo acelerado do mundo de hoje, a combinação de inovação e empreendedorismo é fundamental para profissionais que desejam gerar impacto nas organizações. Ao longo da minha carreira, passei de funções técnicas para posições de liderança, e, nesse caminho, aprendi como a tecnologia pode ser uma força transformadora nos negócios.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you