Marketing & Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Data Driven Marketing

publicado por Marcel Souza

Figura - data Driven marketingData Driven” é um conceito relativamente antigo que vem ganhando grande destaque atualmente, traduzindo ao pé da letra significa “Dados Dirigidos”, vem sido utilizado em grande escala pela área de Marketing.

A célebre frase de Henry Ford: “Os consumidores podiam ter o carro da cor que quisessem, desde que fosse preto” já não traduz a realidade; as decisões de marketing muitas das vezes eram baseadas em intuição, criatividade, feelings, pequenas amostras de pesquisa, hoje o Data Driven Marketing é muito mais que isso, as decisões são baseadas única e exclusivamente em dados. Como os números são apolíticos, e com isso, verossímeis, através de uma poderosa caixa de ferramentas como Social Analytics, Behavior Analytics, entre outras, as decisões data Driven possuem alto poder de assertividade, hoje é possível integrar grande variedade de informações e compila-las em dashboards que nos ajudam a identificar forças e fraquezas, com análises preditivas compreender qual o próximo passo a seguir e qual será o comportamento do cliente em relação as decisões.

Com o Data Driven Marketing é possível ter uma visão de 360 graus de todo o seu produto, ouvir e compreender seus consumidores, mensurar estratégias de campanha, investimentos de mídia e identificar qual o nicho, qual o perfil do público a campanha fará mais sentido, determinar qual a audiência mais correta.

Análises Preditivas

Podemos utilizar técnicas de Machine Learning, regressões lineares para determinar através de dados históricos, qual tipo de mídia, qual tipo de canal teremos maios retorno, podemos criar diversas variáveis que visam otimizar os indicadores. Podemos criar réguas mais inteligentes, como a segmentação RFM determinando o histórico de cada usuário e como reativá-lo em nossa base.

É possível eliminar quaisquer ruídos de informação e focar no que realmente é relevante, dados históricos muitas vezes possui muito ruído, porém é imprescindível conhecer o passado, conhecer os dados históricos para realizar análises preditivas e onde investir com maior eficiência.

É um conceito que aumenta drasticamente a produtividade, por isso é imperativo a criação de indicadores relevantes e seus respectivos alarmes para agir rapidamente caso uma campanha não atinja a expectativa e poder realizar quaisquer alterações, além de poder te auxiliar com dados verossímeis e de forma rápida, é muito fácil e rápido identificar quaisquer indícios de criticidade.

Também é possível realizar o “Customer Profiling” identificando o perfil de consumo do cliente, seus dados demográficos, qual a periodicidade de compra, quais valores, qual forma de pagamento, quais suas necessidades, é possível identificar com complexidade cada dado chave do seu consumidor e como convencê-lo a adquirir o seu produto ou serviço.

Qual o valor agregado?

Em suma, quando o conceito é aplicado corretamente, impreterivelmente colherão melhores resultados dos seus investimentos de mídia, publicidade, aumentando suas linhas de vendas com produtos de sucesso ou de nicho específico, como data Driven marketing é possível identificar com velocidade e precisão os produtos que aferem a cauda longa de seu estoque, ajuda a compreender empresas baseadas em programas de filiação atingindo de forma exponencial suas audiências criando maior demanda dos consumidores por marcas que podem estar empoeiradas nas prateleiras. Você pode restringir de forma inteligente um grupo selecionado para uma segmentação específica, responder muito melhor a comunicação ouvindo melhor o seu cliente e identificando o SWOT de seu produto ou empresa, tudo isso faz com que você atinja mais efetivamente o seu público, sendo mais presente, eficiente, rápido, ampliando seus índices de feedback e melhorar de forma significativa o seu ROI.

[Crédito da Imagem: Data Driven Marketing – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Arquiteto de Dados | Especialista em Big Data Analytics | Estrutura NoSQL | Sócio fundador da Cetrix Consultoria.

Marcel Souza

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.