Gerência de Projetos

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Cultura organizacional forte. A sua empresa tem?

publicado por José Henrique Bezerra Sento Sé

Existem diversos tipos de lugares onde podemos encontrar uma cultura, falarei um pouco sobre a das organizações.

De forma básica, a cultura organizacional são os deveres que os colaboradores devem cumprir em relação ao seu local de trabalho, ou mesmo local de estudo, dotada de valores éticos, morais e de princípios, crenças, políticas internas e externas, sistema e clima organizacional; é um tipo de organização que traz, apresenta e demanda conscientização e responsabilidades. Empresas como a IBM, por exemplo, que tem uma das culturas organizacionais mais bem elaboradas e ativas, possuem padrões ótimos de comportamento, crenças e valores verdade para com seus colaboradores.

A cultura organizacional de uma empresa deve envolver normas, regulamentos, costumes, políticas administrativas, padrões, tradições, tipos de liderança, máquinas, equipamentos, caráter, e mais alguns itens, tudo aquilo que está presente em uma empresa. A cultura organizacional se refere a um sistema de valores, compartilhado pelos membros de uma organização e que a difere de uma para a outra. (Robbins, 2002).

O comportamento humano nas empresas vem sendo objeto de estudos científicos há bastantes tempos, porque ele se tornou fundamental nas relações empregatícias e nas relações de contratos de terceirizados, assim como no trato para com os clientes. Penso e acredito veemente que o bem mais importante de uma empresa, seja qual for o ramo, é o funcionário, tendo em vista que dele e através dele os resultados são obtidos. Enquanto algumas empresas não visualizarem, entenderem que o colaborador é o bem mais importante diretamente, e não o cliente, tornar-se-á difícil atingir este de forma excepcional. Conheço uma empresa onde um dos diretores tem o hábito de chamar atenção de colaborador por e-mail, com cópia para todos! Isto é inaceitável! Imaginem como o cliente será atendido, se é que vai!

Quando as regras, processos estão alinhados adequadamente, o cliente percebe um atendimento exemplar, e isto acontece de forma natural por parte da empresa, pois as engrenagens funcionaram bem e de forma transparente. A empresa ideal será aquela que conseguir atingir seus clientes, até mesmo sem conhecê-los, pois ela estará trabalhando de forma 100% alinhada com seus negócios, começando no portão de entrada. Imaginemos duas situações: A empresa X deve atingir 50% de vendas a mais até o fim do ano para consolidar o fechamento do semestre entre as 5 primeiras maiores empresas de vendas, que é seu objetivo; para isto, seu presidente faz o seguinte discurso: Excelentíssimos colegas de trabalho, venho pessoalmente aqui parabenizá-los pelo excelente desempenho realizado em suas tarefas ao longo deste último ano, através dos seus esforços, conseguiremos alcançar o 3º lugar em vendas em apenas um ano; no mesmo período do ano passado, estávamos em 8º. Se continuarmos perseverantes, atingiremos aumento nos benefícios dos senhores. A empresa Y, tem o seguinte conceito: Senhores, temos percebido uma queda de produção por parte de alguns setores, clientes estão reclamando de atendimento demorado, falta de feedback ou maus tratos, até falta de educação por parte de alguns, se continuarmos neste caminho, teremos que reduzir quadro de pessoal. Esta empresa Y apresenta uma cultura organizacional péssima, ou não apresenta ao menos uma sólida, linear; apresenta, por exemplo, falta de treinamento de pessoal, falta de material e recursos adequados para execução das tarefas, se houvesse uma cultura organizacional forte, visando o bem-estar dos seus colaboradores, ela teria uma força muito maior para sair desta situação.

Algumas falhas inadmissíveis que existem em muitas empresas latino-americanas:

Cultura alinhada.

Excelência

Comunicação precária: os acionistas têm objetivos ambiciosos e visão clara do futuro, porém não há a comunicação ao restante da organização;

Processos: não são estabelecidos processos sistemáticos e confiáveis pra converter oportunidades e ideias em novos negócios e

– Cultura: não há esforços para se construir uma cultura organizacional forte.

Espero que gostem caros amigos; pois tive esta ideia enquanto varria minha casa rssr. A cultura organizacional dela é para o bem de todos que aqui residem! 🙂

Aos amigos do Japão, fica meu incentivo. Vocês se levantarão logo, pois possuem uma cultura forte em todas as áreas e o seu povo confia no seu governo. – Não fiquei sabendo de nenhum saque a qualquer residência ou loja!

Autor

A melhor parte de se trabalhar com TIC é a possibilidade de resolver problemas e ajudar pessoas a resolver os delas; assim, o grupo ganha, levando ao inevitável sucesso; de todos, e o da organização onde estamos. É muito gratificante extrair o que há de bom das pessoas que nos cercam, que muitas vezes, nem sabiam que tinham; ao mesmo tempo, assim, aprenderemos cada vez mais.

José Henrique Bezerra Sento Sé

Comentários

5 Comments

  • Bem posto seu artigo J. Henrique.
    Cultura é o que salva uma organização quando tudo o mais cai.
    Apenas por curiosidade. A sopinha das letras.
    Em outros tempos X representava a empresa atrasada. Y a empresa sadia. Na América. Então os japoneses lançaram a Teoria Z. Terceira dimensão. Qualidade Total. E venceram, pelo menos por algum tempo. Os americanos revidaram com a quarta dimensão, tempo, lançando o Minute Man.
    Trabalhei com alguns. Sao ferozes. Uma atitude a cada minuto/problema. Um resultado a cada quinze minutos.
    Meus parceiros tratavam isto em nossos seminários.
    Agora tudo recomeça com outros nomes para as coordenadas cartesianas.
    Parabéns. Siga em frente.

  • Muito obrigado Ivan.
    Sucesso.

  • Opa, ótima postagem cara! Estarei utilizando trechos em minha monografia

    • Grato Guilherme.
      Sucesso em tua monografia!

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