Em minha ultima matéria expus a vocês o que entendo sobre hackers e crackers, diferentes como são no bem e no mau. Algumas pessoas me questionaram sobre as duas palavras e aqui passo um pouco da história e comentários.
“CRACKER… não é bolacha e não tem gosto, somente quando uma invasão ocorre ai é que ficamos sabendo qual gosto tem. O gosto amargo de construir tudo o que foi destruído.”
Na Wikipedia a definição é a seguinte:
Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers contra o uso jornalístico do termo hacker. O uso deste reflete a forte revolta contra o roubo e vandalismo praticado pelo cracking.
Em outras palavras.
Aquele que faz a quebra de segurança em um sistema.
Na Wiki também falam sobre a controvérsia do termo, mas segue um pouco de opinião.
O uso de ambos neologismos reflete uma repulsa muito forte contra o roubo e o vandalismo na net. “O neologismo “cracker”, neste sentido, pode ter sido influenciado pelo jargão “cracker”, que em Inglês Shakespeariano significava uma pessoa desagradável e que no moderno coloquial Inglês Americano sobrevive como um sinônimo delicado para o mal chamado “ lixo branco “.
Enquanto espera-se que qualquer hacker real tenha feito algumas invasões, inegavelmente com habilidade de suas técnicas, o termo “cracker” cai no esquecimento e eleva “HACKER” a posição do lado negro da Força.
Assim, há uma sobreposição muito menos entre hacker e cracker do que o leitor assíduo enganado pelo jornalismo sensacionalista pode esperar. Crackers tendem a se reunir em pequenos grupos, muito unidos e secretos mas bem conhecidos na mídia em função de sua divulgação. Embora muitas vezes os crackers gostem de descrever a si próprios como hackers. Uma maneira fácil de distinguir e detectar a diferença entre hackers e crackers é que os crackers usam nomes dos quais escondem suas identidades. Hackers nunca fazem isso, pois raramente usam nomes de guerra em tudo que fazem, e quando o fazem é para mostrar ao invés de se ocultarem.
Mudando um pouco o assunto, alguém já pensou em perguntar se os ataques não são um motivo a mais para apressar a LEI DE CRIMES DIGITAIS???
Na verdade os próprios atacantes sabem disto ou já pensaram nisto.
“hacker” é o cracker de segurança malicioso.
Bom é pouco para uma matéria tão interessante quanto esta. Ficariamos eternamente escrevendo pois é de extrema cultura e história algo que podemos chamar de “NÃO IMPORTA O TERMO E SIM OS ATOS”
Sejam eles para o BEM… Estarão na história da SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO,
Sejam eles para o MAU… Estarão na história da SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO,
Eles são nada mais que a História e a alavanca das atualizações em TI em sua totalidade.
Abaixo segue nomes de alguns hackers/crakers famosos, somente para lembrar.. clique e veja os links