Carreira

Ξ Deixe um comentário

Confira dicas essênciais para melhorar seus resultados de backup

publicado por Luís Montanari

Conheça recursos que oferecem mais agilidade e eficiência ao processo  

Você já deve ter ouvido falar que produtos de proteção de dados que priorizam a nuvem, facilitam os serviços e melhoram os resultados do backup. Mas existem alguns recursos que podem elevar ainda mais a eficiência do serviço.

Quer saber quais são eles? Continue a leitura e aproveite minhas dicas para economizar tempo e aumentar o seu desempenho!

Os diferentes tipos de backup

Sem dúvida, empresas e profissionais de diferentes setores vêm percebendo cada vez mais que o backup é uma tarefa indispensável para quem deseja manter sua segurança virtual.

Aliás, preservar uma cópia de arquivos evita a perda de dados importantes e eventuais prejuízos, já que o desaparecimento de informações valiosas pode custar muito caro.

Portanto, o backup ajuda a recuperar dados e restaurar arquivos em casos de acidentes operacionais ou crimes cibernéticos.

Mas é importante lembrar que existem diferentes tipos de backup.

O backup completo oferece uma cópia total dos dados a cada nova mudança ou com base em um intervalo estabelecido pela empresa.

De fato, este tipo de processo é o mais demorado. Mas mantém a possibilidade de recuperar todos os dados, caso seja necessário.

Já o backup diferencial, realiza uma cópia de segurança apenas dos novos arquivos e daqueles que sofreram alguma modificação.

Por fim, o backup incremental é aquele que copia somente as modificações que foram feitas após um intervalo determinado.

Portanto, é o modelo mais rápido e exige menos espaço de armazenamento. Porém, sua vulnerabilidade e riscos de problemas é maior que os demais processos.

As vantagens do armazenamento em nuvem

Inegavelmente, nos últimos anos, o modelo de backup em nuvem cresceu de forma muito expressiva.

Afinal, a solução oferece ainda mais agilidade, confiabilidade e até economia de custos. Pois reduz os riscos de perdas, os gastos com hardwares e o espaço físico para armazenar as informações.

Além disso, o backup em nuvem, que propõe a automatização das rotinas de cópia de segurança, oferece uma estrutura mais flexível. Ou seja, ela pode ser facilmente adequada de acordo com as necessidades do local, incluindo tamanho de armazenamento, número de cópias, frequência dos backups e muito mais.

Por fim, o serviço se destaca por permitir que você acesse seus arquivos de qualquer dispositivo autorizado que tenha internet.

Como escolher a melhor solução para os seus serviços?

Antes de passar algumas dicas para melhorar os resultados do backup, quero te ajudar a entender o que considerar na hora de escolher a melhor opção para a sua demanda.

Primeiramente, para selecionar o servidor ideal, a dica é analisar o tamanho dos dados que precisam ser armazenados.

Do mesmo modo, você precisa observar aspectos que influenciam na estrutura adequada de restauração, como arquivamento, criptografia e compatibilidade com outros sistemas.

Além disso, é importante levar em conta outras questões como escalabilidade, desempenho ágil e completo e a velocidade de funcionamento do servidor.

Mas para tomar esta importante decisão, você precisa conhecer suas necessidades e ter informações precisas sobre a sua rotina.

Para isso, a minha dica é responder as seguintes perguntas:

  • Qual a velocidade desejada no processo de restauração de dados?
  • Vai ser necessário manter os serviços sempre disponíveis?
  • Deseja contar com qual tipo de backup?
  • Será preciso um serviço mais completo?
  • Sua empresa já sofreu algum golpe virtual antes?
  • Seus funcionários entendem a importância da segurança de dados?

Sem dúvida, com estas respostas sua decisão se tornará mais fácil.

Dicas para ter mais sucesso nos resultados de backup

Como prometi no começo do texto, quero te ajudar a melhorar os resultados de backup, com mais agilidade e eficiência neste importante processo.

Por isso, separei algumas dicas de recursos do SolarWinds® Backup, que podem ser muito úteis no seu dia a dia. Veja:

Perfis de backup

Os perfis de backup ajudam a padronizar seu serviço de proteção de dados por dispositivo ou tipo de servidor.

Ou seja, você pode definir que os servidores de arquivo exijam uma frequência de backup diferente dos aplicativos ou banco de dados.

Como cada estação de trabalho exige diferentes níveis de proteção, a dica é realizar uma simples configuração.

Portanto, basta definir as fontes de dados, frequência de backup e outros detalhes. Assim, você consegue definir perfis para implantação rápida quando desejar proteger o mesmo tipo de dispositivo.

Implantação automática

Sem dúvida, implantar o backup de maneira manual em diversas estações de trabalho e diferentes servidores é uma tarefa muito demorada.

Portanto, o serviço automático economiza o seu tempo e torna todo o processo mais ágil e simples.

Para isso, a dica é ir até o painel principal do backup, clicar no botão Adicionar e escolher a fonte de dados que deseja proteger. Depois que isso for feito, selecione o cliente que deseja realizar a ação, escolha a opção Implantação Automática e o perfil de backup que deseja aplicar.

Após isso, você recebe um pacote de download exclusivo para o dispositivo escolhido.

Local Speed Vault

Por mais que o SolarWinds® Backup priorize a nuvem, o recurso Local Speed Vault também atua de outras maneiras e cria uma cópia local sincronizada automaticamente de seus backups, usando um compartilhamento de rede ou o hardware de sua preferência.

Dessa forma, é possível recuperar os dados pela LAN em vez da WAN.

Além disso, os backups critptografados e desduplicados vão diretamente para a nuvem de cada dispositivo. Ou seja, o Local Speed Vault, que pode ser configurado a qualquer momento, é opcional, mas recomendado para recuperações mais rápidas.

Arquivo de backup

Por fim, a dica é apostar no arquivamento de dados. Afinal, ao utilizar este recurso você fica mais preparado para responder descobertas de dados ou solicitações que podem surgir.

Portanto, para configurar esta opção basta clicar no guia Preferências, selecionar Arquivamento e definir o que deseja arquivar e com qual frequência.

Se você gostou das dicas e quer saber um pouco mais sobre as vantagens desta incrível solução, fale com os profissionais da ADDEE.

Estamos prontos para esclarecer suas dúvidas e te ajudar a encontrar o melhor caminho para ter os melhores resultados de backup.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Pré-vendas e Vendas da ADDEE SolarWinds MSP, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs! #SaaS #InsideSales #Inbound #Sales #Marketing #RMM #Backup #Gestão #SPIN #BANT #B2B #MSPsummit #souMSP #TransformacaoDigital

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.