Gerência de Projetos

Ξ 2 comentários

Comunicação em projetos

publicado por Alexandre Azeredo

Não é de hoje que ouvimos os cases de projetos que não tiveram sucesso. Os motivos apontados para cada insucesso são inúmeros, vão da falta de experiência do gerente, fraco patrocínio, até o prolongamento do cronograma que às vezes torna o projeto inviável financeiramente. Nas oportunidades que tive de participar e gerenciar projetos na minha carreira ficou latente que para todos os projetos uma atividade é fundamental: A Comunicação. Mas não apenas comunicar as boas fases do projeto.

Inaugurar as pontes é sim importante, gera visibilidade, reconhecimento e renova a equipe para mais uma fase do projeto, entretanto, a comunicação de verdade deve ser feita a cada evento significativo do projeto, seja ele bom ou ruim. Imagine que você está em um navio e o chefe de máquinas, com medo da reação do capitão, não avisa que o motor está com problemas, vai dando soluções paliativas que não garantem o funcionamento do motor até o destino, ou que o fornecedor não entregou a quantidade de combustível necessária para que o navio chegue ao seu destino. O resultado é um navio a deriva. Comunique sempre! A comunicação evita que o barco afunde e evidencia o comprometimento com o projeto. Normalmente a comunicação é tratada isoladamente em projetos sem que haja a interação com as demais disciplinas do projeto. O plano de comunicação é importante, mas não deve ser o único instrumento balizador para realizar as comunicações. Algumas integrações são fundamentais para o sucesso do projeto. Se você identificou mais um risco, registre-o em sua planilha de riscos e comunique. Se o cliente solicitou uma mudança no escopo do projeto registre a mudança, mude seu plano do projeto e comunique! A comunicação pode sobrar, mas não pode faltar.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional com 16 anos de experiência da área de TI atuando principalmente em Governança e processos de TI. Possuo algumas certificações como COBIT, ITIL e BPM.

Alexandre Azeredo

Comentários

2 Comments

  • Pontos muito bons Alexandre – que é comunicado é tão importante, se não mais, do que comunicar. Às vezes, temos de comunicar os resultados, outras vezes temos que ter certeza de que estamos a comunicar o direito perguntas ….

    Afinal, a comunicação é como um leme, sim? melhor o leme, melhor direção .. As questões erradas é como um leme pequeno em um grande shilp, as perguntas certas é como um leme grande em um grande navio … e, às vezes, precisamos de um leme que irá inclinar o navio drasticamente …

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.