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Como se tornar um profissional de mídias sociais

publicado por Mateus Rosa

Como se tornar um profissional de mídias sociaisNo mundo corporativo é preciso criar valor a um produto/serviço, superar os concorrentes e gerar resultados. Este sempre foi e sempre será o grande desafio das corporações, nesse contexto sai na frente quem tem competências suficientes para se destacar e superar os objetivos traçados.

Com a popularização das mídias sociais e a necessidade de presença cada vez mais constante das marcas neste meio, surgiu a necessidade de uma pessoa especialista para as mídias sociais e muitas empresas passaram a contratar para esta vaga, para assim pode manter e engajar a marca neste ambiente.

Dentre as características para essa vaga é preciso ser multidisciplinar, autodidata, gestor, analista dentre outras especialidades. Porem ainda há poucas pessoas preparadas para atuar nesse meio e as empresas estão encontrando dificuldades para encontrar.

Se você deseja se tornar um Social Media em Marketing separei alguns pontos que considero essenciais para quem deseja iniciar nessa profissão:

Conheça o máximo de Mídias Sociais possíveis:

O primeiro passo para atuar nessa área é conhecer ‘’todas’’ ou o maior número possível de mídias sociais, ser viciado em internet e muito conectado. Ao conhecer as mídias você precisa saber utilizar cada uma, sua finalidade, o público que domina e criar uma estratégia para manter sua marca lá. Com estes conhecimentos será possível você identificar se a marca que você atua deve ou não estar nesse ambiente.

Tenha conhecimentos de marketing, publicidade e RP.

Não há faculdades que formem um Social Media, mas é extremamente importante que o profissional tenha conhecimento nessas áreas para entender que a comunicação no meio digital deve estar integrada com a tradicional, mantendo uma sintonia com os objetivos do negócio e com a cultura da marca. É imprescindível entender o comportamento do consumidor, novas tendências e o público alvo da empresa.

Seja um Comunicador: É uma competência importante para profissionais da área, as mídias sociais são mais um canal potencializador de comunicação e relacionamento.  Porém como esta é uma área recente, dificilmente as empresas encontram pessoas que já possuem muita experiência com comunicação digital.

 Crie Engajamento: É preciso ousar na criatividade para lidar com a interação direta entre a marca e consumidor e manter mais um canal voltado para o relacionamento com clientes. Esta é uma habilidade bastante importante, criar um conteúdo que seja relevante para os seguidores, e também saber compreender qual a melhor forma e conteúdo a serem utilizados no diálogo com usuários de mídias sociais que interagem com a marca, seja em menções soltas ou principalmente dentro do seu próprio canal.

Seja um Analista de Dados: As mídias sociais são um grande meio para gerar dados (Leads), para conhecer mais de perto seu público e até mesmo descobrir o potencial de compra do seu cliente. Já há diversas ferramentas que auxiliam lidar com essas informações, trazendo relatórios e gráficos muito interessantes.  Compreender as análises de dados extraídos de redes sociais e convertê-las em ações que otimizem a presença das marcas em cada plataforma é muito importante.

Mas e aí você está preparado, topa o desafio?

Para complementar também indico um Plano de Negócios em Social Media bem legal que foi produzido pelo Omelhordomarketing [Download GRATUITO] no link ao lado http://bit.ly/1tBoADb

[Crédito da Imagem: Mídias Sociais – ShutterStock]

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

Comentários

2 Comments

  • Mateus, me formei em 2009 em MKT, porem não atuei diretamente na área pois estava na area de TI e agora estou desempregado. Qual é a dica que VC pode me dar para entrar na área?

    • Olá Márcio,
      Dentre as dicas do texto a quais considero essencial para se tornar um social media.
      Te sugiro procurar um curso de qualificação até para poder reciclar e conversar com pessoas que já estão atuando na área. Caso no momento não consiga fazer esse investimento. Aproveite os webinar que muitas organizações estão oferecendo gratuitamente na grande maioria a finalidade é vender algum serviço porém sempre explanam conteúdo bastante relevante. Leia bastante e aproveite as suas redes pessoais para ir treinando. Espero ter ajudado. Boa sorte e sucesso.

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