Quando criei uma conta no LinkedIn em 2007, achava que a plataforma era somente para procurar emprego. Mas ao longo desses últimos anos prestando consultoria e me conectando com profissionais da área, percebi que ela é muito mais do que isto.
Os brasileiros ocupam a terceira posição nesta rede social, com 25 milhões de profissionais. Então, se você souber utilizá-la de forma consciente, além de conseguir um novo emprego, vai construir muitas conexões, o que é muito importante para futuras oportunidades.
Para ajudá-lo a procurar emprego pelo LinkedIn, vou deixar algumas dicas valiosas que utilizo em minhas consultorias e que trarão resultados para você, seja um novo contato de recrutador ou até uma entrevista de emprego.
Perfil campeão ou all-star
Antes de começar, quero que você verifique se o seu perfil está completo. Isto é importante, pois quanto mais informação relevante, mais as pessoas saberão sobre sua trajetória profissional e, se estiver atraente, é bem provável que receberá um contato pela inbox ou uma ligação de um headhunter. 🙂
Defina sua audiência
O próximo passo é definir a sua audiência, ou seja, para quem você vai “vender o seu peixe”. Neste caso, o seu perfil deverá conversar com recrutadores, headhunters e tomadores de decisão. Exponha os ativos mais importantes relacionados ao seu objetivo e não seja genérico, pois o generalismo gera objeções e faz com que a pessoa desista de ler o seu perfil.
A leitura do perfil deve ser leve. A gramática e a estética farão toda a diferença.
O resumo e as experiências precisam estar claros para a sua audiência, pois é para eles que você está vendendo os seus serviços!
Como procurar emprego no LinkedIn
Antes de entrar na seção de empregos, faça uma lista de palavras-chave relacionadas ao seu objetivo. Por exemplo, se você é um Líder de Projetos, pode utilizar palavras similares para buscar oportunidades, tais como: Analista de projeto, Coordenador de projetos etc.
Utilize diariamente a seção de empregos do LinkedIn. A nova interface traz algumas recomendações baseadas nos seus interesses, por este motivo, quanto mais completo o seu perfil estiver e voltado para o seu objetivo, melhor!
Após digitar a palavra-chave e escolher a região onde gostaria de trabalhar, aparecerão os resultados. Agora é hora de refinar a busca com os filtros que ficam ao lado esquerdo:
- Identifique o seu mercado
- Opte por vagas com menos de 4 dias de postagem
- Escolha as empresas onde gostaria de trabalhar
Ao escolher uma vaga, verifique quem é o responsável por ela e conecte-se estrategicamente com este profissional se apresentando e dizendo que está interessado na vaga em questão.
Caso não tenha ideias de palavras-chave, fique tranquilo, após o resultado da sua busca, aparecerão algumas sugestões em “Pesquisas relacionadas”, localizado ao lado esquerdo.
Crie alertas
Para ajudá-lo no seu trabalho por busca de vagas, criar alertas através de palavras-chave é fundamental. O LinkedIn possui essa ferramenta na seção de empregos, então é recomendável que crie esses alertas para serem enviados ao seu e-mail.
Alguns cuidados
O LinkedIn é uma ferramenta de marketing para empresas, mas alguns portais de emprego também o utilizam para anunciar algumas vagas da sua base. O objetivo deles é vender seu próprio serviço, ou seja, redirecioná-lo para seus sites. Assim, comprar ou não um serviço deste portal, é uma decisão sua.
Siga as empresas
Faça uma lista das empresas onde gostaria de trabalhar e comece a segui-las. Entre em suas páginas e procure pela seção carreira, onde encontrará algumas oportunidades. Fique conectado e conheça pessoas dessas organizações. Aqui na ideativeLab, sempre dizemos que só enviar o currículo não funciona, então faça networking.
Grupos
Esquecido por muitos profissionais, os grupos são uma importante ferramenta de busca por vagas, pois são onde muitas consultorias de recrutamento e seleção publicam oportunidades todos os dias. O LinkedIn permite que você pertença a até 100, então aproveite isto da melhor forma conectando-se aos grupos de interesse técnico e de vagas.
Além de ter a oportunidade de candidatar-se a vaga, terá acesso à pessoa que a está postando, esta é uma ótima opção para conhecer um recrutador.
E agora…
Crie uma estratégia para buscar empregos no LinkedIn, pode ter certeza que sua próxima oportunidade está bem perto. Conecte-se com profissionais de recursos humanos, headhunters e tomadores de decisão, pois isto poderá resultar em uma entrevista, principalmente se o seu perfil estiver atraente.
Se acha este assunto interessante, compartilhe com seus amigos.
Forte abraço e até o próximo artigo!
Artigo publicado originalmente em http://www.ideativelab.com.br/blog
Olá, primeiro parabéns pelo Artigo.
Eu ainda não encontrei como se candidatar a uma vaga exibida no linkedin, acho muito confuso essa parte também. Queria deixar essa dica para uma futura atualização do artigo
Olá Leandro, tudo bem?
Muito obrigado pelo comentário. 🙂 Se quiser podemos bater um papo para entender melhor a sua dificuldade ou necessidade.
Se quiser me adicione no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/reinaldogandelini
Forte abraço.
Reinaldo Gandelini