Carreira

Ξ 2 comentários

Como procurar emprego no LinkedIn

publicado por Reinaldo Gandelini

Quando criei uma conta no LinkedIn em 2007, achava que a plataforma era somente para procurar emprego. Mas ao longo desses últimos anos prestando consultoria e me conectando com profissionais da área, percebi que ela é muito mais do que isto.

Os brasileiros ocupam a terceira posição nesta rede social, com 25 milhões de profissionais. Então, se você souber utilizá-la de forma consciente, além de conseguir um novo emprego, vai construir muitas conexões, o que é muito importante para futuras oportunidades.

Para ajudá-lo a procurar emprego pelo LinkedIn, vou deixar algumas dicas valiosas que utilizo em minhas consultorias e que trarão resultados para você, seja um novo contato de recrutador ou até uma entrevista de emprego.

Perfil campeão ou all-star

Antes de começar, quero que você verifique se o seu perfil está completo. Isto é importante, pois quanto mais informação relevante, mais as pessoas saberão sobre sua trajetória profissional e, se estiver atraente, é bem provável que receberá um contato pela inbox ou uma ligação de um headhunter. 🙂

Defina sua audiência

O próximo passo é definir a sua audiência, ou seja, para quem você vai “vender o seu peixe”. Neste caso, o seu perfil deverá conversar com recrutadores, headhunters e tomadores de decisão. Exponha os ativos mais importantes relacionados ao seu objetivo e não seja genérico, pois o generalismo gera objeções e faz com que a pessoa desista de ler o seu perfil.

A leitura do perfil deve ser leve. A gramática e a estética farão toda a diferença.

O resumo e as experiências precisam estar claros para a sua audiência, pois é para eles que você está vendendo os seus serviços!

Como procurar emprego no LinkedIn

Antes de entrar na seção de empregos, faça uma lista de palavras-chave relacionadas ao seu objetivo. Por exemplo, se você é um Líder de Projetos, pode utilizar palavras similares para buscar oportunidades, tais como: Analista de projeto, Coordenador de projetos etc.

Utilize diariamente a seção de empregos do LinkedIn. A nova interface traz algumas recomendações baseadas nos seus interesses, por este motivo, quanto mais completo o seu perfil estiver e voltado para o seu objetivo, melhor!

Após digitar a palavra-chave e escolher a região onde gostaria de trabalhar, aparecerão os resultados. Agora é hora de refinar a busca com os filtros que ficam ao lado esquerdo:

  1. Identifique o seu mercado
  2. Opte por vagas com menos de 4 dias de postagem
  3. Escolha as empresas onde gostaria de trabalhar

Ao escolher uma vaga, verifique quem é o responsável por ela e conecte-se estrategicamente com este profissional se apresentando e dizendo que está interessado na vaga em questão.

Caso não tenha ideias de palavras-chave, fique tranquilo, após o resultado da sua busca, aparecerão algumas sugestões em “Pesquisas relacionadas”, localizado ao lado esquerdo.

Crie alertas

Para ajudá-lo no seu trabalho por busca de vagas, criar alertas através de palavras-chave é fundamental. O LinkedIn possui essa ferramenta na seção de empregos, então é recomendável que crie esses alertas para serem enviados ao seu e-mail.

Alguns cuidados

O LinkedIn é uma ferramenta de marketing para empresas, mas alguns portais de emprego também o utilizam para anunciar algumas vagas da sua base. O objetivo deles é vender seu próprio serviço, ou seja, redirecioná-lo para seus sites. Assim, comprar ou não um serviço deste portal, é uma decisão sua.

Siga as empresas

Faça uma lista das empresas onde gostaria de trabalhar e comece a segui-las. Entre em suas páginas e procure pela seção carreira, onde encontrará algumas oportunidades. Fique conectado e conheça pessoas dessas organizações. Aqui na ideativeLab, sempre dizemos que só enviar o currículo não funciona, então faça networking.

Grupos

Esquecido por muitos profissionais, os grupos são uma importante ferramenta de busca por vagas, pois são onde muitas consultorias de recrutamento e seleção publicam oportunidades todos os dias. O LinkedIn permite que você pertença a até 100, então aproveite isto da melhor forma conectando-se aos grupos de interesse técnico e de vagas.

Além de ter a oportunidade de candidatar-se a vaga, terá acesso à pessoa que a está postando, esta é uma ótima opção para conhecer um recrutador.

E agora…

Crie uma estratégia para buscar empregos no LinkedIn, pode ter certeza que sua próxima oportunidade está bem perto. Conecte-se com profissionais de recursos humanos, headhunters e tomadores de decisão, pois isto poderá resultar em uma entrevista, principalmente se o seu perfil estiver atraente.

Se acha este assunto interessante, compartilhe com seus amigos.

Forte abraço e até o próximo artigo!

Artigo publicado originalmente em http://www.ideativelab.com.br/blog

  •  
    2
    Shares
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Sou especialista em carreira e LinkedIn para profissionais de Tecnologia, Engenharia e Ciências Exatas. Eu já apoiei e preparei mais de 150 profissionais ao longo de quase 4 anos. Eu tenho 16 anos de experiência no mercado de tecnologia e trabalhei em empresas como HP, Atento, Bradesco entre outras. Por meio do Coaching de Carreira vou te ajudar a levar sua carreira para o próximo estágio, te assessorando na conquista de um novo trabalho, na realização da transição de carreira ou na alavancagem de resultados profissionais. A minha missão é te mostrar o caminho viável para alcançar os seus objetivos otimizando tempo e dinheiro.

Reinaldo Gandelini

Comentários

2 Comments

  • Olá, primeiro parabéns pelo Artigo.

    Eu ainda não encontrei como se candidatar a uma vaga exibida no linkedin, acho muito confuso essa parte também. Queria deixar essa dica para uma futura atualização do artigo

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.