MercadoComo o fabricante pode fidelizar o canal?

Como o fabricante pode fidelizar o canal?

-

Publicidade

Fidelizar o canal não é algo tão simples para um fabricante, já que ele precisa se preocupar em auxiliar a distribuição na oferta do produto, manter a revenda satisfeita em ter a marca em estoque e, consequentemente, fazer os consumidores felizes com suas aquisições.

Diversas são as ações possíveis com o objetivo de fidelizar todo o grupo citado. E, tanto através da distribuição quanto diretamente, o fabricante precisa focar nessas atividades para manter a revenda, o principal público-alvo, em vantagem com a parceria.

Antes de mais nada, é fundamental que os produtos ofertados por dado fabricante sejam de extrema qualidade e com um percentual muito baixo de RMA (Autorização de Devolução de Mercadoria). Porém, ainda que assim seja, facilitará muito na fidelização se o lojista puder contar com um organizado serviço de pós-venda, caso necessite. Isso demonstra preocupação por parte da indústria.

Estabelecer e fazer a manutenção de um programa de fidelidade onde a cada compra, o revendedor acumule pontos e troque por benefícios ou produtos para sua vitrine é um grande motivador na hora da escolha de uma marca. Assim como, realizar compras em períodos de campanhas faz com que o lojista se motive na hora de fazer seu pedido. É sempre bom criar esse tipo de ação, principalmente no lançamento de uma linha nova, visando à experiência da utilização no mercado.

A capacitação é algo importante, pois quando sabemos o que dizer sobre algo, conseguimos criar “discípulos”. Tanto os interlocutores da distribuição quanto os da revenda precisam estar devidamente treinados e portando todos os argumentos de vendas e informações relativas à marca que se deseja ofertar. Isso garante segurança!

Eventos de relacionamento e negócios são extremamente funcionais para levar conhecimento e para permitir o manuseio do produto, visto que é possível estruturar show room com bastante diversidade.

Os fabricantes precisam estar sempre em dia com o que está acontecendo no mercado, com o que falam sobre sua marca e para isso podem fazer uso de pesquisas de satisfação encomendadas para agências especializadas. As mídias sociais têm ajudado na dissipação de conteúdo. Assim como manter o site atualizado, passam a imagem de compromisso com a troca de informação.

Sempre que possível, pode-se distribuir material promocional também. Para revendedores que possuem vitrines é algo bastante chamativo e proporciona uma disposição melhor dos produtos nas prateleiras.

As opções de ações são variadas e os fabricantes sabem como fazer muito bem. Atualmente, temos tido muitos exemplos de investimentos na fidelidade do canal como um todo. Exemplos de sucesso que tem mantido marcas em posições estratégicas e em crescimentos progressivos.

Marcos Coimbra
Marcos Coimbra é Graduado em Engenharia de Produção pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcos Coimbra atuou como Consultor na Diretoria de Operações da Comlurb – Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro, na EDI 2000 – Empresa de Tecnologia e Serviços Ltda, como Diretor Presidente e atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente da All Nations Comércio Exterior Ltda. O profissional é Vice-Presidente da ABRADISTI.

Latest news

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.
Publicidade

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Vazamento de dados do Google revela os segredos do algoritmo de buscas e mostra o que realmente funciona

O vazamento de informações desmistifica uma série de declarações feitas nos últimos anos de que o Google utiliza determinadas variáveis para ranquear os sites. Entre as milhares de páginas, que funcionam como um repositório de informações, é possível definir com mais clareza quais dados são realmente usados para classificar o conteúdo da pesquisa, e pode-se ter uma ideia de quais informações a comunidade de SEO já imaginava que eram reais — mas o Google dizia que não.

Must read

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you