Carreira

Ξ Deixe um comentário

Como o esporte pode ajudá-lo a ser mais produtivo!

publicado por Fernando Sampaio, PMP

Tenho praticado atividades físicas a quase uma década, algumas vezes com mais intensidade e outras apenas para tentar manter a “forma”. Tudo começou com uma ideia fixa de eliminar um peso extra, estava com quase 100 kilos e percebi que não seria uma “referência de boa saúde” para o meu filho, que na ocasião era recém-nascido.

Houve uma série de acontecimentos no ano de 2006 que me fizeram levar adiante a ideia de cuidar da minha saúde, mas o maior deles eu ainda estava por descobrir, que era exatamente poder cuidar da minha saúde e ser mais produtivo e ativo durante quase todo o dia, inclusive no período em que eu estava no escritório.

Tenha a mente aberta ao ler este post, vale lembrar, sair da zona de conforto e realizar mudanças em nossa vida não é fácil e não ocorrem como um passe de mágica ou do dia para a noite, você precisa insistir e persistir; nos primeiros dias você se sentirá muito cansado e qualquer assento, numa recepção qualquer, se torna um excelente dormitório; a boa notícia é que este cansaço é temporário e em aproximadamente 2 semanas eles desaparecem e você já poderá sentir os benefícios.

Passado o período de adaptação, aonde você tira o seu corpo da zona de conforto, os exercícios passam a fazer parte de sua rotina, tornam-se quase uma religião, e assim como um “viciado” você passa a ser um “usuário” frequente, e será exatamente neste momento que você sentirá a grande diferença em suas rotinas.

Os exercícios oxigenam melhor o cérebro, assim ajudam a organizar as suas ideias enxergando oportunidades ou soluções que antes estavam escondidas nas profundezas do subconsciente.

Quando praticamos qualquer esporte, o músculo que recebe os primeiros benefícios é o coração, pois este terá uma rápida adaptação ocorrendo um leve “inchaço”, ou seja, seu coração ficará “maior” e os efeitos serão sentidos na frequência dos batimentos cardíacos em repouso; o coração de um atleta profissional, em repouso, bate em média 40 vezes por minuto, de um mero mortal de 72 a 78 vezes. Mas se você, praticando atividade física conseguir estabelecer uma média de 60 batimentos cardíacos por minuto, imagine o quão mais calmo você não ficaria, ou seja, é exatamente aquela paciência extra para tratar aquele big problema com aquele usuário/fornecedor chato.

Acredite, será durante a pratica da atividade esportiva que você encontrará a solução para aquele problema que parecia não ter fim. Com a prática frequente de exercícios este tipo de situação passará a ser mais comum do que você possa imaginar. Veja, isto irá ocorrer porque aquele será o seu momento, aonde a cabeça fica mais vazia, e mais uma vez você poderá acessar aquela área do cérebro que antes estava trancada, impossibilitando que você pudesse ver as outras possíveis saídas.

Sabemos que a maioria das pessoas bem-sucedidas praticam alguma atividade física pelo menos 3 vezes na semana; o melhor exemplo de pessoa que devemos nos espelhar é no inigualável Abílio Diniz, hoje com 78 anos de idade tem saúde e disposição de fazer inveja à muitas pessoas. Que tal seguir o exemplo? Aproveito para sugerir que o sigam no Facebook, há informações valiosas que ele tem compartilhado frequentemente em seu perfil.

A pratica de esporte traz uma série de benefícios que seriam necessários pelo menos 3 ou 4 posts para falar sobre uma pequena quantidade, mas os principais que eu listo abaixo são:

  1. Você não será mais um Sedentário: A ausência de exercícios causa lentidão no metabolismo, acumula gordura corporal (a famosa pochete) e causa a perda de massa muscular.
  2. Afasta Doenças Cardiovasculares: Diminui significativamente as chances de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), Infarto ou desenvolver Hipertensão Arterial. Cardiologistas afirmam que a prática de atividade física diminuiu em até 54% as chances de morte por doença cardíaca;
  3. Aumenta a Autoestima: a perda de peso afeta diretamente o seu desempenho e a integração com os colegas.
  4. Conhecer novos lugares: Imagine poder conhecer lugares por todo o Brasil e o Mundo aonde você nunca imaginou ir. A corrida, por exemplo, proporciona este prazer, aonde você viaja e faz turismo ao mesmo tempo.

Quando você está envolvido com o esporte, você se torna uma pessoa mais saudável e assim cria novas amizades, novos hábitos de vida, irá dormir melhor com um sono de qualidade superior e assim acordará mais disposto.

Sentiu-se motivado? A primeira coisa que você deve fazer é procurar um cardiologista, peça para fazer todos os exames necessários e informe que você deseja iniciar a prática de atividades físicas.

De posse dos exames e a liberação do médico, procure um esporte que você se identifique, não adianta praticar corrida porque é o esporte da moda e aquele seu colega da baia ao lado é um maratonista admirado na empresa porque corre a São Silvestre todo ano. (Vale lembrar, São Silvestre não é Maratona). Há diversos esportes como Natação, Squash, Tênis, Ciclismo, Bike Indoor, Musculação, Cross-Fit e outros que, tenho certeza, há algum que você tenha alguma afinidade. Obs: Levantamento de garfo e habilidades ímpar com o controle remoto não são consideradas atividades físicas.

O segredo está em fazer com que o esporte se encaixe na sua rotina, ou seja, mesmo que você acorde 1 ou 2 horas mais cedo, possa esporadicamente esticar a hora do almoço, ou ainda que seja após o expediente, isto com certeza deve lhe trará benefícios. Lembre-se que a atividade física não pode atrapalhar ou mudar substancialmente sua rotina, ele deve agregar valor à sua vida sem causar impacto no trabalho ou à família.

A recomendação geral é que, praticando exercícios regularmente 3 vezes durante a semana em sessões de 30 minutos a 1 hora, já é mais do que o necessário para mudar a sua vida. Não se iluda achando que verdadeiros maratonistas, ultramaratonistas e triatletas de longa distância terão uma vida mais saudável que a sua; na verdade quando há a prática de exercícios por longos períodos, estes passam a causar malefícios e trazem muito pouco benefício. O doutor Drauzio Varella já havia dito: “Água em excesso causa problemas!”.

Recomendo um esporte que você possa interagir com as pessoas, isto vai mantê-lo motivado; lembre-se de que os gansos voam em formação de “V” porque assim eles conseguem ir mais longe. Há diversos clubes de corrida espalhados por todo o Brasil. E não menos importante, conhecendo novas pessoas o seu network aumenta e o seu perfil no Linkedin agradece.

Para ajudar a alcançar mais rapidamente os seus objetivos, procure um profissional nutricionista e faça uma reeducação alimentar. Um profissional de educação física poderá ajudá-lo a se exercitar corretamente, evitando lesões e treinos em excesso, levando-o mais longe no esporte

Espero que este post possa ajudá-lo a entender que o maior bem que existe na vida é poder usufruir da vida com uma boa saúde.

O jogador de futebol americano Jim Brown escreveu: “Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido”

MaratonaSP

Em 2008 completando a primeira Maratona – 42km.

Se 2 anos antes me perguntassem se isto seria possível, eu diria: “Jamais!”. Acredite em você!

          Havendo curiosidade, saber sobre desafios, metas ou assunto relacionado, ou ainda caso queira deixar sua mensagem sobre como o esporte mudou sua vida, por favor, deixe um comentário!

 Muito obrigado pela leitura. Vejo você no próximo post! Até lá.

Curioso? Leia mais: 3 Tips for Winning at Work and Triathlon

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional de Gerência de Projetos Certificado PMP com uma carreira de mais de 18 anos em Tecnologia da Informação focada em Infraestrutura Lógica e Física de grandes Data Centers em todo o Brasil. Principal atuação em Gerência de Projetos e Serviços e assim como a maioria dos profissionais teve seu início de carreira em suporte técnico; quase um “dinossauro” achando que era feliz com comandos em DOS, SCO-UNIX e Lotus 123, tendo inclusive em sua coleção de certificados um MCP Windows 2000. Durante todo este período pôde vivenciar diversas tecnologias, metodologias e melhores práticas nas principais empresas de Serviços de Outsourcing, Manufatura e Financeiro e isto contribuiu de forma edificante e expressiva para a atual carreira em Gerência de Projetos. Atualmente tem dividido o seu tempo entre o Trabalho, Estudos, Família e o Triathlon; considera este último sua “válvula de escape” para os problemas diários; caso contrário já não estaria mais entre os profissionais de TI. Atleta amador, sendo Ironman Finisher por 10 vezes. Sua mais recente conquista foi a Certificação PMP do PMI.

Fernando Sampaio, PMP

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.