DesenvolvimentoO Cobol está morto?

O Cobol está morto?

-

Publicidade
O Cobol está morto?Particularmente não acredito na proximidade da morte de uma linguagem que está presente em 85% das transações comerciais mundiais. Muito se tem falado de que a linguagem Cobol não teria mais vez num mercado em que Java, .NET e plataformas móveis, entre outras opções tidas como mais modernas vem avançando significativamente.

Devemos nos lembrar que muitas organizações tem o núcleo do seu negócio ainda escrito em Cobol e que o custo de transportá-lo para uma nova linguagem é muito alto. A linguagem provou ao longo dos anos ser extremamente confiável e vital para grandes organizações, particularmente em sistemas de missão crítica.
A linguagem Cobol é antiga, não há dúvidas, mas isso não significa que ela tenha que ser antiquada. Hoje o Cobol suporta orientação a objeto, XML, webservices e acesso direto a banco de dados relacionais, por exemplo. E isso significa que a linguagem acompanhou toda essa evolução tecnológica.Esqueçam as telas monocromáticas e de caracteres tradicionalmente associadas à linguagem. Hoje o Cobol dispõe de recursos gráficos comparáveis às mais modernas linguagens de programação.Com a entrada no mercado do Visual Cobol e sua forte integração com Java e .NET, acredito que a linguagem será reposicionada como uma ferramenta de modernização das atuais aplicações. O negócio continuará intacto em Cobol, rodando em múltiplas plataformas e com a excepcional performance de sempre, enquanto outras ferramentas se integrarão facilmente a ele.A interface com o usuário também poderá ser melhorada com o uso inteligente dessas linguagens. A possibilidade aberta aos desenvolvedores de linguagens como Java e .NET para que possam codificar em Cobol nos seus próprios ambientes de desenvolvimento – Visual Studio e Eclipse – passam a ser um diferencial da linguagem, que é simples e de fácil aprendizado.

Da mesma maneira, os profissionais de Cobol terão a chance de estarem em contato com uma nova linguagem dentro do seu ambiente nativo, que agora passará a ser um ambiente híbrido, compartilhado.

Cloud Computing? Mobile? SOA? O Cobol está preparado para tudo isso e ainda oferece a possibilidade de manter as rotinas vitais do negócio intocadas. Alguém aí ainda arrisca datar a morte da linguagem?

Vida longa ao Cobol!

Marcos Patrianova
Marcos Patrianova Programador na HBSIS Soluções em TI Experiência em desenvolvimento de sistemas atuando como Analista/Programador em diversas plataformas e linguagens, como mainframe IBM, HP/UX, PC, Cobol, Pro-Cobol, NetExpress/DialogSystem e Banco de Dados Relacional Oracle, trabalhando para empresas de grande e médio porte, como: Ceval (Bunge), Seara (Cargill) e HB.SIS Informática.

Latest news

Pesquisa de Concorrência e Clientes: o atalho para crescer no mercado de TI  

Sim, uma pesquisa de mercado bem realizada gera informações vitais para quem quer ter uma noção total do mercado de TI, da concorrência, do público-alvo e as tendências do mercado. Leia agora e aprenda a realizar pesquisar eficientes para grandes resultados na sua empresa!

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.
Publicidade

Inteligência Artificial e Cibersegurança: Os Novos Desafios da Era Digital

%%excerpt%% Descubra os riscos da Inteligência Artificial na cibersegurança, como ataques adversariais, phishing 2.0 e deepfakes, além de desafios éticos e legais.

IA que gera vídeos: O Guia Definitivo das Melhores Ferramentas de 2025

Descubra os 10 melhores geradores de vídeo por IA de 2025. Veja comparações reais, preços, APIs e escolha a ferramenta ideal para seu projeto.

Must read

Pesquisa de Concorrência e Clientes: o atalho para crescer no mercado de TI  

Sim, uma pesquisa de mercado bem realizada gera informações vitais para quem quer ter uma noção total do mercado de TI, da concorrência, do público-alvo e as tendências do mercado. Leia agora e aprenda a realizar pesquisar eficientes para grandes resultados na sua empresa!
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you