Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Cloud Computing: Será o fim dos profissionais de TI?

publicado por Eduardo Marques

O Cloud Computing domina o tema dos portais de tecnologia e está na boca do povo como a nova era da computação, a salvação das empresas em relação à sua dependência tecnológica, a cura milagrosa dos sistemas de informação e a menina dos olhos dos gestores, que podem ver aí uma forma de cortar gastos de pessoal de tecnologia – e alguns profissionais de TI acham que pode afetar o trabalho deles nas empresas.

O que alguns gestores ignoram é que o Cloud Computing não é um milagre da computação. O servidor não vai se configurar e gerenciar sozinho. A empresa de Cloud Computing não vai fazer o backup para você, nem tão pouco recuperar todo o sistema em caso de desastre. O banco de dados ainda vai precisar de um DBA – e mais uma vez: não, a empresa de Cloud Computing não vai fazer isso por você.1

Sr. Gestor – você ainda vai continuar precisando dos profissionais de TI.

O Cloud Computing com certeza trás inúmeros benefícios. Não é necessário ter uma estrutura dedicada para os servidores, investir em salas com ar-condicionado de precisão, UPS e geradores, e não vai ter gasto de energia com os servidores e sistemas de resfriamento dos servidores na nuvem. Tem a vantagem de conseguir colocar um servidor “no ar” em pouco espaço de tempo e conforme demanda. E se precisar mudar o endereço de sua empresa, os servidores já estão na nuvem, então é menos uma preocupação.

Por outro lado, quando você inicia um servidor na nuvem, ele requer os mesmos conhecimentos e as mesmas etapas de configuração que um servidor físico. São necessários profissionais capacitados para instalar o software necessário no servidor, efetuar as configurações, parametrizar e efetuar backups, monitorar e manter o sistema atualizado e seguro.

Outro fator a levar em consideração, é que existem alguns procedimentos que são específicos aos sistemas em nuvem. Ao efetuar uma migração ou nova instalação é necessário contar com um profissional que tenha conhecimento em Cloud Computing e Virtualização e/ou formar os profissionais da organização através de cursos e treinamentos.

1 Algumas empresas de Cloud Computing fornecem serviços de backup e monitoramento mediante pagamento e contratação de serviços adicionais.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Eduardo Marques, 21 anos de experiência, é Consultor de T.I. atuando nas áreas de Gestão de TI, Projetos, Infraestrutura e Segurança. Possui formação em Tecnologia da Informação e em Administração, com especialização em segurança de sistemas da informação e administração de redes de computadores. Veja mais artigos do autor, aqui. LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/eduardoluismarques Email: emarques@progere.com

Eduardo Marques

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.