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Cidades Digitais x Políticas Públicas

publicado por Paulo Carmo

Figura - Cidades Digitais x Políticas PúblicasEstava pensando em escrever algo sobre Tecnologia para o Portal do TI Especialistas, que fosse relacionado com os benefícios que o seu uso podem trazer ao público ou à comunidade de um modo geral. Foi então que decidi falar um pouco sobre o conceito atual das “Cidades Digitais” e validar as já existentes (ou não) Políticas Públicas neste sentido, avaliando como isto poderia acontecer na prática, de forma a possibilitar que muitos tivessem, finalmente, livre e irrestrito acesso aos vários serviços públicos de uma forma cada vez mais automatizada e On-Line, como já ocorre, por exemplo, quando se deseja requerer o “Auxilio Maternidade” do INSS, sendo possível realizar todo o agendamento de Datas e Horários bem como checar a documentação necessária para entrada no processo de forma prévia.

Atualmente, o conceito de “Cidade Digital” vem sendo bastante divulgado através das mídias sociais. Trata-se de uma cidade equipada com infraestrutura de telecomunicações focada na transmissão de voz, dados e imagem, que interconecta todas as unidades da esfera da administração pública municipal, agregando diversos produtos e serviços, promovendo melhorias com a aplicação de tecnologia de ponta.

Na prática, as chamadas “Cidades Digitais” são o caminho para uma sociedade mais conectada, pois o uso cada vez mais crescente da Tecnologia da Informação e das Comunicações traz inúmeras melhorias para a Qualidade de vida da população como um todo. Todo o conhecimento abrangente bem como o fluxo das informações tornaram-se componentes fundamentais e valiosos na geração de valor econômico, cultural e social de uma cidade, em qualquer região do território nacional.

Mas este novo cenário exige serviços públicos cada vez mais inclusivos e sustentáveis (perenes) que possibilitem a implantação de novas estratégias de políticas públicas de inclusão e de desenvolvimento, dotando tanto o Governo quanto o Cidadão de autonomia plena no uso de Tecnologias. O poder público deve, portanto, desenvolver e implantar programas de governo totalmente coordenados e articulados, de inovação, visando sempre um novo patamar de produtividade e competitividade no município, de inclusão não somente digital, mas de cidadania e de evolução, sempre apoiado no uso das novas Tecnologias.

É necessário que ocorra a ampliação dos canais de interação Governo-Cidadão, sendo para tal necessário se adequar e agilizar os níveis de Integração das áreas de gestão pública e a implantação de uma moderna infraestrutura de Informação e Comunicação, pois as unidades de administração pública precisam estar interligadas para a troca dos dados necessários proporcionando uma gestão mais eficiente. Tão importante quanto é a troca de informações entre Cidadãos e empresas privadas, dentro da sua área de atuação, possibilitando aumento da produtividade e competitividade em todo o município.

Fica claro, portanto, que não estamos falando aqui somente do uso de Tecnologias, mas de conectividade, inclusão social e digital, gestão pública e de aumento e garantia da Cidadania, isto sem falar dos Benefícios e aumento da Competitividade que o município pode alavancar. Mais do que a mera implantação de sistemas de comunicação, torna-se necessário atribuir inteligência e integração às informação geradas pelos órgãos administrativos. O desafio se inicia então pelo levantamento das necessidades dos próprios Cidadãos, gerando uma massa de dados que alimentará continuamente uma base única de informações, base esta que estará sendo continuamente atualizado pelo seu próprio uso.
Alguns dos Benefícios diretos seriam:

  • Integração dos Órgãos Administrativos do município > comunicação integrada dos Dados e Comunicação On-Line.
  • Melhor gestão da Educação > Gerenciamento Acadêmico, Administrativo e Financeiro de diversos aspectos fundamentais da educação, como por exemplo: Gestão de Vagas, Matrículas, Alocação e Disponibilidade de Docentes, Censo Escolar, EAD – Ensino à Distância, etc.
  • Gestão da Saúde > Gerenciamento Integrado de todas as unidades de saúde da rede pública (ambulatórios, hospitais, laboratórios, farmácias, etc), gestão de logística de medicamentos e almoxarifado, agendamentos de consultas médicas nos hospitais públicos, Telemedicina, etc.
  • Gestão Eficiente dos Órgãos Administrativos > Gestão e automação das principais atividades da administração pública, proporcionando redução de gastos, otimização de processos, atualização e sincronismo dos Cadastros públicos e consequente ampliação da eficiência da máquina administrativa bem como da arrecadação de tributos, gerando ainda maior transparência entre os envolvidos (público, privado e Cidadão).
  • Gestão da Segurança Pública > Controle centralizado das ocorrências de segurança pública por meio de monitoração On-Line do munícipio, alocação e distribuição mais adequada das viaturas nos chamados, bem como sistema Integrado das Delegacias.

O conjunto de soluções para a Cidadania permite desenvolver diversos projetos por meio de múltiplas plataformas (Web, Rede de TV interativa, Celular, VoIP, e-Gov, Wi-Fi, Wi-Max, Fibras Óticas, Vídeo-Conferência, etc) por meio de interações por diferentes formatos (vídeo, vóz e texto).
O incremento nos meios de Comunicação através do uso pleno de novas tecnologias estimula a formação de uma base local para a construção de uma Sociedade da Informação, com benefícios diretos aos Cidadãos.

Já o poder público beneficia-se com processos mais eficientes e inclusivos, órgãos administrativos integrados e espaços virtuais públicos de Qualidade, tornando-se, portanto, mais ágil no conhecimento bem como no atendimento às atuais e futuras demandas dos Cidadãos.
Pense nisto, pois você também pode contribuir para um Munícipio cada vez mais inclusivo e social, com apoio nas novas Tecnologias !

Autor

- Professor do Curso de Pós-Graduação em "Gestão Estratégica da TI" na Universidade FEI - SP (Campus Tamandaré - Liberdade) nas disciplinas de "Governança de TI" e "Marketing em Redes Sociais". - Consultor Especialista em Governança de TI e Social Media Marketing pela EGV Consultoria (www.egvconsultoria.com.br). - Palestrante em Governança de TI, Social Media e Gestão de Projetos (PMO). Twitter: @pacarmo / @EGVCONSULTORIA Linkedin: http://br.linkedin.com/in/paulocarmo Facebook: http://www.facebook.com/pages/EGV-Consultoria-de-TI/101861886542995?created A EGV Consultoria (@egvconsultoria) atua em projetos de GaaS (Governance as a Service, Gestão de Projetos e PMO, palestras e projetos de Comunicação via Mídias Digitais).

Paulo Carmo

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