Carreira

Ξ 4 comentários

Certificações na área de Requisitos – CPRE (Certified Professional for Requirements Engineering)

publicado por Bruno Amaral

Sim, nós temos certificações! O mercado ainda não está tão exigente quando falamos de Analistas de Requisitos certificados. Nesse ano de crise, para você que quer se destacar, faça uma certificação CPRE – Certified Professional for Requirements Engineering. Mais de 12.000 profissionais no mundo já possuem essa certificação e é reconhecida mundialmente.

A certificação foi criada por um órgão internacional chamado International Requirements Engineering Board (IREB) e foi fundado em outubro de 2006 por especialistas na área de Engenharia de Requisitos. Hoje possui cerca de 100 voluntários e a instituição não possui empregados. O órgão localiza-se na cidade de Karlsruhe na Alemanha. Por isso, os primeiros módulos e test-drivers da certificação são feitos em Alemão.

As certificações foram criadas para estabelecer um alto padrão de qualidade aprimorando a prática da área.  Abaixo os níveis e módulos da certificação CPRE – Certified Professional for Requirements Engineering:

certificacoes_ireb

Na base da CPRE – Certified Professional for Requirements Engineering existe a CPRE – Foundation Level.  Essa certificação é para aqueles que possuem conhecimento genérico da Engenharia de Requisitos. Não há pré-requisito para fazer essa certificação.  A prova está disponível em português pelo IBQTS – Instituto Brasileiro de Qualidade em Testes de Software.

A CPRE – Foundation Level certifica que o profissional de requisitos compreende os conceitos e técnicas dos fundamentos da Engenharia de Requisitos. O certificado não possui data de expiração.

A segunda certificação é a CPRE – Advanced Level que é dividida em três módulos:

  1. Requirements Elicitation & Consolidation (Francês, Inglês e Alemão)
  2. Requirements Modeling (Inglês e Alemão)
  3. Requirements Management (Alemão)

A CPRE – Advanced Level certifica que o profissional de requisitos compreende os conceitos e técnicas dos fundamentos da Engenharia de Requisitos e também conhece áreas especificas, dividias em três módulos: Elicitation & Consolidation, Requirements Modeling  e Requirements Management.

A terceira certificação é a CPRE – Expert Level. Previsão de estar disponível no mercado no terceiro quarto de 2016.

A CPRE – Expert Level certificará que o profissional de requisitos  possui  amplo conhecimento da Engenharia de Requisitos englobando as quatro atividades de alto nível:

  1. Identificação
  2. Análise e negociação
  3. Especificação e documentação
  4. Validação.

Abaixo um esquema geral da IREB.

ireb-info-grafik-en

Você pode estar se perguntando “Para que serve isso?” Ou você pode me fazer o seguinte questionamento “Já é amplamente utilizado por outros países?” Eu vou responder que sim. Essa certificação foi muito bem recebida na Europa e nos EUA e atualmente soma mais de 46 países.

O IBQTS – Instituto Brasileiro de Qualidade em Testes de Software é reconhecido oficialmente pelo IREB como entidade certificadora no Brasil viabilizando e disponibilizando a certificação CPRE – Foundation Level em português.

Existem cursos oficiais para estas certificações. Entretanto, a IREB disponibiliza material para estudo individual.  Cada nível e módulo possui seu próprio Syllabus e glossário de termos.  Na página da IREB você poderá baixar todo o conteúdo para as provas, assim como os exames (simulados).

Centros de treinamento oficiais – https://www.ireb.org/en/training/cpre-training-providers

Literatura oficial para estudo – https://www.ireb.org/en/service/literature

Exames (simulados) – https://www.ireb.org/en/exams/basics

No próximo artigo, abordaremos o tema “Qualificando-se como Engenheiro de Requisitos”.

Obrigado!

“For every complex problem there is an answer that is clear, simple, and wrong.”

L. Mencken

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Atualmente trabalhando como Scrum Master e Supervisor de TI (Operações/Sustentação). Possuo mais de 18 anos de experiência em TI. Sou graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas com especialização em Gestão de Pessoas pela FGV e extensão em Programação pela PUC-Rio. Sou certificado Scrum Master (SFC, ISMF e SMAC), Product Owner (IPOF) e Scrum Team (STMAC). Também sou certificado pela Microsoft – MCTS e pela EXIM – ITIL V3.

Bruno Amaral

Comentários

4 Comments

  • Quanto custa o exame CPRE?

    • O exame custa R$ 440,00 na ABRAMTI.

  • A certificação possuí validade? Duração do exame e quantas perguntas? Grato. Paulo Carregosa.

    • Nao possui validade. São 45 questões feitas em75 minutos.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.