Marketing & Tecnologia

Ξ 1 comentário

Bloqueio criativo: como produzir conteúdo e divulgar seus serviços de TI

publicado por Luís Montanari

símbolo-de-interrogação-em-cima-de-cadernoVeja como evitar esse problema e produzir materiais de qualidade!  

Acho que você já percebeu que o universo de TI requer que você esteja em constância e acompanhe as novidades do mercado. Porém, é impossível ser engenhoso, quando o bloqueio criativo influencia as suas ações. 

Embora todo mundo queira ser visto, é preciso, também, ser original. Então, como um MSP pode se destacar, em meio às opções disponíveis no mercado? 

Hoje, eu vou te dar essa resposta. Pois, ao longo do texto vou revelar algumas dicas essenciais para quebrar o bloqueio criativo e produzir os melhores conteúdos para divulgar os seus serviços e, por consequência, aumentar seus resultados.  

Continue a leitura para conferir!  

O poder dos conteúdos escritos por MSPs  

Como você sabe, é comum que os MSPs tenham uma mente agitada e cheia de ideias.  

Mas, preciso te falar que em ambientes agitados, dificilmente você conseguirá se concentrar.  

Uma boa dica é escrever em um papel tudo o que estiver pensando, de preferência, assim que acordar, sem pensar muito na estrutura do texto.  

Este é um ótimo hábito. Pois, ajuda a esvaziar a mente e é até terapêutico.   

Mais tarde, você pode colocar suas ideias em um documento e estruturá-las no formato que mais ache interessante.  

No entanto, priorize esse momento de calma para fazer suas anotações e esboçar os materiais que deseja produzir.  

Veja referências e inspire-se  

Todo mundo já entendeu, especialmente quem trabalha com tecnologia, que na internet é possível encontrar muitas respostas e referências.  

Então, busque conteúdos que possam te inspirar e te ajudar a vencer o bloqueio criativo, que aterroriza profissionais de todas as áreas, incluindo a de TI. 

Por isso, procure inspirações em algumas fontes como:  

  • Conteúdos de especialistas; 
  • Fóruns de discursões; 

Mas lembre-se: se inspirar, é diferente de copiar. Então, se aprofunde no assunto e crie seus próprios materiais, baseados no conhecimento que adquiriu e na experiência que você já tem.  

Compartilhe suas ideias 

Depois de planejar e estudar sobre o que deseja abordar, aplique o que aprendeu e compartilhe com a sua equipe. Muitas vezes, os seus colaboradores estão passando pelo mesmo processo que você e não conseguem se desenvolver dentro do ambiente de trabalho. 

Já ouviu falar de como é bom compartilhar ideias? 

Incentive a comunicação entre o seu time, e também esteja disposto a ouvir. Essa ação, pode trazer benefícios para a equipe em geral, e gerar ideias na produção de conteúdo.  

Fora das telas  

A vida real é a maior fonte de inspiração que existe.  

Observe a comunidade a sua volta, participe de feiras e esteja presente nos maiores eventos para Prestadores de Serviços de TI.  

O MSP Summit, por exemplo, é o maior evento para MSPs brasileiros e reúne conteúdos que abordam assuntos sobre Marketing de TI, Backup e Recuperação, Segurança da Informação, além de feira de negócios e muito networking.  

Isso pode ser um leque de possibilidades, para você entender o mercado.  

Muitas vezes, consideramos alguns assuntos irrelevantes. Pois, pensamos que é um conteúdo que todos já sabem.  

Entretanto, muitas empresas estão em estágios diferentes de maturidade. Em outras palavras, o que parece óbvio para você, certamente não é obvio para o seu cliente.  

O ponto chave é que, uma dessas pessoas, pode ter acesso a esse conteúdo pela primeira vez, fazendo com que você se torne uma referência no assunto.  

Tempo de Qualidade  

O trabalho é fundamental para a evolução do ser humano, principalmente, quando você faz o que gosta, porém, nada em excesso é bom.   

Então, tenha atenção, MSP. Não adianta produzir conteúdo, se no momento você está cansado mentalmente e fisicamente.   

Tire um tempo de qualidade. Seja com a sua família, com o seu animal de estimação ou até mesmo, para realizar uma atividade que gosta. 

Faça um esboço 

Através do esboço, é possível ter uma prévia de como o material vai ficar, e até realizar modificações, antes de compartilhar com as pessoas.  

Inclusive, dessa forma, é possível fazer um bom planejamento de conteúdo e interpretar melhor o que está sendo proposto. 

Como você viu, criar conteúdo não deve ser algo pesado. Todo esse processo pode ser divertido e sem pressão.  

Essas são recomendações que você pode aplicar na sua vida, e também não é preciso seguir tudo à risca.  

Selecione o que se enquadra na sua rotina de Prestador de Serviços de TI, e produza conteúdos que ajudem o seu potencial cliente. 

Além disso, confie no que está produzindo e tenha pessoas ao seu lado que te incentivem a ser a sua melhor versão.

Autor

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Luís Montanari

Comentários

1 Comment

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes