Big Data

Ξ Deixe um comentário

Big Data é um jogo. Você sabe jogar?

publicado por César Griebeler

Big Data é um jogo. Você sabe jogar?Em um jogo de futebol, por exemplo, um time começa a se preparar muito antes de cada partida. É preciso se adaptar aos adversários: estudar o posicionamento dos jogadores, passes certos e errados, chutes a gol, histórico de vitórias, entre outros dados. Porém, somente coletar as informações, armazená-las e interpretá-las não é garantia de sucesso. É preciso mais. E o mesmo vale para as empresas.

Com o avanço das tecnologias, mais e mais dados estão sendo gerados diariamente e, com a criação e conexão de novos dispositivos em redes, este crescimento é exponencial. Acredita-se que 90% de toda a informação armazenada no mundo foi gerada nos últimos dois anos. A esse conjunto de dados dá-se o nome de Big Data e é preciso ferramentas e tecnologia apropriadas para que o acesso e manipulação destes dados ocorra em tempo hábil para a tomada de decisão.

Estudar a concorrência e o mercado já fazem parte de nossas rotinas e de nossa tática de jogo: nossas empresas já possuem uma série de dados que são gerados diariamente através dos sistemas de ERP, Gestão de Pessoas, CRM – que controlam a operação – e que são armazenados normalmente em bancos de dados estruturados. Estes dados possuem um grande valor que normalmente são\ pouco ou nada explorados. Grande parte das empresas que conheço ainda toma decisões baseadas na extração dos dados operacionais. Dados estes que são transferidos para relatórios e planilhas e que levam horas e até dias para serem gerados, tornando a informação pouco confiável e, muitas vezes, chegando tarde para a tomada de decisão, não gerando nenhum painel de informações com os principais indicadores da empresa.

Para usarmos esses dados a nosso favor, o primeiro passo é utilizarmos ferramentas de análise como o Business Inteligence (BI) ou o Business Analytics (BA) – que trazem benefícios imediatos para a gestão das empresas. Com a capacidade de gerar insigths visuais, estas ferramentas podem melhorar a eficiência da empresa ao entregar a informação no momento em que são necessárias e – com o apoio dos dispositivos móveis hoje disponíveis no mercado e na nuvem – em qualquer lugar.

Mas, é preciso jogar: é preciso investir, se preparar, estudar o adversário e colocar em prática tudo isso sobre o que falei. É preciso ter ao alcance dos olhos um horizonte amplo com todas as opções possíveis para que os obstáculos sejam facilmente transpostos. Vamos dar o primeiro passo? O segundo, certamente, será um chute certeiro ao gol. A decisão é sua.

[Crédito da Imagem: Big Data – ShutterStock]

Autor

César Griebeler, gerente de produto da fabricante de softwares Senior

César Griebeler

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes