BI

Ξ 2 comentários

BI sobre Comportamento x BI sobre Processo

publicado por Alvi Miranda

Sobre como ler esse post

1 – BI é acrônimo para Business Intelligence.

Vamos lá…

A web 2.0 trouxe consigo mudanças significativas sobre como o mundo empresarial percebe o consumidor, que se torna cada vez mais exigente e formador de opinião (falamos sobre isso aqui).

O novo consumidor não se ilude com um pop star, que vem em meios aos programas de TV e indica o produto a ser adquirido. Usam cada vez mais a web como mecanismo de busca de informações, como meio de realizar transações e trocar experiências. Serviços mal prestados, péssimo atendimento, cobranças indevidas (nossa, isso está parecendo um resumo dos processos da Claro, mas enfim.. continuando) não passam tão despercebidas. E o tsunami da comunicação em tempo real, pode por a perder uma organização.

Valores da corporação estão em check quando se pretende adquirir um produto. Responsabilidade sócio-cultural, ambiental, fiscal, e tantas outras responsabilidades, que só agora, com o poder de comunicação, se pode discutir e criticar com o devido peso.

E entrando nessa vibe, os gestores precisam ficar atentos ao que se “fala” na web e rapidamente responder as exigência dos clientes. Algumas empresas encontraram oportunidades se especializando em mensurar os indicadores de aceitação, de comentários, passando a analisar como as empresas são percebidas, denominamos de Buzz Intelligence essa nova filosofia.

[…] é a análise do ‘boca-a-boca’ gerado pelas mídias sociais, levando em conta as campanhas on-line e off-line, para gerar insights que levem a empresa a tomar decisões de como se posicionar em relação ao buzz gerado em torno de sua marca.

Ao conjunto de Buzz Intelligene, pesquisas, dashboards, relatórios de campanhas (AdServers), análise de tráfego, navegação e performance (Web analytics) damos o nome de Business Intelligence, esse tipo de inteligência de mercado é orientado a comportamento e o setor responsável por esse ambiente de análise é o de Marketing.

Você encontra mais informações aqui: Buzz Intelligence

Para ficar mais claro: Buzz Intelligence é um conjunto de processos, métodos, ferramentas e métricas para acompanhamento do que é dito nas mídias sociais, está integrado em um conjunto maior chamado de Business Intelligence, que tem como intuito básico suprir a carência de informações da área de Marketing, de forma que essa possa direcionar melhor as ações e investimentos.

Todo esse processo de mapear informações está pautado sobre comportamento de usuário, afim de perceber tendências e preferências. Ambiente abstrato, que depende altamente do poder de análise do recurso humano, não contempla automação de processos.

Por sua vez, Marketing é um setor da empresa, com processos e metas, claros e é defino como:

Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.

(AMA – American Marketing Association – Nova definição de 2005).

E como um setor, está subordinado a alta gerência. Essa última controla todos os processos da organização, tendo como base informações gerencias que são colhidos, dos sistemas transacionais e de retaguarda, transformados e disponibilizados em vários formatos facilitando analises e comparações.

Aqui, BI age sobre informações reais quanto ao estado da empresa. Lucro, gasto, perda, tempo. Não há abstração, os processos devem ser bem definidos e as regras de negócios devem estar atreladas com o planejamento estratégico da corporação como um todo.

A filosofia de inteligência de mercado abrange toda a organização, que pode ser divida em Datamarts setoriais ou compartilhar um único DataWarehouse.

Nesse ambiente de monitoramento da empresa como um todo, BI é sobre processo.

Capisco?
Fino a quando prossima!

 

 

 

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing
http://www.directperformance.com.br/produtos-e-servicos/buzz-intelligence

Imagens:
http://etl-tools.info
http://textosnet.blogspot.com/

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Masoquista que quer saber sempre a "verdade". Viciada em tecnologia, filosófia, futebol, política, antropologia. Uma pseudo-intelectual que escreve devaneios por ae e escolheu o mundo dos bits para sobreviver.

Alvi Miranda

Comentários

2 Comments

  • Olá Alvi,

    Você escreve muito bem e deixa bem claro o que realmente quer dizer. Sempre (que consigo um tempinho) acompanho seus posts aqui e no linkedin.

    Continue escrevendo…

    Abraços

    Paulo Henrique p. Moreira
    Analista de Suporte Fiscal / Estudante Sistemas Informação
    Passos/MG

    • Oi Paulo,

      obrigada pelo feedback.

      Comentários assim é o motivam o escritores ou pseudo-escritorores como eu… rs

      Abraço!

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes