TI CorporativaBIBI sobre Comportamento x BI sobre Processo

BI sobre Comportamento x BI sobre Processo

-

Sobre como ler esse post

1 – BI é acrônimo para Business Intelligence.

Vamos lá…

A web 2.0 trouxe consigo mudanças significativas sobre como o mundo empresarial percebe o consumidor, que se torna cada vez mais exigente e formador de opinião (falamos sobre isso aqui).

O novo consumidor não se ilude com um pop star, que vem em meios aos programas de TV e indica o produto a ser adquirido. Usam cada vez mais a web como mecanismo de busca de informações, como meio de realizar transações e trocar experiências. Serviços mal prestados, péssimo atendimento, cobranças indevidas (nossa, isso está parecendo um resumo dos processos da Claro, mas enfim.. continuando) não passam tão despercebidas. E o tsunami da comunicação em tempo real, pode por a perder uma organização.

Valores da corporação estão em check quando se pretende adquirir um produto. Responsabilidade sócio-cultural, ambiental, fiscal, e tantas outras responsabilidades, que só agora, com o poder de comunicação, se pode discutir e criticar com o devido peso.

E entrando nessa vibe, os gestores precisam ficar atentos ao que se “fala” na web e rapidamente responder as exigência dos clientes. Algumas empresas encontraram oportunidades se especializando em mensurar os indicadores de aceitação, de comentários, passando a analisar como as empresas são percebidas, denominamos de Buzz Intelligence essa nova filosofia.

[…] é a análise do ‘boca-a-boca’ gerado pelas mídias sociais, levando em conta as campanhas on-line e off-line, para gerar insights que levem a empresa a tomar decisões de como se posicionar em relação ao buzz gerado em torno de sua marca.

Ao conjunto de Buzz Intelligene, pesquisas, dashboards, relatórios de campanhas (AdServers), análise de tráfego, navegação e performance (Web analytics) damos o nome de Business Intelligence, esse tipo de inteligência de mercado é orientado a comportamento e o setor responsável por esse ambiente de análise é o de Marketing.

Você encontra mais informações aqui: Buzz Intelligence

Para ficar mais claro: Buzz Intelligence é um conjunto de processos, métodos, ferramentas e métricas para acompanhamento do que é dito nas mídias sociais, está integrado em um conjunto maior chamado de Business Intelligence, que tem como intuito básico suprir a carência de informações da área de Marketing, de forma que essa possa direcionar melhor as ações e investimentos.

Todo esse processo de mapear informações está pautado sobre comportamento de usuário, afim de perceber tendências e preferências. Ambiente abstrato, que depende altamente do poder de análise do recurso humano, não contempla automação de processos.

Por sua vez, Marketing é um setor da empresa, com processos e metas, claros e é defino como:

Uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.

(AMA – American Marketing Association – Nova definição de 2005).

E como um setor, está subordinado a alta gerência. Essa última controla todos os processos da organização, tendo como base informações gerencias que são colhidos, dos sistemas transacionais e de retaguarda, transformados e disponibilizados em vários formatos facilitando analises e comparações.

Aqui, BI age sobre informações reais quanto ao estado da empresa. Lucro, gasto, perda, tempo. Não há abstração, os processos devem ser bem definidos e as regras de negócios devem estar atreladas com o planejamento estratégico da corporação como um todo.

A filosofia de inteligência de mercado abrange toda a organização, que pode ser divida em Datamarts setoriais ou compartilhar um único DataWarehouse.

Nesse ambiente de monitoramento da empresa como um todo, BI é sobre processo.

Capisco?
Fino a quando prossima!

 

 

 

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing
http://www.directperformance.com.br/produtos-e-servicos/buzz-intelligence

Imagens:
http://etl-tools.info
http://textosnet.blogspot.com/

Alvi Mirandahttp://www.alvimiranda.com
Masoquista que quer saber sempre a "verdade". Viciada em tecnologia, filosófia, futebol, política, antropologia. Uma pseudo-intelectual que escreve devaneios por ae e escolheu o mundo dos bits para sobreviver.

2 COMMENTS

Latest news

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!
Publicidade

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação Digital

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação DigitalNo ritmo acelerado do mundo de hoje, a combinação de inovação e empreendedorismo é fundamental para profissionais que desejam gerar impacto nas organizações. Ao longo da minha carreira, passei de funções técnicas para posições de liderança, e, nesse caminho, aprendi como a tecnologia pode ser uma força transformadora nos negócios.

Must read

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you