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Backup de dados: confira 3 dicas para incluí-lo em suas ofertas comerciais

publicado por Luís Montanari

Backup de dados: 3 dicas para incluí-los em suas ofertas comerciaisConfira práticas que vão ajudar a sua empresa a faturar mais!

Você costuma oferecer backup de dados apenas quando seus clientes pedem? Saiba que essa é uma prática muito comum, entretanto, pouco indicada para os Prestadores de Serviços de TI que querem garantir mais proteção e segurança aos clientes.

Isso porque, o cliente não sabe muito bem quando precisará do backup e nem como ele vai ajudá-lo em uma situação de risco na empresa. Essa é uma responsabilidade que cabe a você, o responsável pela infraestrutura de TI dele!

Dessa forma, preparei esse conteúdo para que você possa tirar todas as suas dúvidas e, de quebra, conferir 3 dicas para que você comece a incluir o backup de dados em suas ofertas comerciais.

Quer saber como aumentar as chances de lucro com este serviço?

Então, continue a leitura e confira!

A importância do backup de dados

Primeiramente, antes de falar sobre como inserir esse serviço em suas ofertas comerciais, queremos reforçar que o backup é essencial para seus clientes e deve ser vendido como algo que fará a diferença em seus negócios.

Portanto, você deve ter em mente que está vendendo um serviço eficiente e muito importante para a continuidade das empresas que você atende.

Além disso, por ser uma estratégia a longo prazo, é preciso realizar um projeto contínuo que será aperfeiçoado a cada etapa.

O foco principal do backup de dados corporativos, é criar cópias de informações, sistemas e dados da empresa do cliente.

Portanto, existem diferentes soluções e formas de fazer backup, mas, somente uma é capaz de garantir que os dados do cliente estejam protegidos e a continuidade do negócio assegurada.

Chamamos de Backup 3-2-1, assim, as informações são armazenadas em diferentes tipos de mídias, diminuindo o risco de perda de informações importantes e confidenciais para os seus clientes.

Ou seja, ao realizar o Backup 3-2-1 em seus clientes, você evita a parada operacional, a perda de dados importantes e o desgaste da imagem da sua empresa, pois, seria muito prejudicial que os dados de seus clientes fossem perdidos enquanto você toma conta de sua infraestrutura de TI.

Como incluir o backup de dados na proposta comercial

Atualmente, existem diferentes soluções que prometem oferecer o resultado que você, como MSP, espera.

Mas, é preciso atenção para fazer a escolha certa na hora de optar pela ferramenta que te ajudará a desempenhar um serviço tão importante.

Como sabemos, as soluções de backup são consideradas, uma das responsáveis por grande parte dos rendimentos que um Prestador de Serviços Gerenciados de TI recebe.

Sendo assim, ao observar com mais atenção, é possível perceber a excelente oportunidade que você tem em mãos para aumentar os lucros da sua empresa, caso ofereça este serviço.

Como falei no início desse conteúdo, é muito comum que algumas empresas ofereçam o backup apenas quando o cliente solicita. Entretanto, o ideal é incluir a sua oferta de serviços de backup e recuperação de dados na proposta comercial, sem que necessariamente haja uma solicitação inicial, pois, cabe a você a responsabilidade de demonstrar ao cliente o valor e a importância deste serviço.

A maioria das empresas não está totalmente protegida, pois, grande parte das opções não oferece garantias de restauração de dados.

Inclusive, muitas empresas contam apenas com o backup e com a proteção dos dados, sem se preocupar com a restauração, caso aconteça uma adversidade. Afinal, somente assim é possível garantir que as atividades, dados e informações do cliente possam ser restauradas.

Além disso, para que tudo saia do jeito planejado, é preciso definir uma política de backup, que se trata de um planejamento com todas as decisões sobre o armazenamento de dados da empresa do cliente.

Portanto, com a política de backup, todos os fatores importantes devem ser apontados, como: dispositivos, colaboradores envolvidos no processo, riscos que a empresa está sujeita, e quais medidas devem ser tomadas.

3 dicas para incluir o backup de dados em sua proposta comercial

Agora que já falamos em detalhes sobre pontos importantes para o backup de dados na empresa dos seus clientes, vou te dar 3 dicas essenciais para que você coloque em prática hoje mesmo. Confira:

Não venda uma licença ou um produto e sim um serviço eficiente

Como já dito ao longo do texto, um dos fatores mais importantes, é ter em mente que você não está vendendo uma licença ou um produto, mas sim, um serviço completo de backup e restauração de dados de extrema eficiência para toda a empresa.

Comece vendendo para seus clientes atuais

Após planejar toda a sua oferta de backup, é preciso encontrar seu público-alvo e ter para quem vender essa solução. E, nada melhor do que oferecer para seus próprios parceiros.

Analise a sua carteira de clientes e veja quais as principais dificuldades deles em relação ao backup de dados. Caso ele já tenha alguma solução, mostre que você oferta um serviço de backup e recuperação de dados que traz mais benefícios, e mostre a importância de ter isso sendo gerenciado e monitorado pela sua empresa.

Por exemplo, comece com clientes que você conhece bem e já sabe das dificuldades, para depois expandir sua venda aos demais clientes e incluí-las nas suas propostas aos leads.

Mostre que seu cliente precisa do backup

Por fim, aborde seu cliente com algumas perguntas que vão mostrar que ele precisa daquele serviço de backup para a proteção de seus dados.

Separei 4 perguntas-chave que vão te ajudar na hora de conversar com esse cliente sobre a importância dos serviços. Veja a seguir:

  • O que você está fazendo hoje para proteger o seu negócio?
  • Você tem algum plano de ação, para o caso de uma parada total dos serviços de TI?
  • A sua dependência em TI aumentou nos últimos meses?
  • Sua empresa conseguiria operar, mesmo que seja apenas por um dia, com papel e caneta?

Sem dúvida, ao fazer essas perguntas você consegue ajudar seu cliente a entender e perceber que, para ter segurança no armazenamento de dados, é preciso apostar o quanto antes em uma solução que ofereça agilidade e eficiência na restauração, caso seja necessário.

Com isso, você consegue desenvolver uma ótima oportunidade de venda e lucrar ainda mais com os serviços de backup.

Escolha a melhor ferramenta de backup

Para terminar o texto, vou deixar aqui, algumas dicas sobre como escolher a melhor ferramenta de backup de dados, para que você já tenha toda estratégia em sua cabeça. Confira algumas recomendações:

  • Escolha uma ferramenta com escalabilidade sustentável;
  • Opte por um sistema que atenda o máximo de cenários possíveis;
  • Aposte numa solução com forma de cobrança flexível;
  • Conte com um software que ofereça todo o suporte que você precisa durante o dia a dia de trabalho.

Ficou com alguma dúvida sobre este tema? Então, temos uma boa notícia para você!

Para celebrar o Dia Mundial do Backup, faremos uma mega live sobre o assunto. Não deixe de assistir e garanta já a sua vaga!

Para mais conteúdos referentes ao backup de dados e MSPs, acesse o nosso blog e confira tudo que preparamos sobre esse universo.

Autor

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Luís Montanari

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