Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

As tecnologias que estão revolucionando os esportes

publicado por Equipe da Redação

A tecnologia revoluciona diversas atividades em nosso dia a dia e no esporte não seria diferente. Veja as inovações tecnológicas que vem revolucionando o mundo dos esportes.

A tecnologia vem revolucionando nossa vida em inúmeras formas, deixando mais prática e mais eficiente. No universo dos esportes, as tecnologias buscam, cada vez mais, melhorar as competições, além da prática do esporte e do bem-estar dos esportistas.

Até nos exercícios em casa, nas academias e clubes, a tecnologia trouxe avanços e melhorias para a prática de esportes no dia a dia. Conheça algumas tecnologias que vêm revolucionando os esportes!

Tecnologias que trouxeram avanços nos esportes

  1. Arbitro de vídeo (VAR e outras assistências)Para garantir que as partidas esportivas sejam mais justas possíveis, a tecnologia de assistência ao árbitro já está presente em diversos esportes no Brasil.
    O VAR, sigla de Vídeo Assistant Referee, árbitro assistente de vídeo em tradução livre, faz com que o jogo seja mais justo, mesmo que altere o resultado iminente da partida. No futebol, é usado para verificar impedimentos, verificar faltas e gols, mediante uma tela implantada ao lado do campo para que o árbitro veja o lance em questão.
    Os dados confirmados pelo VAR podem trazer mais chances de ganho no mundo dos sites de aposta esportiva, possibilitando até novas apostas com dados específicos, como distância percorrida por um jogador, entre outros dados.

    No vôlei, essa assistência é chamada de desafio e os times têm uma quantidade limitada para pedir a ajuda deste recurso. Geralmente, é usado para verificar toques na rede, toques na bola e se a bola atingiu a linha limite da quadra.
    Para que essa assistência seja ainda mais detalhada, as bolas são chipadas para que o software mapeie sua trajetória, auxiliando principalmente em jogos de futebol, que possuem o campo extenso, no caso da câmera não registrar um ângulo conclusivo. Esta tecnologia também é utilizada nas partidas de tênis.

  2. Roupas e equipamentosA tecnologia presente nos uniformes dos esportistas vem avançando cada vez mais. Tecidos mais respiráveis, leves e que não restringem os movimentos já são muito comuns, inclusive para esportistas amadores e adeptos ao mundo fitness.

    A Adidas, por exemplo, começou a utilizar uma tecnologia que une a captura de movimento com coletas de outros dados dos esportistas, que podem ajudar no treino e nas competições. Um sistema acoplado no uniforme de equipes de futebol e rugby traz informações como velocidade, taxa cardíaca, impulsão de saltos e distância percorrida pelos atletas.

    Além disso, empresas estão desenvolvendo tecidos que utilizam nanotecnologia, com a promessa de reduzir os efeitos dos impactos durante os esportes, prevenindo lesões.Para a natação, a nanotecnologia diminui o atrito da roupa com a água durante a prova.

    No atletismo, as roupas são feitas de poliuretano, que garante leveza, absorção de suor e praticidade. Além disso, as roupas contam com uma tecnologia inteligente, a Hydrology. Esta ferramenta absorve e gerencia a quantidade de suor do atleta, garantindo que não ocorra desidratação e a perda de água não comprometa o desempenho dos atletas nas corridas.

    Ainda nas corridas, aquele “bloco” onde o atleta repousa o pé antes da largada é equipado com um dispositivo que é sincronizado ao cronômetro, verificando se o corredor deu a largada antes do sinal.

  3. Atletas paralímpicos: próteses flexíveisA tecnologia também trouxe inovação e melhorias para próteses de atletas paralímpicos, que são desenvolvidas hoje com fibra de carbono e plástico, sendo feitas com madeira até o final dos anos 70.

    Trazem articulações para garantir flexibilidade e permitir que atletas paralímpicos pratiquem esportes considerados radicais, como snowboard e esqui.

    Este tipo de evolução das próteses não abrange somente os atletas e trazem mais qualidade de vida para amputados ou pessoas que possuem algum tipo de dificuldade motora.

  4. Prática de esportes em geralPara a prática regular de esportes, a tecnologia trouxe diversos avanços. Um dos mais utilizados pelas pessoas são os aplicativos de monitoramento para as atividades físicas.

    Os relógios inteligentes, conhecidos como Smart Watches, ajudam ainda mais o monitoramento nestes casos. Ele permite o monitoramento de batimentos cardíacos, pressão arterial, além de marcar distância percorrida, passos dados e gravar em seu histórico para monitorar o desempenho em geral.

    É possível registrar o peso, níveis de gordura e outras informações para manter o acompanhamento e observar a evolução em sua prática. São diversos aplicativos disponíveis para realizar esse monitoramento, além de diferentes modelos de relógios inteligentes no mercado.

Então, viu como a tecnologia contribui com o mundo dos esportes?

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.