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Avaliar a capacidade de sua empresa para novos projetos é fundamental

publicado por Alexander Martins

E notório que a concorrência, algumas vezes até desleal, tornou-se mais acirrada nos últimos tempos, principalmente envolvendo TI. A disputa pelo cliente, saturado hoje com a oferta, nos faz pesquisar e tentar acrescentar dentro do portfólio de produtos itens que não façam parte ou não foram totalmente desenvolvidos pela sua empresa.

A associação da imagem e confiança de sua empresa está na qualidade de seu produto ofertado e entregue. Apesar da forte concorrência, o cliente escolheu sua empresa, logo, tudo que ele espera nada mais é do que o produto que ele comprou entregue na data combinada. E é nessa simples combinação que existe o maior dos problemas: O não cumprimento de prazos ou a falha na entrega do produto ou, pior ainda, a mistura dos dois. Ao ofertar algo que ainda não existe dentro de seu produto, sua empresa corre o risco de deixar de ser bem vista no mercado e que, apesar de prometer, não é capaz de cumprir o que foi acordado.

A lei de Murphy nos diz que um atalho é sempre o maior caminho entre dois pontos. É a mais pura verdade no ambiente corporativo. Estruturar os processos de sua empresa, definindo métricas para que a empresa trabalhe corretamente, alinhando todas as equipes, é fundamental para garantir que a qualidade final dos seus projetos seja bem sucedida. Além disso, definir os papéis e responsabilidades, a função e o grau de decisão dentro de cada etapa com seu respectivo gestor é fundamental para que as áreas não se percam ou entrem em conflito. Em ambientes hostis, o produto poderá conter falhas que não aconteceriam se todos estivessem envoltos no mesmo objetivo e com a mesma determinação. Avaliar as equipes envolvidas é fundamental para garantir a qualidade do produto e da entrega e a boa relação interdepartamental.

Outro fator importante é verificar se o limite – risco de sua empresa está dentro dos padrões estabelecidos como garantia de entrega. Antes de ofertar ao cliente, verifique como estão os projetos atuais de sua empresa. Um gargalo no andamento dos processos pode indicar que sua empresa não tem estrutura ou está mal estruturada para receber novas demandas e provavelmente irá atrasar as entregas de seu produto. Contraproducente, uma empresa que não entrega o comprometido realiza, em curto prazo, um suicídio corporativo.

Ao ter sua imagem arranhada, poderá demorar muito tempo para reconquistar a confiança do cliente. Questione também se os requisitos do cliente podem ser plenamente atendidos. Sua empresa já tem um produto semelhante? Se sim, qual o índice de satisfação com ele? Qual o tempo necessário para o desenvolvimento da funcionalidade / adaptação para aquele projeto? Qual o tempo de testes funcionais necessários? Meu cliente está satisfeito? Minha empresa tem mercado para este produto? Qual a opinião do meu cliente sobre as melhorias que devo acrescentar no meu produto? Ter respostas destas questões pode margear o panorama de sua empresa e como você está sendo visto no mercado.

Mas e caso isso aconteça? Todas as medidas foram tomadas, mas mesmo assim aconteceu algo totalmente inesperado? Inicialmente, trate o incidente com o cliente de maneira franca e direta.  Apesar de ser necessária a reavaliação e resolver rapidamente a questão, deixar de responder ou informar ao cliente é inconcebível e intolerável no ambiente corporativo.  Em seguida, investigue se foi apenas um erro pontual ou existe uma falha no processo existente e que pode gerar novos erros futuros. Veja se as condições estipuladas não estão próximas ao limite operacional. Com isso, você poderá garantir que as atenções estão sendo dadas e, principalmente, a confiabilidade que seu cliente tanto quer.

Autor

Profissional com mais de 18 anos no mercado corporativo e tecnológico, com expertise nas áreas de infraestrutura e suporte de informática, sempre alerta à vanguarda da tecnologia e seu aprimoramento.

Alexander Martins

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