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A arte de se comunicar

publicado por Fatima Tada

A arte de se comunicarA comunicação é uma arte, e poucos tem o dom de se comunicar de forma eficiente. Os que não possuem este talento precisam desenvolvê-lo da melhor forma porque hoje, no mundo corporativo, ou em qualquer carreira é fundamental. Quem consegue se comunicar bem tem maior possibilidade de conseguir destaque. Se uma pessoa não tem capacidade de expor uma ideia, mostrar o seu conhecimento, a sua experiência, será mais difícil se sobressair e acabará perdendo espaço para pessoas que não possuem a mesma competência, mas conseguem se expressar melhor.

É preciso ter em mente que a nossa valorização não é feita pelo conhecimento que temos , mas sim como usamos este conhecimento, e neste caso como demonstramos a nossa experiência. Como não dar uma grande importância para a comunicação? Mas percebemos que este tema acaba ficando sempre em segundo plano.

Temos que adquirir o hábito de aperfeiçoa-la a cada dia, mostrar empatia, transmitir naturalidade e calma, demonstrar confiança e credibilidade. Existe uma imagem que profissionais muito técnicos não possuem habilidade em lidar com pessoas e transmitir conhecimento, e é exatamente neste sentido que devemos investir.

Calcula-se que um gerente de projeto chega a gastar até 70 % do seu tempo em comunicação e, para este tempo ser bem empregado é preciso utilizá-lo da melhor forma possível. Acredita-se que a comunicação pode ser um dos principais motivos de fracassos em projetos. Como ter sucesso em um projeto onde a equipe do projeto não consegue compreender exatamente o que desejam as partes interessadas. O que vocês acham de um gerente que comunica o resultado de uma reunião (Status Report) para alguém da equipe quando o encontra no corredor? Esta informação pode facilmente se perder, ou ser ignorada. Isto demonstra que ele evita confrontos, mas que na verdade é necessário para encontrar soluções ou idéias.  Comunicar somente alguns da equipe, achando que os demais não precisam de detalhes ou automaticamente serão comunicados, também caracteriza falta de comunicação, ou melhor, uma comunicação precária.

A comunicação tem alguns agentes importantes:o Emissor, o Receptor, a Mensagem, o Canal de Comunicação, o Ruído e o Feedback. Todos devem estar em perfeita harmonia para que o processo de comunicação seja completo e atinja o seu objetivo. As mensagens devem ser claras e precisas, caso contrário podem comprometer todo o processo de comunicação, configurando as chamadas barreiras de comunicação.

A linguagem também permite sentidos diferentes. Nas situações com excesso de informação pode ocorrer de ultrapassar a capacidade do indivíduo (receptor) interpretar o conteúdo, é preciso evitar jargões e termos técnicos analisando quem será o receptor. Falta de interesse no assunto e defesa também reduzem a capacidade de se comunicar com eficiência.

Todo emissor deve preparar a mensagem com máximo de qualidade e objetivo, e é com o Feedback que percebemos se a mensagem foi compreendida. Pode existir a filtragem, se ocorreram erros de percepção, ou situações onde o receptor assimila somente o que interessa. Para identificar uma comunicação eficiente podemos responder as seguintes questões: É necessária? A informação é relevante?

Dentro de uma empresa a comunicação pode se apresentar de duas formas, a comunicação vertical, que flui do topo para a base onde a participação dos subordinados é baixa, e a comunicação lateral ou horizontal, que se caracteriza pela comunicação entre membros de diferentes departamentos e entre diferentes grupos de trabalho, a integração que é estabelecida gera uma maior sinergia que facilita atender melhor metas e objetivo, acaba sendo uma comunicação mais informal e que incentiva o espírito de equipe dentro da empresa.

A comunicação deve ser feita de forma assertiva, sem ser agressiva, onde todos os receptores consigam compreendê-la da melhor forma. É preciso ser clara e ter delicadeza. Devemos ter o cuidado de não gerar conflitos ou mal entendidos. A comunicação é um processo difícil e pode ser a chave da relação de confiança. O importante é a capacidade de ser entendido, não adianta ser ótimo orador, precisa ter capacidade de convencimento. Gostaria de destacar uma frase de Peter Drucker, o “guru dos gurus”, sobre comunicação:

“As empresas são construídas com base na confiança, que, por sua vez, é construída com base na comunicação e na compreensão mútua.” Peter Drucker.

[Crédito da Imagem: Comunicação – ShutterStock]

 

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Autor

Experiência na área de Tecnologia da Informação, Implantação de ERP. Tutora EAD no curso de Graduação em Gestão da Qualidade na Universidade Paulista (Unip). Articulista em assuntos de Carreira, Comportamento e Gestão . Pesquisadora na área Gestão do Conhecimento e Inovação, associada a SBGC. Entusiasta em Marketing Digital com Certificação em Marketing de Conteúdo. Pós Graduação em Gestão de Projetos em TI, pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) da Escola Politécnica da USP, Graduada em Administração com ênfase em Análise de Sistemas e Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Pesquisa (FGV). Aluna Especial na Disciplina de Laboratório de Inovação em Sistemas de Informação pela EACH USP. Autora no blog Plataforma Digital de Conteúdo -http://www.fatimatada.com.br

Fatima Tada

Comentários

5 Comments

  • Muito bom o artigo. Trabalho com comunicação estratégica para a área de TI e concordo que grande parte dos projetos precisam de um maior cuidado com o processo de comunicação para apresentarem resultados mais efetivos. Dentro de um projeto o fluxo informal das informações tem a sua importância para o processo de comunicação mas é o fluxo formal que precisa ser documentado para que o conhecimento possa ser gerido.

    • Obrigada pelo seu comentário. Concordo plenamente, sei o quanto ainda é difícil convencer à todos desta importância em algumas empresas.

  • O artigo destaca uma grande realidade. Eu mesmo sempre tive facilidade em adquirir conhecimentos, sempre fu notado a nível acadêmico porque é algo que você apresenta no dia-a-dia, mas quando você sai para o mercado de trabalho, participa de entrevistas é notado que seu conhecimento não vale de muito se não tiver a capacidade de expressá-lo da maneira devida, já que 90% do que é analisado em uma entrevista hoje em dia é o perfil pessoal. Então é algo que eu tenho trabalhado, pois conhecimento algum é válido se você não pode transmiti-lo.

    • Agradeço seu comentário. Ele veio de encontro ao que tentei colocar no artigo. Acredito muito na necessidade de estar sempre aperfeiçoando
      nossa comunicação.

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