Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Aplicações M2M são alternativa para melhorias no setor de Saúde

publicado por Max Ciqueira

Aplicações M2M são alternativa para melhorias no setor de SaúdeO M2M (Machine to Machine) é um mercado fragmentado com inúmeras aplicações atendendo a diversas verticais, como Transporte, Segurança, Energia, Pagamentos, entre outros. Porém, a premissa básica é a mesma em todas as aplicações: capturar informações por meio de diversos dispositivos instalados em pontos remotos e transmitir e processar esses dados por um servidor central, o qual eventualmente retorna uma resposta ou dispara uma ação.

Uma complexa cadeia de valor é utilizada neste processo de interconexão remota de máquinas, onde o elemento responsável por prover a conectividade é o chamado Provedor de Serviços de Comunicações, ou PSC. O mesmo pode contribuir significativamente para o sucesso dos projetos de M2M ao adicionar valor à cadeia M2M e permitir a simplificação dos processos.

Uma das verticais que podem se beneficiar desta “adição de valor” é a área de Saúde, onde estão cada vez mais presentes as aplicações M2M. O desenvolvimento tecnológico, o envelhecimento da população e um requerimento cada vez maior pelo “bem estar” são alguns dos direcionadores do surgimento de aplicações M2M nessa área.

Diversas aplicações já são disponibilizadas para Telemedicina, como monitoramento de atividade física e programas de autotreinamento para praticantes de modalidades esportivas; programas de dieta e monitoramento de calorias; monitoramento de pacientes através da conexão remota a centros de diagnóstico de equipamentos (monitores cardíacos, de pressão arterial, dentre outros); transmissão de exames a especialistas a fim de obter aconselhamento em tempo real; e benchmark por meio de acesso à literatura e informações específicas.

O Provedor de Serviços de Comunicações garante a conectividade dos equipamentos que ficam com o paciente e pode também fornecer serviços de valor adicionado que aumentam a confiabilidade e simplificam a implementação e operação dos sistemas de Telemedicina.

Entre estas soluções estão sistemas de gerenciamento online que permitem verificar em tempo real a conexão de equipamentos remotos e analisar os dados transmitidos; conexões redundantes garantindo maior disponibilidade e funcionamento contínuo dos serviços de telemedicina, hospedagem segura de aplicações e bancos de dados que garantem privacidade e segurança da informação.

É possível, também, integrar e certificar sistemas e dispositivos remotos; aplicar processos padronizados de gestão de TI para permitir visibilidade sobre alterações, operação, capacidade e continuidade dos serviços; e fornecer sistemas de Inteligência para tratamento de Big Data que permitam obter informações para planejamento e melhoria de políticas de saúde.

Adicionalmente, além das aplicações de Telemedicina, podem também ser considerados outras aplicações de natureza administrativa, como sistemas de atendimento e agendamento de consultas de pacientes, automatização de histórico de pacientes, controle de insumos, integração com os sistemas de gestão de planos das operadoras de saúde e outras aplicações que otimizam processos e melhoram as condições do sistema de saúde, tanto público quanto privado.

Em um país como o Brasil, onde, de acordo com a pesquisa “CNI-IBOPE Retratos da Sociedade Brasileira Saúde Pública”, de 2012, 68% da população tem a rede pública como único ou principal fornecedor de serviços de saúde, e 61% consideram estes serviços ruins ou de péssima qualidade, a introdução de sistemas de telemedicina e outros associados à saúde que utilizem aplicações M2M e serviços de valor adicionado a fim de melhorar a gestão e o processo como um todo, tem na tecnologia um aliado importante para melhorar a prestação de serviços de saúde para a população.

[Crédito da Imagem: Saúde – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Max Ciqueira é consultor da Lyra Network, empresa multinacional de origem francesa especializada em conectividade dos terminais de pagamentos, líder do segmento no Brasil, que adaptou sua plataforma para atender todos os segmentos do mercado M2M (transporte, energia, segurança, saúde, outros).

Max Ciqueira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.