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14 dicas para desempenhar melhor seu trabalho no próximo ano

publicado por Arnaldo Auad

14 dicas para desempenhar melhor seu trabalho no próximo anoCom um novo ano se aproximando, muitas pessoas assumem aquele pensamento do tipo “deixar de lado o velho e fazer o novo” e o trabalho geralmente é uma grande parte disso. Se você quer ser melhor em seu trabalho no próximo ano, aqui estão sugestões do que você deve fazer.

Antecipe as necessidades do seu departamento

Seja uma fonte confiável para o seu líder de departamento e ver oportunidades para o seu departamento desempenhar mais são ótimas maneiras de ser melhor em seu trabalho. Assuma tarefas que o seu líder de departamento não precise dedicar tempo para supervisionar diretamente e apresente um produto acabado para ele ou ela. Vendo esta iniciativa partindo de você pode ajuda-los a compreender que você pode lidar com tarefas de forma proativa e que as coisas não estarão apenas caindo sobre seus ombros.

Conheça melhor o seu chefe

Seu chefe controla o seu destino, por isso dedique tempo para conhecê-lo melhor, tanto pessoal quanto profissionalmente, isso não significa que você precisa ser amigo dele ou sair com ele, mas você precisa aprender o que ele dá valor. Quanto mais você se comunicar com o seu chefe, melhor para você. E se você estiver trabalhando para conhecer chefe do seu chefe, melhor.

Suponha sucesso

Sua atitude positiva pode ser vista na sua expressão facial, postura, tom e velocidade de sua voz. Seja confiante em seu trabalho. Você está singularmente qualificado para fazer exatamente o que você faz. Imagine tudo o que pode ser feito para ajudar a melhorar o resultado. Mesmo se as coisas estiverem feias, você pode desafiar-se neste novo ano para usar retrocessos como oportunidades.

Estude sua indústria

Sua indústria está constantemente mudando e você precisa manter-se atualizado com o que está acontecendo agora. A maioria das indústrias tem revistas especializadas ou sites que dão conta das últimas notícias no setor. É importante ler estes para que você esteja bem informado e possa discutir os eventos recentes da indústria e as mudanças com seus colegas de trabalho, supervisores e gestão. Informação é poder.

Sempre venha para a mesa com uma solução

Oferecer uma solução ou ideia é apenas metade da equação e muitos gestores sentem que uma ideia sem um plano de ação só criará mais trabalho. Compartilhe ideias com contexto e com um caminho claro para a implementação e deixe o líder avaliar. Quanto mais você apresentar quaisquer problemas com as soluções recomendadas e implementar as soluções de uma forma atenta e eficaz, mais a equipe de liderança confiará em você e pensará em você para futuros projetos e novas responsabilidades.

Encontre um mentor

Todo mundo precisa de alguém para ensinar-lhes “o caminho das pedras”, para guiá-los ao longo de sua carreira. Encontre alguém na sua empresa a quem você respeita e que possa lhe ensinar algo. Você não precisa pedir diretamente a ele para ser seu mentor, basta manter as linhas de comunicação abertas e levá-lo para almoçar fora de vez em quando, por exemplo. Você pode falar com ele sobre assuntos que não tenham relação com o trabalho, mas quando você precisar de conselhos de trabalho, ele possivelmente estará lá para lhe orientar.

Melhore suas habilidades de comunicação

Um dos erros mais comuns cometidos por gerentes e colaboradores, hoje, é que muitas vezes, ambos têm medo de vir para a mesa e falar sobre questões difíceis. Medo de conflitos é avassalador, mas avalie sua forma de se comunicar pondo mais ousadia, mais frequência, e honestidade. No próximo ano, se você não tiver medo de trabalhar usando o conflito como uma das ferramentas é provável que você reduza o seu stress e será um colaborador melhor. Perceba que muito tempo é gasto para interpretar comunicações mal compreendidas que se não forem tratadas corretamente, poderão, levar ao confronto que por sua vez é pior que o conflito.

Trabalhe mais e de forma mais inteligente

Alguns funcionários estabelecem limites e fronteiras para si, tanto quanto o número de horas trabalhadas ou a quantidade de trabalho que eles estão dispostos a fazer em um projeto. É importante romper com estes limites e seguir o fluxo. Dito isto, “trabalhar duro” não é suficiente. A chave é ser capaz de trabalhar com mais inteligência de modo que você possa maximizar suas habilidades e fazer o máximo proveito do seu tempo.

Não sobrecarregue-se

Se você já é uma pessoa que atinge todas as metas e já foi apelidado de viciado em trabalho, ou sente-se geralmente esgotado, então você precisa parar e quebrar o hábito de definir metas praticamente impossíveis para o Ano Novo. Você poderá ter de calibrar e esperar. Há estudos que afirmam que é possível realizar cerca de 75% de sua carga de trabalho em um determinado período trazendo mais satisfação. Se você é um gerente, esta abordagem pode ter algumas das pressões indevidas para a sua equipe também.

Ofereça-se para se envolver com projetos especiais, particularmente aqueles que abrangem mais de uma área da empresa

Quanto mais você puder ajudar em outras unidades de negócio, melhor. Oferecer experiência, tempo e esforço para outras equipes irá ajudá-lo a conhecer outros aspectos do negócio, bem como ajudá-lo a se conectar com pessoas de toda a empresa. No entanto, lembre-se que sua posição e deveres atuais são mais importantes. Tenha certeza de não morder mais do que você pode mastigar.

Veja o cenário todo

Há muitos funcionários que apenas se concentram no que eles estão fazendo, o que os impede de ver o quadro geral. Você é apenas uma peça do quebra-cabeça e um quebra-cabeça não está completo até que todas as peças estejam no lugar. Descubra o que seus colegas de trabalho estão fazendo e o que o seu líder irá fazer. Ao obter uma melhor compreensão do quadro geral, se tornará mais claro para você por que você foi convidado para concluir certos projetos. Além disso, é uma grande experiência de aprendizagem que pode ajudar a prepará-lo para uma posição de maior nível, pois os gerentes e supervisores precisam ver o quebra-cabeça pronto, a fim de se tornar um sucesso.

Invista em aprendizado contínuo para permanecer no jogo

Muitas empresas incentivam os funcionários a voltar para a escola e pegar cursos que podem ajudá-los a fazer o seu trabalho melhor. Se você está iniciando ou concluindo um MBA, tente imediatamente traduzir seu conhecimento do negócio recém-adquirido em ações visíveis no trabalho, pois isso pode atrair a atenção dos tomadores de decisão da empresa e mostrará a eles o que você pode fazer para a empresa.

Faça as perguntas certas

Além de observar as pessoas no trabalho, provavelmente não há melhor maneira de aprender do que através de perguntas, especialmente as perguntas certas. Não tenha medo de fazer perguntas. Pense no que você quer saber antes que você pergunte sobre o assunto e não faça tantas perguntas, pois as pessoas vão pensar que você está tomando muito do seu tempo. É claro que, quando você obtiver respostas para as suas perguntas, poderia levantar mais perguntas, mas se você realmente quer aprender e melhorar a si mesmo, pergunte.

Cumpra todas as tarefas e compromissos

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer como um empregado é o de acompanhar e cumprir todos os compromissos de trabalho. Faça o que você diz que vai fazer e faça com de qualidade, no tempo e no orçamento. Seus colegas de trabalho e de gestão verão um padrão de confiabilidade de você, o que deverá aumentar a sua confiança e confiança no trabalho que você realiza. Com o tempo, isso poderá se traduzir em liderança fundamental, pois todos tomarão conhecimento do valor que você traz para a organização, e poderá levar a oportunidades desafiadoras e no tempo certo, algumas promoções.

[Crédito da Imagem: Melhor profissional – ShutterStock]

Artigo publicado originalmente em: www.direcaoesentido.com.br

Autor

Empresário, Escritor, Fundador da Meeting Soluções Estratégicas e da Direção e Sentido Coaching e Treinamentos, PNL Practitioner formado pela HP Consulting U.S.A., Certified Professional Coach pela Academia Brasileira de Coaching, licenciada pelo BCI – Behavioral Coaching Institute. Com mais de 20 anos de experiência em consultoria de gestão e implementação de estratégias, processos e sistemas de CRM, BI e ERP, atuo com implementação de Datawarehouses e da suite de soluções IBM Cognos atendendo clientes como Merial Saúde Animal, Electrolux, Banco Safra, F/NAZCA, Canon, Astra-Zeneca entre outros. O Behavioral Coaching Institute foi considerado por 3 anos consecutivos pela Survey ICAA como a número 1 em treinamento de Business and Organization Coaching Training. A Metodologia desenvolvida pelo BCI está presente nas maiores corporações mundiais como: Toyota, Sony, Citibank, Avon, Motorola, Nextel, Pfizer, Mercedez, NASA, Bank of New York, Ernest & Young, PriceWatherHouse, Banco de Singapura, Força Aérea Americana, Walt Disney World dentre outros. Sou Palestrante, Consultor de Gestão, Facilitador de Workshops e Treinador especializado em: · Liderança e empreendedorismo; · Relacionamento interpessoal; · Competências gerenciais; · Marketing de relacionamento; · Inteligência de negócios. Como Consultor Sênior para América Latina na HP Consulting, atuei intensamente na definição e implementação de processos de e-business e CRM em várias empresas no Brasil, Argentina, Chile Colômbia México e Estados Unidos. Participei ativamente na introdução de novas tecnologias no Brasil, onde atuei apresentação de sistemas consagrados no mercado americano para gestão de clientes tais como Vantive, Clarify e E.piphany ao mercado brasileiro.

Arnaldo Auad

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