E-Learning

Ξ Deixe um comentário

A aplicação da realidade aumentada em sala de aula

publicado por Renato Luiz Cardoso

Figura - A aplicação da realidade aumentada em sala de aulaAtualmente, a sala de aula tornou-se um ambiente dinâmico. Apenas a lousa e o giz não são suficientes para despertar a atenção do aluno que cresceu em um mundo cada vez mais interconectado e com meios tecnológicos que eram considerados ficção científica a menos de uma década.

Disponibilizar ao professor, não só os recursos necessários para a transmissão do conhecimento e consequentemente a fixação da matéria por parte do aluno, mas trazer para a sala de aula possibilidades inovadoras é condição essencial  para o melhor aproveitamento da matéria lecionada, bem como, para cativar o aluno e aguçar a curiosidade sobre o assunto em pauta.

O uso da realidade ampliada em sala de aula torna-se, portanto, um recurso pedagógico acessível e de baixo custo cujas possibilidades estão apenas começando a serem exploradas. Um projetor multimídia, um notebook e uma câmera são recursos suficientes para a utilização de materiais e softwares em realidade aumentada.

O professor, ao expor a matéria, muitas vezes pode valer-se da realidade aumentada para ilustrar um conceito, mostrar um objeto (figura em três dimensões), ou até mesmo permitir que os alunos, através de marcadores apropriados interajam com a figura.

Esta tecnologia provou-se, através de minhas experiências em sala de aula, uma forma bastante eficaz de fixar conhecimentos e motivar a aprendizagem.

A realidade aumentada como ferramenta no ensino a distância:

O ensino a distância evoluiu de forma rápida e com inúmeras possibilidades, devido, principalmente, ao advento do computador e consequentemente da Internet.  Hoje, é possível realizar diversos cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e técnicos sem sair de casa.

As aulas, realizadas através de vídeo conferência, trazem uma interação nunca antes possível entre o aluno e o professor. Esta presença virtual possibilita levar o conhecimento e oportunidades aos lugares mais distantes do país.

Porém, este meio de ensino possui suas limitações. Por exemplo: O aluno não tem acesso aos recursos que uma aula presencial proporciona.  Quando o professor exibe um determinado objeto, o aluno não tem acesso a este.

Para suprir esta demanda, a modalidade de ensino a distância tem tentado de diversas formas aplicarem a tecnologia para aproximar o aluno do professor. Recursos como e-mail, kits de treinamento, bate-papo, jogos interativos, etc. enriquecem o conteúdo e facilitam a aprendizagem.

A realidade aumentada é mais um recurso à disposição da modalidade EaD para ampliar as possibilidades e agregar valor ao assunto abordado pelo professor.

Usando a realidade aumentada, o aluno pode ter acesso virtual a objetos que de outra maneira, não estariam disponíveis, senão através de ilustrações.

Alguns exemplos de aplicações:

  • O aluno pode, virtualmente, “ter em mãos”, o crânio (em três dimensões) de quaisquer mamíferos.
  • Analisar artefatos arqueológicos.
  • Analisar e conhecer componentes eletrônicos.
  • Ter nas mãos moléculas e estruturas químicas.
  • Entre inúmeras possibilidades.

Se você teve sua curiosidade despertada, seguem alguns links para você conhecer o recurso:

AR Player – Programa que permite visualizar objetos em 3D usando marcadores de realidade aumentada.  Você poderá baixar o player para Windows, Apple iOS e para Android. Existem alguns modelos prontos para você testar.

Conheça a aplicação em:

Visite o site:

http://www.inglobetechnologies.com/en/new_products/arplayer/info.php

Outros projetos podem ser vistos em:

http://www.augmented.org/blog/

No Canal do Edgaras Art, em https://www.youtube.com/channel/UCBVWZH7ZrnegbWiK9pY5V-A

você poderá conhecer como são criados objetos em realidade aumentada usando o Unity3D.

[Crédito da Imagem: Realidade Aumentada – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP Campus Salto/SP

Renato Luiz Cardoso

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes