Redes & Telecom

Ξ 6 comentários

Android: Vitima do seu sucesso?

publicado por Gilberto Sudré

O sistema operacional Android alcançou com menos de dois anos de mercado o que outros sistemas não conseguiram em muitos anos de existência.

Segundo a consultoria ComScore desde o início deste ano a plataforma Android tem 31,2% da fatia do mercado norte-americano de sistemas operacionais móveis garantindo a liderança da marca no segmento. Uma conquista e tanto que deixa o papai Google orgulhoso de sua “cria”.

Um ponto importante na aceitação do Android é a sua flexibilidade na utilização do sistema em diversos celulares de diferentes fabricantes. O que seria uma vantagem pode se tornar um problema.

Várias críticas estão sendo feitas ao Android por causa das diferentes versões utilizadas pelos fabricantes. Como o sistema é aberto ele permite que cada marca crie uma versão ligeiramente diferente das outras. A preocupação está em como o mercado irá se comportar com esta babel de sistemas aparentemente iguais mas nem tanto. É acompanhar e esperar para ver.

Esta semana uma nova ameaça surge o horizonte dos usuários do Android. Ao contrário da Apple Store que contêm apenas os aplicativos aceitos pela fabricante, no caso do Android Market a oferta de aplicativos é mais democrática e permite que os desenvolvedores publiquem aplicações de acordo com os interesses e exigências de seus clientes. Esta flexibilidade na oferta de aplicativos, é uma excelente característica mas quando não administrada adequadamente pode oferecer riscos aos usuários.

Pois foi exatamente isto que aconteceu. Vários aplicativos do Android Market foram identificados como maliciosos e potencialmente perigosos a privacidade dos usuários. Quando notificado o Google removeu imediatamente os programas da loja de aplicativos e aparentemente os danos foram pequenos. Considerando o sucesso do Android, caso o Google não tome cuidado, esta situação vai piorar.

Para quem usa o Android como tentar proteger o seu Smartphone de ser infectado? Mesmo com os problemas ocorridos use apenas a Android Market para baixar e instalar aplicativos. Antes de utilizar um aplicativo faça uma pesquisa para saber como ele está se comportando em outros usuários que já o instalaram. Todo aplicativo ao ser instalado solicita permissões para acesso as suas informações privadas. Desconfie de aplicativos que pedem acesso a recursos desnecessários. Por último sempre instale um antivírus no seu Smartphone.

É isto ai.. Vida Virtual, riscos bem reais.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense . Palestrante de Tecnologia. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gilberto Sudré

Comentários

6 Comments

  • Isso só comprova que as brechas não são exclusividade do windows, por ser “mal feito”, mas crackers vão sempre debruçar-se sobre os sistemas operacionais mais populares para buscar extrair dados dos usuários, aplicar golpes e tudo mais. Infelizmente, com a popularidade, vêem também os riscos. Anti-virus, cuidado, dinheiro no bolso e canja de galinha não fazem mal à ninguém. Bom artigo e boas recomendações, parabéns!

  • Mas os riscos não está apenas sob a plataforma Android. Praticamente todo aparelho tem riscos com acessos indevidos. Mesmo os aparelhozinhos que rodam um javazinho bem simples estão sujeitos a ataques.

    O que acontece com o Google aconteceu e ainda acontece com a Apple, Microsoft e Symbian.

    [ ]’s

  • Exatamente.. a idéia do artigo é mostrar que todos os aplicativos ou gadgets acabam sendo vitimas do seu próprio sucesso. A aceitação do mercado acaba chamando a atenção dos hackers. (GS)

  • É característica da indústria de software o lançamento de produtos ainda em desenvolvimento. A Apple faz, o Google fez com o Andriod e a Microsoft faz isso demais. Basta ver a quantidade e o tamanho dos updates de software. Pagamos por produtos inacabados e pela promessa de que os problemas serão resolvidos. O Android é um belo S.O. mas nasceu com a premissa de crescer rápido, retirando a Microsoft do mercado, e conseguiu, porém não é um produto maduro como é hoje o iOS da Apple. Com o crescimento dos tablets com Android a coisa pode piorar se o Google não fechar um pouco e investir na padronização.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes