Em recente estudo sobre o poder das Mídias Sociais pude constatar o poder dessas ferramentas e a verdadeira revolução que as mesmas proporcionaram no modo de relacionamento das pessoas, seja no âmbito pessoal, profissional, empresarial, corporativo, etc.
Comecemos por uma definição básica do que são Mídias Sociais, com base em meu entendimento sobre algumas pesquisas que fiz pela internet sobre o tema.
Mídias Sociais são tecnologias e práticas on-line, usadas por pessoas (isso inclui as empresas) para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas (e eis o seu 1º grande diferencial). Seus diversos formatos, atualmente, podem englobar textos, imagens, áudio, e vídeo. São websites que usam tecnologias como blogs, mensageiros, podcasts, wikis, videologs, ou mashups (aplicações que combinam conteúdo de múltiplas fontes para criar uma nova aplicação), permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si e com o restante do mundo.
As Mídias Sociais não são novidade. Novas ferramentas de Mídia Social vêm surgindo e se estabelecendo, muitas passando por mutações evolutivas constantes – vide os blogs, que nasceram como diários virtuais e tiveram sua natureza diversificada com o tempo, a ponto de se tornarem, inclusive, instrumentos de efetiva geração de negócios.
A liberdade de comunicação interativa, combinada à facilidade de uso das ferramentas para fazê-lo e a uma arquitetura participativa em redes que facilita muito a disseminação da informação, formam a base da “receita de bolo” para que as plataformas de Mídias Sociais possam ser classificadas como a mais poderosa forma de mídia até hoje criada, em minha humilde opinião. Na versão interativa da web é possível fazer e alcançar muito mais com muito menos e isso é muito poderoso!
Vamos aos impressionantes números:
Ultimamente, com a revolução dos smartphones, tablets, laptops, netbooks, nós não procuramos mais pela notícia, a notícia nos encontra. Em um futuro próximo, não procuraremos mais por determinados produtos e serviços eles irão nos encontrar via Mídias Sociais.
Definitivamente as Mídias Sociais não são um modismo, é uma mudança fundamental e estabelecida na maneira em que nos comunicamos. Mais de 2 milhões de partes de conteúdo (links, reportagens, posts de blogs, fotos, notas etc…) são compartilhadas no Facebook DIARIAMENTE.
Se você não está preparado para as mídias sociais, e confesso que por um bom tempo eu mesmo ignorei o poder das mesmas, está mais do que na hora de se preparar para o novo modelo de relacionamento e comunicação que revolucionou o mundo.
Abraços a todos!
Vinícius Passos Silva
@VipsilvaTI
You must be logged in to post a comment.
4:42:02 pm
uma vez eu li uma notícia de que o facebook tinha 600 milhões de usuários. pelo visto, me enganei
11:47:33 am
Bom dia Rui. você não está enganado não! Na verdade, corrigindo meu artigo e complementando a informação, o QZone é a maior rede social da China, desbancando o Facebook somente naquele país. No ranking global, o QZone aparece na terceira colocação, atrás do Orkut – segundo colocado – e atrás do Facebook – primeiro colocado – que lidera com folga de aproximadamente 3 vezes o número de usuários do Orkut. Obrigado pela participação e comentário.