Carreira

Ξ 10 comentários

9 Dicas para você criar um perfil profissional competitivo

publicado por Priscila Stuani

9 Dicas para você criar um perfil profissional competitivoQuando ficamos desempregados, não tem jeito. O negócio é dar aquela bela ajeitada no currículo, atualizar o cadastro em sites de vagas e avisar os amigos que caso eles precisem indicar alguém para determinada vaga, podem contar contigo.

Essa é a maneira tradicional e até hoje tem dado certo.

Agora vamos falar de outras ações que você pode realizar para ser visto no mundo virtual através do uso do LinkedIn.

O LinkedIn é uma rede de relacionamento profissional bem difundida no Brasil mas ainda assim, vou compartilhar algumas dicas que certamente deixará o seu perfil mais competitivo.

  1. Declare o seu conhecimento: Concentre o conteúdo na sua experiência profissional, exponha as principais realizações que você ofereceu em cada trabalho. Não se esqueça de incluir o seu atual e emprego, o anterior, onde você estudou, os principais cursos e habilidades. Nas informações pessoais, ponha a sua data de nascimento e estado civil. Espalhe palavras-chave relevantes em todo o seu perfil para os motores de busca te encontrar.
  2. Cative o seu público: Crie um resumo de qualificações atraente. Use as palavras chaves que são importantes na sua área para deixar o seu resumo bem completo. Se você já fez isso mas acha que pode melhorar, olhe anúncios de empregos que te interessa , e em seguida, escrever uma lista de sua experiência de correspondência, competências , habilidades e educação.
  3. Escreva fora da caixa: Evite clichês. Utilize uma linguagem que ajude os leitores a entender a sua especialidade . Use detalhes. Seja autêntico. E dentro dos limites da comunicação empresarial, escrever como se fala .
  4. Tamanho certo: Não existe uma regra para limitar  um perfil profissional, mas como tudo na vida, busque equilíbrio, não o deixe nem muito longo nem muito curto. Faça de cada palavra uma oportunidade para se vender.
  5. Não exagerar sua versatilidade: Algumas pessoas cometem o erro de remendar as suas qualificações. Os empregadores geralmente procuram especialistas, não generalistas . (Uma exceção é o profissional que atua em pequenos negócios, visto que uma pessoa pode acumular várias funções).
  6. Não exagere auto-elogio: Evite usar adjetivos vazios para se auto-definir, como por exemplo: superior, exclusivo, excelente, e assim por diante. Busque explicar como você fez ou economizou dinheiro para a empresa, como você entrega um trabalho ou como você recebeu um mérito por ter um bom desempenho no trabalho.
  7. Recomendações: Você terá mais credibilidade quando os seus colegas de trabalho, empregadores e parceiros declararem o quão bom você é. Recomende antes de pedir uma recomendação. Geralmente as pessoas retribuem a gentileza, caso não contrário, solicite.
  8. Participe dos grupos de debates: Busque os grupos que abordem assuntos do seu interesse. Apenas fazer parte não é o suficiente. Dê sua opinião, recomende os debates que você considerar relevantes. Se você ler algum artigo interessante, compartilhe e peça opinião dos demais. Sempre tem pessoas dispostas a contribuir. Atenção especial para o conteúdo. Não compartilhe por compartilhar. Dedique alguns minutos diários para responder aos comentários nos debates que você participa. Interaja com as pessoas.
  9. Não seja uma vítima de postagens perigosas: Esse tema é polêmico. Há quem defenda que o profissional deve se comportar naturalmente nas mídias sociais, assim o recrutador pode avaliar como ele se comporta no ambiente fora do trabalho. Até concordo, mas precisamos estar cientes que Recrutamento e Seleção não é uma ciência exata. Cada recrutador tem um conjunto de critérios que analisa em cada candidato. Então por via das dúvidas, evite publicações que você considere inoportunas. Trate uma página no Facebook ou LinkedIn com o cuidado que você dá um currículo.

Espero que essas dicas possam te ajudar a deixar o seu perfil mais completo e competitivo. Use o LinkedIn como uma opção de demonstrar o que você faz, como você trabalha e aproveite todas as oportunidades para você dar a sua opinião através dos debates. Você só tem a ganhar.

[Crédito da Imagem: Perfil Profissional – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

mpulsionadora de negócios, instrutora no Alura Cursos Online, facilitadora do aprendizado emergente e uma social media completamente apaixonada pelo poder do bom conteúdo. Graduada em Marketing (UAM), Pós-graduanda em Neurociência aplicada à educação (UAM). Depois de atuar no mercado de serviços B2B por 7 anos, se tornou facilitadora do aprendizado, fazendo a interface entre o aluno e a teoria/prática. Focada em apoiar profissionais no processo de criação de posicionamento no ambiente digital através do conteúdo para blogs e redes sociais. Fazer parte de um projeto desafiador me motiva e me impulsiona a entregar o meu melhor.

Priscila Stuani

Comentários

10 Comments

  • Oi Priscila,
    adorei as 9 dicas… Estou desempregada e como está difícil conseguir uma nova oportunidade.

    Vou arrumar o meu currículo e colher frutos.
    Você tem disponibilidade para analisar currículo?

    Obrigada.

    • Olá Adimeia,

      Fico feliz que tenha gostado.

      Até pouco tempo eu estava procurando novas oportunidades de trabalho e essas ações que relatei no artigo me ajudaram e espero que te ajude também.

      Claro, pode mandar o seu cv para priscilastuani@me.com e eu olho para você!

      Abraços,
      Priscila

  • Parabéns pelas dicas, vão me ajudar bastante.

    • Olá Rose,

      FIco feliz que tenha gostado!

      Se precisar de algum help, conte comigo 🙂

  • Obrigado Priscilla!

    Como muitos estou sempre tentando melhorar o perfil e suas dicas são preciosas.

    • Fico feliz que tenha gostado Edson.

      Elas me ajudaram e espero que te ajude também!

      Qualquer coisa, conte comigo 🙂

  • Olá Priscila, bom dia

    Muito interessante e oportuno essa sua matéria, gostei muito… Passei mais ou menos uns 3 meses até conseguir um novo emprego, mas ainda acredito que meu CV não está legal, as vezes sinto que poderia ser bem melhor… Seria possível você me ajudar a fazer essa análise do meu CV ?

    Desde já agradeço e mais uma vez te parabenizo pela excelente matéria.

    Att.,

    Tadeu Pereira

  • Olá Tadeu!

    Fico feliz que tenha gostado 🙂

    Claro que posso dar uma olhada no seu cv.

    Mesmo tendo formação em marketing, já fiz muito recrutamento e seleção…
    Pode mandar ele para priscilastuani@me.com
    Só não se esqueça de retirar seu telefone e e-mail 🙂

    Abraço,

    Priscila

  • Muito bom o artigo e ótimas informações para darmos uma atualizada em nossos currículos.
    😀

    • Isso Ai Amarildo!

      Fico feliz que tenha gostado 😀

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.