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5 sinais de que a análise de crédito feita pela sua empresa está ultrapassada

publicado por Equipe da Redação


A análise de crédito é indispensável para uma empresa. Não há como sobreviver na sociedade sem isso. Mas os processos de análises de clientes já evoluíram — e muito. Só que algumas empresas ainda não se atualizaram e podem estar ultrapassadas. Seria o caso da sua?

No mundo corporativo, estar desatualizado é quase estar fora do jogo. A Concorrência é alta, globalizada e está de olho sempre no que surge de novo para atualizar processos e atrair mais clientes.

A análise de crédito não precisa mais ser um processo lento, burocrático e que inclui poucos. Ela pode ser rápida e eficiente, além de aumentar sua cartela de clientes. Mas como saber se você está fazendo esse processo como em 2010 ou em 2023?

Aqui neste texto você vai poder fazer um checklist para entender em que situação sua empresa está em relação a esse importante processo.

O que é análise de crédito?

A Análise de crédito é um processo que delimita a confiabilidade ou não daquele cliente. Assim, você consegue ajustar a solução que será oferecida a ele, além de reduzir o risco de crédito experienciado pelo seu negócio.

Isso não é uma obrigação apenas de bancos, mas de qualquer empresa que comercialize produtos ou serviços, principalmente aqueles ligados ao universo financeiro. Afinal, todo mundo quer receber pelo que está comercializando, não é mesmo?

Esse processo evoluiu bastante, principalmente agora em 2023. Isso por ter adotado iniciativas de Inteligência artificial que não só automatizam o processo, mas também trouxeram uma gama gigantesca de dados rapidamente processados para a mesa.

Dados e tempo são recursos valiosos para qualquer empresa. Por isso, veja a seguir 5 sinais de que sua empresa precisa fazer essa atualização no processo.

 

Checklist para saber se sua análise de crédito está ultrapassada

Chega de viver no passado. A sua análise de crédito pode ser mais rápida e eficiente. E existem sinais importantes para perceber se o processo feito em sua empresa deve ser atualizado. Confira:

1- Você ainda usa formulários físicos para fazer cadastros

Antigamente, empresas ainda usavam papéis para fazer o cadastro de clientes. Com formulários físicos, genéricos, extensos e que não faziam com que a empresa conhecesse o cliente de fato.

Ao digitalizar cadastros, é possível acessar as informações básicas do cliente com o toque de alguns botões. Posteriormente esses dados ainda podem ser utilizados para obter novas informações ainda mais esclarecedoras sobre um cliente.

2- A burocracia ainda é alta

Caso sua empresa ainda exija uma lista gigantesca de documentos para fazer a análise de crédito do cliente, pode ser a hora de dar um passo rumo à atualidade. O processo tradicional de análise de crédito exigia uma longa lista de documentos do cliente. Se fosse casado, a lista se multiplicaria por dois:

  • Documentação pessoal
  • Certidão de Nascimento, casamento ou averbação de divórcio
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Carteira de trabalho
  • Comprovante patrimonial
  • Imposto de Renda.

Uma longa lista desanima quem está querendo fazer negócios com essa empresa. Hoje já existem soluções mais rápidas e simples, que possuem seus próprios bancos de dados e que não exigem toda essa documentação do cliente, tudo usando Inteligência Artificial (IA).

3- Só leva em consideração o score tradicional do pagador

Para oferecer crédito, empresas ultrapassadas costumam avaliar manualmente se a pessoa tem:

  • restrições no nome;
  • documentos pessoais;
  • posses em seu nome;
  • bom-histórico de pagamento.

Essas pontuações básicas normalmente não conseguem enxergar o potencial de compra do consumidor de forma holística. Com a evolução da tecnologia e da IA, hoje há soluções que utilizam gigantescos bancos de dados que conseguem aperfeiçoar essa análise.

As soluções mais atuais também usam Machine Learning e algoritmos inteligentes. Com isso também conseguem aumentar a quantidade de pessoas com acesso a crédito e detectar golpes de forma mais precisa.

4- Não considera os sub bancarizados no processo

Sabia que na América Latina 70% da população não é bancarizada ou tem acesso a pouquíssimos produtos financeiros? É uma grande fatia do mercado que está sendo deixada de lado pela falta de atualização das empresas na hora de fazer a análise de crédito.

Sua empresa consegue englobar essas pessoas e tentar trazê-las para serem suas clientes sem aumentar o risco de crédito. Com soluções de IA, é possível considerar outros tipos de dados e pontuações para fazer essa análise. Tudo com segurança e confiabilidade.

5- O processo de análise é demorado

Quanto tempo leva para fazer a análise de crédito do seu cliente? Nesse momento de espera pela aprovação, você já pode estar perdendo um cliente em potencial. A Aprovação de crédito não precisa levar horas, dias ou meses para ser feita.

Hoje a tecnologia evoluiu de tal maneira que o processamento de dados é praticamente em tempo real e eficiente. Então esse é um grande sinal de sua empresa estar vivendo no século passado ou não.

Aumente o seu diferencial

Por mais que os 5 sinais citados neste texto possam mostrar que sua empresa ainda está ultrapassada na análise de crédito, você não está sozinho. Adotar iniciativas atuais ainda é um grande diferencial para o seu negócio. Assim você vai ser capaz de:

  • reduzir inadimplência;
  • pagar suas contas em dia;
  • cumprir os compromissos com seus fornecedores;
  • otimizar seu processo de fluxo de caixa;
  • alcançar uma fatia maior no mercado;
  • manter um bom relacionamento com os clientes.

Evolua seu processo de análise de crédito e caminhe rumo ao crescimento de sua empresa ao apostar em soluções com IA para esse fim.

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

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