Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

5 dicas para viabilizar a implantação de Cloud Computing

publicado por Hernando Santana Pinto

Para nós, profissionais de TI, é difícil sequer imaginar que uma empresa de tecnologia possa ignorar as grandes tendências do mercado como cloud computing, mobile, redes sociais e a mais recente delas, a consumerização. No entanto, infelizmente isso é mais comum do que se pode imaginar, e um grande desafio para os gestores de TI.

O projeto e implantação de novas tecnologias por si só já consome muitos recursos e trás consigo uma série de dificuldades como a manutenção e integração com legados, terceirização, treinamentos, resistência a mudanças, etc.

No entanto, outra habilidade necessária ao gestor de TI é a capacidade de persuasão, em especial da alta diretoria, pois é ela quem vai patrocinar o projeto. Já tendo passado por situações similares, deixo aqui cinco dicas que podem ser úteis, apresentando pontos positivos para implantação de cloud computing, interessantes do ponto de vista da diretoria.

1)Alta disponibilidade. Se o seu e-commerce corre o risco de ficar 1 dia fora do ar para substituição de um HD ou aguardando o seu link voltar a funcionar, será exatamente no dia anterior que o seu marketing vai acertar a palavra-chave no Google AdWords e, pela baixa disponibilidade, perderá preciosas e qualificadas vendas.

2)Escalabilidade. Estando o seu portal disponível, se o marketing continuar acertando – e é isso o que se espera dele – a sua infra-estrutura on-premise cedo ou tarde não vai suportar a crescente demanda e quando você conseguir aprovar a compra dos novos servidores, a ampliação dos links e o upgrade no seu banco de dados … o seu concorrente já estará “nas nuvens”.

3)Segurança. Deixemos de lado os mitos, a nuvem é segura! As empresas que fornecem serviços em nuvem, para citar as mais relevantes do mercado: Akamai, Limelight Networks, Microsoft  e Amazon são especializadas no que fazem, e a muito tempo.  Serviços como streaming, CDN e web storage são maduros, utilizados pelas maiores corporações do mundo, e utilizam as melhores práticas no que tange a segurança. Eu me arriscaria a afirmar que os serviços em nuvem desses fornecedores e outros do mesmo porte são, na maioria das vezes, ainda mais seguros do que os recursos locais utilizados em muitas empresas com infra-estrutura própria.

4)Alta performance. Hoje o site mais acessado do mundo, segundo o próprio Google, é de um dos seus maiores concorrentes, o Facebook. Eu sou usuário das redes sociais a pelo menos 7 anos, e posso afirmar que a estrutura em nuvem utilizada pelo Facebook é a melhor que está disponível no mercado, e por isso pode se dar ao luxo de atender milhões de usuários simultaneamente, com uma fantástica experiência ao usuário final. Esse é, com absoluta certeza, um dos fatores que mais contribuíram para o crescimento do número de usuários e do maior tempo que esses usuários permanecem conectados na sua rede e dos seus parceiros. Se me permitem novamente o trocadilho, isso eleva o faturamento do Facebook às nuvens.

5)Redução de custos. Cloud computing custa muito pouco. Vamos então apresentar dois projetos: o primeiro de ampliação da estrutura interna contemplando os itens citados no item 2 e os demais que se aplicarem ao seu projeto. O segundo projeto será em cloud, terá maior disponibilidade, escalabilidade, performance e segurança – e o melhor de tudo – será muito mais barato! Além disso, os riscos serão mínimos, pois em geral os serviços na nuvem são cobrados por demanda, e quando pouco utilizamos, pouco se investe, mas quando precisamos de muito processamento ele estará lá disponível, quase que imediatamente.

Se nada disso funcionar, está na hora de pensar seriamente sobre o futuro da empresa na qual você está trabalhando e se ela se adéqua às suas perspectivas profissionais, pois às minhas, não!

O mercado de TI está repleto de oportunidades e os bons profissionais estão a cada dia sendo mais e mais assediados pela concorrência, seja na área técnica ou de gestão. Precisamos estar antenados no mercado, atendendo até superando as suas expectativas.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

DBA SQL Server. Certificação Microsoft MCP - MCPS - 70-461 e 70-462. 20 anos de experiência na área de TI, tendo atuado como programador, suporte técnico, analista de sistemas, DBA e supervisor. Amplos conhecimentos técnicos e gerenciais na área de desenvolvimento de sistemas, banco de dados, cloud-computing, gerenciamento de projetos, coordenação de equipes, desenvolvimento de e-commerces e e-learnings na nuvem da Amazon - AWS.

Hernando Santana Pinto

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.