Gestão de Conhecimento

Ξ 6 comentários

5W2H para “Planos de Ação”

publicado por Marcelo Correa

O que é o 5W2H?

O 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas com o máximo de clareza possível por parte dos colaboradores de determinada empresa.

Ele funciona como um mapeamento de atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. Em um segundo momento, deverá figurar nesta tabela como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa.

Esta ferramenta é extremamente útil para as empresas, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou atividade. Em um meio ágil e competitivo como é o ambiente corporativo, a ausência de dúvidas agiliza e muito as atividades a serem desenvolvidas por colaboradores de setores ou áreas diferentes. Afinal, um erro na comunicação ou transmissão de informações pode acarretar diversos prejuízos às empresas, por isso é preciso ficar atento à essas questões decisivas, e o 5W2H é excelente neste quesito!

Por que 5W2H?

Para organização das informações e demonstração de resultados ou elaboração de planos de ação, pode-se utilizar o método 5W2H. A denominação 5W2H existe devido a sete palavras em inglês:

-     What? O quê?
-     Why? Por quê?
-     Who? Quem?
-     Where? Onde?
-     When? Quando? (de acordo com um cronograma)
-     How? Como?
-     How much? Quanto custa? (de acordo com um orçamento)

 

Note-se ainda a possibilidade de outros 02 tipos de nomenclaturas para esta ferramenta, o 5W1H (onde excluimos o “H” referente ao “How much” ou “Quanto custa”) e o mais recente 5W3H (onde incluimos outro “H” referente ao “How measure” ou “Como medir”, a partir de metas, indicadores e kpi).

 

Método 5W2H

5W

What

O Que?

O que será feito? (projeto / fases / etapas / atividades)

Who

Quem?

Quem fará? (papéis / responsabilidades / áreas)

Where

Onde?

Onde será feito? (logicamente / fisicamente)

When

Quando?

Quando será feito? (tempos e prazos / início e fim)

Why

Por quê?

Por quê será feito? (justificativas / necessidades)

2H

How

Como?

Como será feito? (meios / procedimentos / técnicas utilizadas)

How much

Quanto custa?

Quanto custa o que será feito? (custos / despesas)

Saiba mais sobre gestão processos…

 Cursos Online

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Autor

Profissional hands-on com mais de 11 anos de experiência em TI e Processos de Negócio (Comercial, Pré-venda, Pós-venda, Compras, Fornecedores, RH etc.), 6 deles trabalhando como Consultor e Instrutor credenciado pelo EXIN para ministrar cursos oficiais de ITIL & ISO. É certificado ITIL Expert e Service Manager, bem como ISO 20000 Lead Auditor. E-mail: mcorrea.itsm@yahoo.com.br LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/mscorrea

Marcelo Correa

Comentários

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pesquisar:

Publicidade

Social Counters

Google Plus

RSS

   

Leia também

Facebook

Parceiro

LinkedIn

Qualifique-se:

Cursos Online na Área de Informática