Carreira

Ξ Deixe um comentário

Gestão de Pessoas, o fardo

publicado por Wladimir Gonçalves

Você tem o funcionário, terceirizado, temporário certo para a sua área?

Para a área de TI e SI trata-se de compatibilidade quase total entre a pessoa e a tecnologia utilizada pela sua corporação. O difícil na contratação é você adequar personalidade, certificações e experiência aliada a confiança oferecida pelo candidato a um cargo em TI ou SI.

Muito do convívio entre funcionários, há anos em uma mesma corporação pode levá-los a serem amigos eternos ou inimigos do inferno. As relações em corporações podem chegar até ao casamento. Quantos de vocês, leitores, já não passaram a namorar a funcionaria do setor ao lado, ou até mesmo casou-se com uma funcionaria que conheceu na mesma corporação?

De fato, são situações comuns que ocorrem todos os dias em todo o mundo, mas quando se passa a ser o inimigo que mora ao lado, como proceder em tal situação?

Quando se tem tal situação, o melhor a fazer é ignorar o fato, utilizar-se de política e/ou procurar entendimento ou ainda buscar outra corporação.

Ha situações, do qual, o constrangimento é o principal fato. Nesta situação, a melhor coisa é mesmo buscar outras empresas onde tal situação seja em menor incidência.

Ha verdadeiras “rodas” formadas para destituir um gestor onde o principal objetivo é o controle da área. Verdadeiro golpe político cujo intuito é o “PODER”.

“Felizmente, tudo acaba bem para os que de bem vive.”

Há casos em que tais fatos não se resolvem por si só e atitudes devem ser tomadas onde o problema seja solucionado da melhor forma sempre observando o melhor para a corporação.

O “poder político” existirá em qualquer corporação e sempre haverão os “mal intencionados” deparando-se contra os bem-intencionados. O pior comportamento é daquele que se utiliza do chamado “CAXIAS” para dar o golpe em seu semelhante.

Um Gestor terá sempre problemas na gestão de pessoas, seja ele dono de uma área com dois profissionais ou com dez mil. Os fatos passam despercebidos àqueles que estão sob um grande numero de funcionários e é por isto que as subdivisões de áreas são chefiadas, para minimizar estes impactos entre outros.

Em Tecnologia não é muito diferente de tratar pessoas dos seus ativos. Quando este Gestor tem um problema em um ativo, o impacto pode provocar outros em cadeia. O importante é tratá-lo em grupos de discussões para melhorar o atendimento e focar na solução o mais rápido possível.

A Gestão de Pessoas é mais complicada que seus ativos, não tenham duvida, tratar pessoas é uma arte diferente do tratamento em ativos, mas suas semelhanças estão na busca das soluções.

O bom Gestor é aquele que mantém seu staff em controle, medindo capacidades técnicas e pessoais, fazendo destas o alinhamento para atingir os objetivos da área, da corporação e do próprio staff.

Quando há um malware, vírus e/ou outro problema atingindo nossos ativos, temos que eliminá-los. Quando temos pessoas, temos que tratar o comportamento, a situação e quando todas as tentativas falharam eliminá-los da área ainda assim pode não ser uma solução.

A busca da melhor equipe, do melhor staff para o melhor gerenciamento é um papel na qual os Gestores envolvidos somam todas as qualidades e defeitos e as pesa na balança da “Idealidade Empresarial”.

Autor

Wladimir Gonçalves Junior Profissional com mais de 15 anos na área de TI, com ampla vivência na implementação de projetos críticos em infra estrutura de TI e segurança com diversas certificações e cursos internacionais em Segurança da Informação, tais como FIH, MCSO, CISM, Forense Computacional, Microsoft Exchange, Microsoft TCP/IP, ACUNETIX Specialist, PMP, entre outros Integrante de diversos Grupos de Segurança da Informação. blog: http://securityserverinfo.blogspot.com http://sunlit-brasil.blogspot.com http://securityserverinfo.wordpress.com/ website www.securityserverinfo.com.br partner na http://www.sunlit.com.br http://br.linkedin.com/in/wladimirgjr twitter: @w_goncalves http://branchout.com/Wladimir.Gonçalves

Wladimir Gonçalves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes