Mercado

Ξ 6 comentários

Assessoria ou Consultoria?

publicado por Eduardo Marques

Assessoria ou Consultoria? Estes dois termos são frequentemente confundidos. Afinal o que é um assessor ou um consultor? Qual a diferença entre uma assessoria de TI e uma consultoria?

Procurando pelas definições nos dicionários encontramos que:

ASSESSOR

(latim assessor, -oris, ajudante, auxiliar)

1. Que ou quem assiste ou assessora.

2. Adjunto, ajudante, assistente, auxiliar.

3. Pessoa que tem como função profissional auxiliar um cargo superior nas suas funções


CONSULTOR

(latim consultor, -oris, conselheiro)

1. Aquele a quem se consulta ou o que dá conselhos.

2. Pessoa qualificada que, junto duma empresa, dá pareceres e trata de assuntos técnicos da sua especialidade.

Ou seja, um assessor é alguém que presta uma assistência, auxílio ou ajuda, enquanto que o consultor dá pareceres e trata assuntos técnicos de sua área de especialidade.

Então, uma assessoria de T.I. consiste em dar um suporte, uma ajuda na área de T.I. Por exemplo, quando um cliente precisa de saber se deve comprar uma impressora jato de tinta ou uma laser, podemos dar assessoria a esse cliente esclarecendo-lhe qual a mais vantajosa para a sua empresa.

Agora imaginemos que esse mesmo cliente deseja uma solução de impressão completa com integração em rede e verificação do estado atual do parque de impressoras para levar a uma reunião de diretoria e efetuar um projeto de implantação. Nesse caso irá precisar de parecer técnico e de um levantamento mais exaustivo das necessidades – isso é trabalho de consultoria.

O trabalho de consultoria requer pesquisa mais exaustiva, levantamento de dados, validação dos dados obtidos, estudo, documentação de processo, elaboração de documentos técnicos e pareceres.

E agora, o que será que precisa? De uma consultoria ou uma assessoria?

Espero que este sucinto artigo venha ajudar a esclarecer sua dúvida.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Autor

Eduardo Marques, 14 anos de experiência, é Consultor de T.I. atuando nas áreas de Gerência de TI, Projetos, Infra-estrutura e Segurança. Possui formação em Tecnologia da Informação e em Administração, com especialização em segurança de sistemas da informação e administração de redes de computadores. É articulista da TI Especialistas e mantém um blog de tecnologia em http://blog.emporio-web.com. Veja mais artigos do autor, aqui. LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/eduardoluismarques Email: emarques@progere.com

Eduardo Marques

Comentários

6 Comments

  • Muito bem Eduardo
    Vc definiu bem os termos.
    Infelizmente o mercado não faz diferença e trata as duas coisas como se fossem as mesmas, sem perceber sutilezas que vc definiu corretamente.

    • Obrigado pelo seu comentário Ivan. Talvez cabe a nós tentar explicar essas diferenças, até porque uma assessoria pode até ser feita como cortesia, mas uma consultoria requer muito mais trabalho e o valor é concerteza diferenciado.

  • Excelente definição !

    Importante notar também que contabilmente existe uma distinção e os impostos que ensidem em uma consultoria são maiores que em uma empresa que presta assessoria.

    • Obrigado Gerson! E bem lembrado que existem diferenças a nível contábil! Uma empresa de consultoria não pode, por exemplo, ser enquadrada no SIMPLES (sistema integrado de pagamento de impostos e contribuições das microempresas e empresas de pequeno porte).

  • E dessa forma, os dois termos na prática, auxilia os nossos clientes a se manterem cada dia mais focado no seu negócio e objetivo… Uma empresa necessita de profissionais ou um profissional para centralizar nele, todo estudo necessario para manter, ampliar, adequar, investir e empreender.

    Fóco…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pesquisar:

Publicidade

Social Counters

Google Plus

RSS

   

Leia também

Facebook

Parceiro

LinkedIn

Qualifique-se:

Cursos Online na Área de Informática