Desenvolvimento

Ξ 8 comentários

A importância de uma auditoria de sistemas independente

publicado por Carlos Marcelo Lauretti

A maioria das grandes empresas está obrigada a se submeter a auditorias independentes durante as quais normalmente está incluída uma auditoria de sistemas. Lamentavelmente, muitas empresas, especialmente as de pequeno e médio porte não estão obrigadas à auditorias externas, portanto,  a área de informática não tem que prestar contas de seus procedimentos e ações além da própria direção.

A auditoria independente é o instrumento que as empresas têm para assegurar aos seus acionistas de que seguem as melhores práticas de governança corporativa.  Sem uma auditoria independente não há como garantir a confiabilidade das informações que são disponibilizadas.  Assim como não se pode confiar nos demonstrativos contábeis de uma empresa se eles não passarem por um controle independente, também não é possível  confiar nos sistemas de informações destas organizações se não estiverem sujeitos a auditorias de sistemas independentes  e rotineiras.

Em muitos anos à frente da TI de várias empresas, sempre me defrontava com a suspeita se as informações disponibilizadas pelos sistemas eram confiáveis.  Meus problemas terminaram quando passei a ser submetido à auditoria independente.  A auditoria independente assegurava à empresa que eu adotava todas as práticas necessárias para garantir a integridade dos sistemas.

Profissionais de TI não devem ver auditorias externas como ameaças ao seu trabalho. Ao contrário, bons profissionais querem demonstrar à empresa que podem confiar em seus sistemas de informação. Em muitas situações, a auditoria externa até mesmo corrobora as solicitações de TI para implantar soluções mais robustas, como por exemplo, relativas à tolerância à falhas, segurança de acessos e outras necessidades que muitas vezes não somos capazes de convencer a alta direção de efetuar os investimentos necessários.

Para as empresas que não estão sujeitas à obrigatoriedade de uma auditoria de sistemas, é extremamente vantajoso que as façam espontaneamente.  Os resultados são ainda melhores quando a iniciativa desta auditoria parte da própria área de TI. Muitos profissionais de TI equivocadamente vêem a auditoria de sistemas como uma ameaça. É extremamente preocupante empresas nas quais TI  vê a auditoria como uma ameaça e não como uma aliada.

Uma experiência muito interessante é a alta direção propor à TI a utilização de uma auditoria de sistemas.  Sem dúvida, naquelas que houver uma rejeição muito grande, ou disserem que é jogar dinheiro fora, deve-se iniciar imediatamente esta auditoria independente. Aquelas que tiverem o apoio de TI, pode-se deixar para um momento mais oportuno.

Autor

Profissional com extensa experiência como gestor de TI em empresas de grande porte dos setores de engenharia civil e editorial. Possui doutorado em Administração de Empresas, especializações em Gestão de Informática e Gestão do Conhecimento. Professor e pesquisador de Finanças Corporativa. Consultor em projetos de investimento em TI e valuation de empresas. email: lauretti.tiesp@gmail.com site: www.wedb.net linkedin

Carlos Marcelo Lauretti

Comentários

8 Comments

  • Olá Carlos,
    Ótima matéria. Na minha visão um dos objetivos da TI precisa ser a busca da transparência. Essa transparência passa por uma auditoria externa que olhe a TI de fora. Como você bem disse, em muitos casos uma auditoria pode ajudar a justificar alguns investimentos, visto que “santo de casa não faz milagre”.

    Governança de TI é uma responsabilidade da alta direção, portanto este desejo de uma auditoria precisa partir deles na minha visão, porém uma TI que deseja também auditoria me parece demonstrar um alto grau de maturidade.

    Parabéns pelo post, muito bom mesmo.

    Abs,

    Emerson Dorow
    GovernançadeTI.com

  • Olá carlos
    li seu artigo e gostei tanto que escolhi auditoria de sistemas como meu tema de PIM da facul. desejaria conhecer mais sobre auditoria de sistemas e seus benefícios gostaria que vc se for possível me indicasse alguns livros e material pois pude perceber que é um tema realmente grande.
    Desde já agradeço, pela excelente publicação acima.

    Josemar P., estudante de gerenciamento de redes

    • Olá Josemar,
      Eu tenho por hábito ver o que tem disponível nas prateleiras das grandes livrarias (saraiva, nobel, cultura, …) e ver o que mais me agrada e me atenda. Já que você é estudante, as bibliotecas das universidades também são excelentes fontes de informação.
      Abraços.
      Carlos Lauretti

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes