Carreira

Ξ 5 comentários

Bye, bye Brazil. Allez Canada !!

publicado por Marcelo Santos

Ola amigos,

Por favor,  permitam que compartilhe uma alegria. Estou recolocado no mercado e muito feliz. Obrigado a todos pela força.

Bem, hoje vamos mudar de continente – da África para a América do Norte para falar um pouco das possibilidades para os profissionais de TI no Canada. Mais especificamente na provincia de Quebec. Hã?! Quebec?! Onde joça fica isso?

Calma, calma. todo mundo conhece ou ja ouviu falar de Vancouver, Toronto, Otawa, Ontario, etc, etc, etc.

Quebec é uma provincia (referente a um Estado) , como já disse, que possui forte traço francês. Basicamente, o Canadá foi colonizado pelos franceses e ingleses. Nesta parte do país, a língua francesa é a oficial, mas as escolas oferecem ensino em inglês também (em alguns casos é opcional – que chato hein??). Montreal, a maior cidade da província, é a verdadeira prova de pluralidade daquela região tão especial.

Passando da parte histórica para os fatos, existe um Programa de Imigração criado pelo Governo do Quebec. Sim. Programa de Imigração. Isso quer dizer que, em resumo, se voce é profissional de qualquer área que esteja em demanda, possui mais de tres anos de experiência, tem um certo nivel de francês (dependendo dos outros fatores que são pontuáveis), idade “ideal” até os 40 e poucos, muito provavelmente estará apto a se candidatar a se tornar um Skilled Worker.

O Programa de Imigração do Quebec foi criado para esta região do Canadá receber trabalhadores qualificados do mundo todo, sem preconceito de origem, raça, cor de pele, língua natal, ou coisas estúpidas que ainda são levadas em conta na maioria dos países do mundo. Por outro lado, não é obra do Papail Noel (aliás, ele mora ali perto não é? heheehe): o fato é que a qualidade de vida e as condições oferecidas para se ter uma vida (trabalho, lazer, segurança, educação, etc) fez com que a população envelhecesse/aposentasse e ficasse um buraco produtivo. Segundo números do Sr. Jaques e da Sra Tandel (Palestrantes do Programa de Imigração no Brasil) em média são 4 habitantes por kilometro quadrado no Quebec. Ou seja, busca-se aumentar o numero de trabalhadores qualificados para, obviamente, aumentar a produção. Por outro lado, ao se fazer esta mudança de vida, o trabalhador passa a ter todos os direitos de um cidadão canadense/quebequense, exceto cidadania e voto, questões que passar a inexistir após 3 anos morando naquela região, quando se pode solicitar a cidadania.

Claro, existem profissões em altissima como Engenheiro Aeronautico e Enfermeiro, mas estamos aqui para falar de TI, certo?

Entao vamos la!

No Quebec, mais precisamente em Montreal existem algumas grandes empresas de tecnologia, como a IBM, a UBISOFT, a EA Sports, Symantec, Fujitsu, Savoir-Faire Linux, entre outras. Isso sem falar que, como sabem existe toda uma demanda em todo tipo de empresa, de supermercados a restaurantes, escolas, hospitais e até orgãos do governo. Então, a chance de fazer parte de uma grande de TI lá são boas. Muito boas.

Falando de vida, o padrão de vida é o que mais me impressiona lá naquelas bandas geladas.

Sim, é frio. Muiiiiiiiiiiiiito frio. De Dezembro a Março a temperatura pode chegar a -20 graus, mas nada que assuste – e olhe que quem está dizendo isso é um baiano 🙂 . Isso se deve ao fato de que há uma estrutura criada para que não se morra de frio, literalmente. Ao chegar, voce tem acesso a um guia de como usar a infraestrutura para conviver com o frio, as roupas são de qualidade e baratas, as casas (todas) possuem aquecedores, inclusive a casa do “totó”, os metrôs, os ônibus, as lojas, incluindo em Montreal a famosa parte subterrânea da cidade que suporta hotéis, metrô, shoppings, restaurantes, parques de diversão, motéis, cinemas, enfim. Se voce decidir passar todo o inverno sem ver neve, é possível viver tranquilamente embaixo da cidade.

Ah, já ia esquecendo, o trabalho, hehehe. O horário de trabalho comercial é, normalmente, entre 09:00h e 16:30h/17:00h, dependendo do caso. Que sonho hein? Mas sabe porque? Porque o Governo Quebequense pensa no bem-estar do seu cidadão, faz tudo para que ele tenha uma vida social e familiar, fique feliz e produza mais. Inteligente, não?

Pois então, amigos brazucas, o Quebec possui um Programa Oficial de Imigração.

Neste programa, o imigrante (ou emigrante) tem 5 passos para seguir antes de ir àquela parte do Canadá.

1. Fazer avaliação on-line;

2. Pedido Oficial;

3. Entrevista (escritório Quebec em São Paulo);

4. Aceitação no Governo Federal;

5. Partir a “milhão”;

Então, reitero o todos devem saber:

– existem profissões que estão em alta. Ex: profissões na área de aeronáutica, TI, enfermagem, odontologia, engenharia, etc.

– existem profissões que são MUITO demandadas: profissões que exigem “trabalho braçal” como montador de andaime, metalúrgico, motorista de caminhão pesado, motorista de empilhadeira, entre outras. Estes profissionais chegam a ganhar o mesmo que um profissional de Nível Superior com experiência. Isso se deve ao “lado ruim” digamos assim de um lugar que a educação é gratuira até o nível médio e barata nas universidades: ninguem quer fazer trabalho braçal, ou seja, pouca oferta de profissionais + demanda = resultado: bons salários e benefícios.

– existem profissões que são demandadas mas que são quase impossíveis de se conseguir emprego. Ex: Medicina.

– existem profissões que são demandadas, tem muita vaga, mas tem burocracia e “adequações” necessárias de acordo com seus conselhos regulamentais. Ex: Engenharia e Advocacia.

As listas de profissões preferenciais podem ser vistas aqui em pdf para download.

No vídeo abaixo, “Brasileiros em Quebec” feito por um brasileiro que lá esteve após ouvir tanto falar que muitos brasileiros iriam para aquele país. Detalhe: este vídeo é tão preciso no seu objetivo que o Governo Quebequense comprou os direitos autorais e exibe-o em todas as palestras que tem várias vezes por ano em todo Brasil. Prestem atenção na questão frio dita por uma curitibana que mora lá e quem ninguem se ilude dizendo que é facil. Mas pergunta se alguém quer voltar…

Vídeo Brasileiros no Quebec.

Neste segundo vídeo o Erasmo e a Elaine, brasileiros de São Paulo, há três anos no Quebec, falando um pouco de sua própria experiência.  Este vídeo está no site oficial do Escritório de Imigração do Quebec em São Paulo.

Amigos, desta vez o assunto não envolve apenas TI e certamente irá fazê-los pensar.

Com a permissão do meu amigo Augusto (acho que já posso chamá-lo assim), informo que há alguns meses estou desenvolvendo uma Consultoria para Profissionais que desejam morar e/ou viver no exterior. Assim, me coloco à disposição para dar maiores detalhes sobre o Canadá e outras situações que queiram saber através dos meus contatos.

O site oficial para informações é o http://www.imigrarparaquebec.ca/.

Torço para que, como sempre, todos tenhamos BOA SORTE!

Um grande abraço e até a próxima.

Marcelo Santos

Autor

Profissional de Tecologia da Informação com mais de mais de 15 anos de experiência, Marcelo Santos tem na escrita um dos seus "hobbys". Atualmente tem atuado com Projetos e Consultorias. contato@marceleza.com Skype: m4rc3l3z4

Marcelo Santos

Comentários

5 Comments

  • Marcelo, desejo-lhe sorte neste novo empreendimento! O Canadá parece ser um país muito bonito e agradável.

    A mudança sempre parece assustadora no começo, e não é fácil lidar com toda a documentação necessária. Mas a troca de ideias e de informações, e o aprendizado de novas culturas é sempre muito salutar.

    Mas você já tem experiência nisso, certo? 😉

    Um abraço,
    Eduardo

    • Ola Eduardo,

      Voce é a segunda pessoa que teve a impressão que estou no Canadá 🙂

      Mas ainda não estou. Ainda 🙂

      Se precisar de alguma informação adicional, por favor não hesite em contatar-me, já que atualmente ofereço consultoria para profissionais que buscam oportunidades no exterior.

      Um abraco e obrigado.

      Marcelo Santos

  • Olá Marcelo, vc teria informações sobre o processo de imigração de trabalhadores qualificados para o lado ingles? Vancouver por exemplo.

  • Olá Marcelo, quando li seu post achei que já estava no Canadá!
    Vc teria informacoes sobre trabalhar com TI para o lado onde se fala ingles?

  • Oi Marcelo, cheguei até aqui procurando informações sobre carreira internacional para profissionais do TI.

    Fiquei muito interessada sobre a sua consultoria, mas não encontrei nenhum email para que eu possa enviar meus questionamentos direto a voce ( será que procurei bem?)…Poderia entrar em contato comigo?

    Att,
    Danielle Menezes

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes