Gerência de Projetos

Ξ Deixe um comentário

A Governança de TI e o Alinhamento Estratégico

publicado por Paulo Carmo

Hoje gostaria de discutir aqui um pouco sobre o conceito da necessidade do alinhamento estratégico da TI nas empresas, bem como relacionar tais aspectos ao processo de Governança de TI, objetivando observar de que forma estes exercem relacionamento entre si.
É sabido por todos que toda a estratégia elaborada e aprovada pelas empresas se desdobra através de programas e projetos, e que toda boa estratégia estará sendo sempre devidamente monitorada quanto ao seu sucesso ou fracasso, bem como estará sendo revista e muitas vezes reavaliada, buscando o posicionamento ideal da empresa no cenário em que esta atua.
Daí a importância do acompanhamento dos chamados Portfólios de programas e projetos, envolvendo os processos de avaliação de criticidade e priorização de projetos, muitas vezes sendo estas atividades realizadas pelo escritório de projetos (PMO – Project Management Office), interno ou externo à empresa. Na figura abaixo fica bastante clara a real necessidade do total alinhamento dos projetos com a estratégia da empresa, tornando possível a tomada de decisão (em tempo real) pela direção executiva (Board), bem como objetivando a redução do esforço de execução, uso adequado e racional de todos os recursos envolvidos bem como a devida priorização dos investimentos.

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO (TOMADA DE DECISÃO)
ALINHAMENTO ESTRATÉGICO (TOMADA DE DECISÃO)

E o que tem a Governança de TI a ver com tudo isto ?
Antes de mais nada claramente precisamos aqui entender a diferença entre os termos “Governar-se”, “Governança” e “Governança de TI”, a saber:
“Governar-se” – Nada mais fundamental numa realidade que corta prazos, verbas e exige decisões cada vez mais precisas. O “habitat” é perfeito para que poderes sejam divididos e novos processos criados. A pergunta é: quem irá administrar estruturas de relacionamentos transparentes e processos que controlem a organização, agregando valor aos seus diversos objetivos ? Você !
“Governança” – Ato de governar-se, segundo os dicionários, é a palavra da moda. Governança de TI (Tecnologia da Informação) é uma derivação de Governança Corporativa, termo que tem hoje grandes aplicações no mundo empresarial. O conceito de governança corporativa surgiu nos Estados Unidos e Inglaterra no final dos anos 90 e está relacionado à forma como as empresas são dirigidas e controladas. É a designação dos direitos de decisão em domínio de resoluções relevantes. Isso significa que as empresas precisam saber quem toma as decisões e quais os processos pelas quais essas decisões são tomadas. Não vale para qualquer atitude adotada numa companhia, deliberações sem grande relevância. Vale para àquelas decisões importantes, de grande valor para as organizações.
“Governança de TI” – São estruturas de relacionamentos e processos para dirigir e controlar a organização no alcance de seus objetivos. Agregar valor a esses objetivos. Ao mesmo tempo, equilibrar os riscos em relação ao retorno da tecnologia de informação e a todos os seus processos. São estruturas e processos que buscam garantir que a Tecnologia da Informação suporte e leve os objetivos e estratégias da organização a assumirem o seu valor máximo. Permitem controlar a execução e a qualidade dos serviços. Viabilizam o acompanhamento de contratos internos e externos. Definem, enfim, as condições para o exercício eficaz da gestão com base em conceitos consolidados de qualidade. Observe na figura abaixo o alinhamento necessário entre os Objetivos de Negócio e a Estratégia de TI da empresa (geração de Valor):

Fluxo de Governança e Gestão de TI

Ainda mais, de acordo com o IT Governance Institute (ITGI):
“A Governança de TI é de responsabilidade da alta administração (incluindo Diretores e Executivos) na Liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e os objetivos da organização.”
Outra definição é dada por Peter Weill e Jeanne W. Ross (IT Governance / MIT-USA):
“Consiste em um ferramental para a especialização dos direitos de decisão e responsabilidade, visando encorajar comportamentos desejáveis no uso da TI na organização.”
Analisando todas as definições acima citadas, podemos concluir então que a Governança de TI busca o total compartilhamento de decisões de TI entre todos os dirigentes envolvidos na organização, assim como estabelece as regras, a organização e os processos que nortearão o uso da TI pelos usuários, departamentos, divisões, negócio, fornecedores e clientes, como também determinarão de que forma a TI deverá prover todos os demais serviços para a empresa.
Na figura seguinte podemos visualizar os Níveis Operacional e Estratégico entre o Negócio e a Tecnologia da Informação, sempre na busca constante da Adequação Estratégica e da Integração Funcional.

Modelo de Alinhamento Estratégico

Tais processos de alinhamento estratégico entre Negócio e TI irão garantir que a estratégia mais adequada no momento esteja sendo realizada pela empresa, e a Governança de TI certamente irá contribuir para que isto de certa forma ocorra. O que se busca, na verdade, é o aumento da percepção da importância da TI para o negócio, aumento da eficiência e da eficácia em relação ao seu uso, Custos adequados, garantia da Capacidade atual e futura dos recursos e Perenidade, além é claro da garantia dos aspectos ligados à Sustentabilidade da empresa, conforme demonstrado no quadro abaixo, o qual retrata a visão da Governança de TI sob o ponto de vista do executivo (CEO – Chief Executive Officer).
GOVERNANÇA DE TI (VISÃO CEO)

GOVERNANÇA DE TI (VISÃO CEO)

Pensem nisto ! Nos vemos no próximo artigo !

Autor

- Professor do Curso de Pós-Graduação em "Gestão Estratégica da TI" na Universidade FEI - SP (Campus Tamandaré - Liberdade) nas disciplinas de "Governança de TI" e "Marketing em Redes Sociais". - Consultor Especialista em Governança de TI e Social Media Marketing pela EGV Consultoria (www.egvconsultoria.com.br). - Palestrante em Governança de TI, Social Media e Gestão de Projetos (PMO). Twitter: @pacarmo / @EGVCONSULTORIA Linkedin: http://br.linkedin.com/in/paulocarmo Facebook: http://www.facebook.com/pages/EGV-Consultoria-de-TI/101861886542995?created A EGV Consultoria (@egvconsultoria) atua em projetos de GaaS (Governance as a Service, Gestão de Projetos e PMO, palestras e projetos de Comunicação via Mídias Digitais).

Paulo Carmo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes