Uma certificação é um título que indica que um profissional é especialista em um produto, serviço ou tecnologia. É, na verdade, uma declaração de conhecimentos, obtida após uma avaliação em ambiente controlado que garante que um profissional detém capacidade e conhecimento sobre uma determinada tecnologia.
No mercado de trabalho, a certificação indica um especialista, por exemplo, se for necessário administrar servidores com tecnologia Microsoft Windows Server, a certificação MCTS ou MCSE será bem-vinda. Ou LPI, em caso de servidores rodando o sistema operacional Linux.
Outro exemplo: Uma certificação, como a FURUKAWA ou CISCO CCNA é determinante para atestar que o profissional está apto a desenvolver ou administrar uma estrutura de redes ou cabeamento.
Para quem está iniciando no mercado de trabalho, obter uma certificação, permite ao profissional associar o logotipo da empresa ao seu currículo. Além disso, pode participar de programas de indicação aos clientes, incentivo das empresas e redes de recrutamento e seleção. Ter acesso a sites e materiais muitas vezes exclusivos.
Algumas das principais são: Linux Profesional Institute (LPI), ITIL – Information Technology Infrastructure Library, especialista em metodologia de projetos, CompTIA, especialistas em gerenciamento de segurança, rede, hardware, entre outros. Além, é claro das certificações da ORACLE, da Microsoft (famoso “MCP”, cujo certificado vem com assinatura do CEO da empresa, atualmente, Satya Nadella). Vale a pena lembrar ainda da certificação CISCO Systems (CCNA, CCNP e outras) para profissionais em redes.
Obviamente, a pergunta que você leitor está fazendo é: A faixa salarial para profissionais certificados é mais elevada? A posse do certificado permite concorrer a vagas mais interessantes em termos financeiros e a cargos de supervisão e gerência.
Porém atenção: Uma Certificação não pode substituir uma graduação, ou seja, o caminho acadêmico formal, como pós-graduação ou mestrado, porém, é um diferencial que agrega grande valor ao currículo.
Alguns sites para maiores informações:
Certificação em Sistemas Operacionais Linux
http://www.lpi.org
Certificação Microsoft
https://www.microsoft.com/learning/pt-br/default.aspx
Certificações da CompTIA
http://www.comptia.org/international/brazil/
Cisco
http://www.cisco.com/web/BR/educacao/training.html
[Crédito da Imagem: Certificação em TI – ShutterStock]
Não podemos esquecer das certificaçãoes Exin
Ótimo post!
Certificação em TI sempre foi e sempre será um diferencial não somente para o profissional de TI, mas para qualquer área. Basta ver um requisito para participar de uma seleção de uma vaga de emprego.
Tenho um blog sobre o valor das certificações para o profissional de TI. Acesse – http://www.marcoandrade.com.br.