TecnologiaCloud ComputingTrabalhe com arquivos offline no Google

Trabalhe com arquivos offline no Google

-

Publicidade

Desde o momento que a computação em nuvem deixou de ser uma promessa, passando a ser uma realidade, nos vemos confrontados por usuários céticos em fazer a transição, apontando inúmeros argumentos aos quais vamos respondendo um a um com as alternativas que a Google oferece.

Uma das alegações para não mudar é o trabalho offline. Apesar disso ser uma hipótese remota em virtude à velocidade de acesso banda larga ter melhorado em muito a vida das pequenas e médias empresas, alguns colaboradores destas necessitam ter acesso às aplicações em áreas onde a cobertura de sinal é fraca ou inexistente. Partindo deste cenário, vem sempre a pergunta: Como posso acessar meu email, visualizar meus compromissos da agenda e editar meus documentos offline para depois sincronizá-los com minha conta no Google?” Até bem pouco tempo o Google oferecia o acesso offline apenas para o Gmail e Agenda a partir do navegador Google Chrome com as extensões Gmail Mail Offline e Google Agenda. No entanto, ainda não tínhamos a possibilidade de editar nossos textos de forma desvinculada à Web.

A chegada do Google Drive

Com a liberação recente do Google Drive, o Google Docs se transformou em um repositório de dados virtual, aumentando o espaço de armazenamento para 5 GB e, através da instalação do Software cliente Google Drive para PC, permitiu a criação de uma pasta local onde arquivos movidos para a mesma podiam ser sincronizados com a conta Google. Na realidade, através desta pasta tínhamos o acesso a uma imagem do que está armazenado no Google Drive. Por conta disto, muitos tinham a impressão equivocada de ter o acesso offline a partir da mesma. Bastava desconectar o acesso a Internet para ver que o arquivo não era carregado.

Google Docs Offline Beta

Pensando nisto, a Google foi preparando o terreno para atender esta demanda reprimida e lançou no último dia 30 de Junho a possibilidade de editar documentos offline através do recurso Google Docs Offline Beta, disponível através da opção “configurações” no Google Drive. Ao habilitá-lo, será possível abrir e editar os documentos de texto offline e, quando estiver numa região com a cobertura de Internet, é só sincronizar com o seu Google Drive.

Requisitos

Para poder usufruir deste recurso é obrigatória a utilização da última versão disponível do Google Chrome e ter feito adesão ao Google Drive. Se você não atende a estes requisitos, não poderá desfrutar do acesso offline aos seus documentos de texto.

E os demais documentos?

É bom lembrar que no momento apenas os documentos de texto possuem este benefício. Como este recurso é Beta, provavelmente estará sendo estendido em breve também para os demais tipos de documento do Google Docs.

Aguarde em breve mais novidades no Google Drive. Como é dito pela própria Google: “Na Internet, o que hoje é futuro logo se torna passado!”.

Estes e outros assuntos de igual importância são divulgados e postos em discussão no Google Business Group São Paulo. Fique por dentro das novidades no uso da internet para o mundo dos negócios e sobre os produtos Google que são especialmente voltados para isso seguindo o canal oficial do GBG no Google+ e se inscrevendo para receber as novidades e os eventos que serão promovidos em http://www.gbgsaopaulo.com.br/inscreva-se.

Silvio Rochahttp://www.setesys.com.br
Especialista em Treinamento e Desenvolvimento/Comunicação Interna. Atuou em grandes empresas do segmento de TI. Atualmente é responsável pela área de Gestão de Conhecimento na Setesys, uma empresa Google Partner com ênfase na aquisição/ disseminação de conhecimento e concepção e desenvolvimento de soluções corporativas em Google Apps/Cloud Computing. Escreve no blog da Setesys sobre tecnologia, soluções corporativas, novidades da Google e Google Apps. Um dos membros do Google Business Group São Paulo e criador do Portal de EAD - Instituto Google Apps.

Latest news

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.
Publicidade

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Vazamento de dados do Google revela os segredos do algoritmo de buscas e mostra o que realmente funciona

O vazamento de informações desmistifica uma série de declarações feitas nos últimos anos de que o Google utiliza determinadas variáveis para ranquear os sites. Entre as milhares de páginas, que funcionam como um repositório de informações, é possível definir com mais clareza quais dados são realmente usados para classificar o conteúdo da pesquisa, e pode-se ter uma ideia de quais informações a comunidade de SEO já imaginava que eram reais — mas o Google dizia que não.

Must read

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you