Tecnologia

Ξ 1 comentário

TI Verde: tecnologia ajudando o desenvolvimento sustentável

publicado por Dayanne Prudêncio

Na atualidade, devido à conscientização acerca da degradação ambiental, um tema que assume lugar de destaque no cenário empresarial é a questão do desenvolvimento sustentável. Os discursos ambientalistas estão presentes no domínio público e temas ambientais são discutidos e aparentam estar sendo assimilados em diferentes esferas: na política, na economia, na cultura, na educação e também no que se refere às tecnologias da informação. Por outro lado, não parece estar havendo reversão das práticas que provocam degradação do ambiente e é sobre a contribuição que a TI pode dá para minimizar essa degradação que vamos tratar nesse artigo.

Vivemos na chamada “Era da Informação”, onde a cada ano são consumidos mais e mais produtos tecnológicos decorrentes do rápido e constante avanço da ciência na criação de novos dispositivos, soluções inovadoras e equipamentos portáteis, que chegam para facilitar a vida das pessoas no ambiente de trabalho e fora dele. Entretanto, o consumo inconsciente provocado por estes avanços, não só na área de tecnologia da informação como em todas as áreas de desenvolvimento, nos obriga a pensar sobre as futuras consequências que este ato pode provocar no decorrer deste consumo desenfreado.

Se por um lado as empresas de TI devem pensar em soluções que alavanquem o processo de desenvolvimento social e tecnológico da sociedade por outro devem estar preparadas e conscientes em desenvolver produtos levando em conta diversos fatores da sua cadeia de produção, desde a responsabilidade ambiental de seus fornecedores, passando pelos materiais que compõem seu próprio produto até o destino dados pelos consumidores dos seus produtos, após o término da sua vida útil.

Uma forma de controlar as empresas na implementação de políticas de sustentabilidade na condução de seu negócio já é efetuada pelo “Guide to Greener Electronics” (Guia para Eletrônicos Verdes), uma publicação periódica da ONG Internacional Greenpeace.

A obra é fruto da preocupação com o rápido crescimento do volume de resíduos eletrônicos no planeta. Nesse guia encontra-se um ranking das grandes empresas de tecnologia do mundo, fabricantes de equipamentos eletrônicos, de informática e telefonia móvel, levando em consideração vários fatores, entre eles a utilização de substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo e cádmio na fabricação dos seus componentes eletrônicos e a adoção de processos de reciclagem para seu lixo tecnológico.

Atualmente cresce o número de empresas de TI que iniciam suas ações verdes com a busca pela redução de custos com energia elétrica com aquisição de equipamentos que contribuam para esta redução, mas logo expandem suas ações para a eficiência dos materiais e a redução de gastos na produção. Segundo estimativas da Gartner Group os gastos com energia elétrica podem chegar a 50% do orçamento de tecnologia de uma grande organização.

Mas por onde começar um programade TI verde? Para o Gartner Group, a equipe de gerenciamento de TI de cada empresa deve primeiramente decidir as prioridades e o escopo do seu programa ambiental e posteriormente definir as métricas que conduzirão às melhorias, mudanças de comportamento e inovações.

Uma vez definidas as métricas e seus valores aceitáveis, é muito importante o acompanhamento dos executivos quanto à variação destes valores em determinado período de tempo, ou seja, deve haver um controle do programa ambiental de TI e uma avaliação constante de como a área de tecnologia está contribuindo para melhorar o desempenho ambiental de suas operações, refletindo em seus negócios, produtos e serviços.

As áreas de TI devem estar sempre buscando oportunidades para adotar novas contribuições onde quer que sejam apropriadas, como por exemplo, com relação à emissão de dióxido de carbono, podem ser alcançadas reduções através de programas de diminuição de viagens e deslocamentos substituindo-os por videoconferências ou troca de e-mails e mensagens eletrônicas instantâneas.
Precisamos saber que Tecnologia da Informação e Sustentabilidade são conceitos que podem perfeitamente caminhar juntos, com planejamento, responsabilidade social e, acima de tudo, com bom senso, sempre vislumbrando um mundo melhor para os habitantes deste planeta.

Autor

Uma bibliotecária apaixonada por tecnologia da informação e gestão estratégica. Bibliotecária pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente cursa Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância também pela Universidade Federal Fluminense. Tem interesse pelos seguintes temas: análise de negócios, TI Verde, inteligência competitiva e gestão estratégica da informação. Nos últimos anos descobriu um enorme prazer pela gestão estratégica da informação, análise de negócios e projetos de TI e desde então vem direcionando sua carreira nesse sentido. E-mail: dayanneprudencio@gmail.com LinkedIn: http://www.linkedin.com/in/dayanneprudencio

Dayanne Prudêncio

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes