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Tablet como força de venda, funciona? Versão II

publicado por Vicente Lucas Seabra Zotti
Tablet como força de venda

Tablet como força de venda

Após mais de um ano ter escrito sobre o Tablet sendo utilizado pela força de venda, venho novamente tocar neste assunto, porém, já com uma visão remodelada. Na área de TI nada como o tempo para mostrar se o produto é um sonho do fabricante, uma tendência ou realidade.

Quando houve o lançamento dos Tablets, a resposta do mercado foi muito positiva, mas pairaram algumas duvidas no ar sobre a real funcionalidade deste equipamento para a força de vendas, duvidas minhas que compartilho abaixo:

  1. Haveria demanda do mercado forçando uma substituição dos softwares desenvolvidos para plataformas Windows Mobile?
    A resposta do mercado foi imediata, sim!
    A descontinuidade do Windows Mobile 6.X, o “bloqueio” dos softwares não homologados pela Microsoft e a pequena quantidade de equipamentos com o novo sistema operacional da Microsoft, fez com que as empresas buscassem novas soluções ou alterassem as já existentes para que pudessem ser executadas em Android e IOS.
    E baseando-se neste cenário, fica claro o acerto da Google em disseminar seu sistema operacional a todos os Hardwares possíveis e assim, fortalece seu sistema operacional e cria um vínculo muito forte com os desenvolvedores.
  2. Os Tablets se adequariam as necessidades da força de venda?
    Este ponto ainda é discutível, pois depende muito do tipo de usuário que irá operar o equipamento, contudo, existem no mercado equipamentos com alto nível de proteção contra água, poeira, queda e etc… mas acabam se tornando equipamentos caros. Por este ponto acredito que alguns ramos de mercado ainda não trocaram a tecnologia de seus equipamentos pelo motivo custo, pois o ROI ficaria muito fora do esperado por um executivo.
  3. Se a substituição é inevitável, qual equipamento escolher para minha força de vendas?
    Essa é uma pergunta para qual não existe uma resposta certeira.
    Existe um conjunto de perguntas e respostas que devem ser feitas e respondidas para a escolha de um equipamento, sendo que o equipamento provavelmente será a última escolha a ser feita. Hoje em dia, o mercado contém muitos equipamentos e para as mais diversificadas necessidades, portanto, questões como os softwares que serão executados, desempenho mínimo necessário, melhor tamanho de tela entre outros pontos, irão decidir o equipamento.
  4. A barreira da cultura digital foi quebrada?
    Como já dizia Charles Darwin, “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” e essa frase esclarece o ponto. Ainda existe um degrau entre a tecnologia e uma fatia considerável da população, contudo, existe uma situação que irá forçar com que todos busquem saber mais de tecnologia, e essa força se chama mercado de trabalho. Portanto, aquele que não conseguir se adaptar as mudanças, dificilmente conseguirá grandes resultados.

Como escrevi no primeiro post sobre este assunto, não existia um barreira indestrutível para a utilização dos Tablets na força de venda, apenas precisaríamos que o tempo e as experiências vividas pelo mercado nos mostrassem se este seria o caminho, ou se teríamos que buscar ainda novas soluções.

Com todo o exposto, fica evidente que temos várias soluções no mercado que exploram os novos equipamentos e softwares desenvolvidos para a força de venda, com o intuito claro, de aproveitar a tecnologia para melhorar o que mais o vendedor sabe fazer, que é vender!

Leia o primeiro artigo: Tablet sendo utilizado como força de venda, funciona?

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Autor

Formado em Sistemas Informatizados pela Universidade Barão de Mauá, Pós-Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Atualmente líder do centro de suporte, o qual é responsável pela manutenção e administração dos maiores canais de captação de pedidos da empresa. Exerceu cargos de Analista Administrativo, Analista de Infraestrutura, Técnico em Informática e Instrutor de Informática. Profissional com certificações ITIL V3, HDI - Customer Service Representative e FCP - Furukawa. LinkedIn: http://br.linkedin.com/vicentezotti

Vicente Lucas Seabra Zotti

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