“No campo da Psicologia, em particular da Psicologia do Desenvolvimento, o conceito de crise é explicado como toda a situação de mudança a nível biológico, psicológico ou social, que exige da pessoa ou do grupo, um esforço suplementar para manter o equilíbrio ou estabilidade emocional”. Fonte Wikipédia.
Partindo desse conceito, podemos deduzir que o principal fator agravante de um momento desfavorável, a qual denominamos popularmente de crise, é a resistência que a maioria das pessoas tem em relação às mudanças.
Observar e entender novas tendências pode ser uma grande vantagem, basta pensamos um pouco em profissões que transformadas ou extintas, como alfaiate, telégrafo, escola de datilografia, e tantas inúmeras outras.
É comum depararmos com cases de sucesso onde o cenário se mostrava completamente desfavorável e ainda assim, ou especialmente por isso, empresas aliaram criatividade e empreendedorismo ganhando destaque. Aliás, é sempre bom lembrar que empresas são feitas por pessoas.
Se você tem dificuldade em ser otimista e enxergar a metade cheia do copo, procure rodear-se de pessoas que tragam inspiração ou peça ajuda a profissionais preparados com uma visão holística e grande capacidade de influenciar positivamente sua equipe.
Lembre-se que são as tempestades que formam grandes marinheiros e já que a proposta é usar a criatividade, por que não adaptarmos com mais polianismo a clássica frase “Em tempos de crise, enquanto uns choram, outros vendem lenços” para “Toda crise é passageira, por isso existem lenços descartáveis”.
Confira, a seguir, algumas dicas do consultor:
[Crédito da Imagem: Crise – ShutterStock]
You must be logged in to post a comment.