TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Saiba como fazer um pitch para uma aceleradora de startups

publicado por Equipe da Redação

Figura - Saiba como fazer um pitch para uma aceleradora de startupsEstudar o trabalho da instituição, seus temas e tecnologias de interesse, além de estar atento ao conteúdo da apresentação podem ser decisivos para a escolha na hora de fazer um pitch para sua startup.

O modelo de negócio das aceleradoras vêm se destacando por oferecer algo que toda startup procura: oportunidade. Com programas de prazos determinados e que incluem uma boa quantidade de dinheiro em benefícios, investimento direto, além de encontros com mentores e C-Levels de difícil acesso, as aceleradoras se tornam uma opção interessante para os negócios que querem agilidade para entrar no mercado. Atualmente, o Brasil abriga cerca de 40 aceleradoras, que já acompanharam mais de 1100 startups.

Porém, a concorrência para ingressar nessas instituições está cada dia mais elevada. Diante desse cenário, como uma startup pode se preparar para ingressar em um programa de aceleração? Confira abaixo algumas dicas dadas por Marcos Buson, integrante do time do Darwin Starter, um dos primeiros programas catarinenses de aceleração de startups.

    1. CONHEÇA A ACELERADORA
      Poucas situações são tão desagradáveis quanto o desconhecimento de informações da pessoa ou empresa que você irá ter uma reunião de negócios. Quanto maior for o esclarecimento prévio, mais tempo você terá para apresentar sua startup. Busque informações sobre as empresas que foram investidas e participaram do programa e tente descobrir porque outras empresas foram negadas no processo. Identifique também padrões como estágio de maturidade dos produtos, mercado ou tecnologias.
      Saber quem são os responsáveis por aportar recursos no fundo, os mentores, serviços, e segmentos de interesse da aceleradora também são dicas valiosas.
    2. PITCH DECK
      Pitch Deck, Deck, PPT do Modelo de Negócio ou Apresentação da Startup é possivelmente a primeira impressão que os avaliadores de uma aceleradora terão de sua empresa, juntamente com as informações de submissão e de sua landing page. Sobre o conteúdo, existem algumas dicas que podem ser seguidas:

      • Elevator Pitch: qual serviço sua empresa oferece resumido em poucas frases;
      • O problema que sua empresa resolve ou oportunidade existente;
      • Apresentação de sua solução;
      • Dados e números de mercado;
      • Modelo de negócios (como você irá gerar receita);
      • Tecnologia desenvolvida e necessária para expansão;
      • Concorrentes e possíveis entraves;
      • Plano de marketing e distribuição;
      • Descrição do time fundador, apoiadores e futuros contratados;
      • Investimentos necessários para as próximas fases e roadmap de produto.
    3. PITCH DE 3, 5 OU 15 MINUTOS
      Esteja sempre preparado para um pitch. Quando se tem a oportunidade de conversar com um avaliador dentro de um processo de seleção, devem ser descritos os objetivos de curto e longo prazo da empresa e o propósito da criação da mesma. É fundamental dissertar o máximo que puder sobre o time, a origem do problema ou oportunidade do seu produto, sua missão e principalmente sobre a convivência e interesses dos sócios e primeiros funcionários. Treinar centenas de vezes a apresentação de sua startup em diferentes cenários de tempo é um trabalho diário e deve se tornar um hábito do empreendedor, sempre tentando não ser prolixo ou evasivo.
    4.  RELACIONAMENTO
      Referências e indicações são muito bem-vindas no mundo das aceleradoras devido ao alto volume de submissões e as incertezas clássicas dos estágios iniciais das empresas. Mas há uma observação importante para esse tópico: lembre-se que quando há um referenciamento, seu nome é vinculado ao sucesso (e também ao fracasso) da empresa.
      Também é importante ficar atento ao estágio atual da sua startup para identificar se a aceleração é o ideal. Se sim, submeta sua startup para avaliação, e se forem aceitos, garantam que vão usufruir ao máximo desse período.
  •  
    3
    Shares
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

Comentários

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes