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Saiba 10 prejuízos que as empresas de TI podem ter com a falta de pensamento estratégico

publicado por Katia Macedo
Saiba 10 prejuízos que as empresas de TI podem ter com a falta de pensamento estratégicoNa falta de um pensamento estratégico internalizado e presente, as empresas de TI convivem com desafios que prejudicam a gestão, a rentabilidade do negócio e a qualidade de vida dos seus sócios:
  1. Cerceamento do potencial de crescimento. Atenção gerencial dos seus líderes na maior parte das vezes focada no curto prazo sem que a estratégia de crescimento receba a devida atenção.
  2. Vivendo o hoje, pouca energia é dedicada à identificação de tendências no seu ambiente de negócios e no de seus clientes. Perde-se o foco no cliente e a possibilidade de construir uma melhor percepção de qualidade dos seus serviços por uma eficiente gestão do relacionamento.
  3. Instabilidade no fluxo dos negócios e o desafio de manter estruturas de produção eficientes e financeiramente sustentáveis.
  4. Sem estratégia estabelecida, não há como utilizar de modo eficiente os recursos financeiros, humanos, técnicos e gerenciais e principalmente, o tempo. Torna-se difícil e oneroso conciliar a produção técnica com a gestão do negócio, a prospecção de novos clientes e a comercialização. Perda de qualidade de vida.
  5. Sem definir sua vocação, resultam limitadas as parcerias estratégicas que possam realmente trazer valor.
  6. Sem entender quais são os mercados alvo, não há como identificar possíveis novos negócios ou estabelecer um plano de marketing eficiente. Não havendo medida de retorno do investimento, é grande a chance de que haja desperdício dos esforços investidos na atividade comercial e no marketing. Investe-se por ser de praxe, mesmo intuindo que não haja captação de clientes ou significativo reforço da marca no mercado mais atrativo.
  7. Dificuldades na atração, retenção e desenvolvimento de talentos e o desafio de construir uma estrutura flexível.
  8. Dificuldades no alinhamento de interesses e na gestão de times vencedores.
  9. O prazer e a motivação estão muitas vezes apenas no conteúdo técnico da profissão. Atividades de venda, marketing e de gestão de pessoas são realizadas por necessidade, e muitas vezes sem as ferramentas adequadas trazendo resultado aquém do esperado e do esforço despendido.
  10. Acanhado desenvolvimento das principais competências de liderança para esse tipo de negócio: 1) a capacidade de estabelecer direcionamento e metas para o negócio; 2) a manutenção de foco e o compromisso para com essas metas; 3) a reunião de recursos adequados e a otimização do seu uso para a rentabilidade e o crescimento almejados.
O que acham?
[Crédito da Imagem: Pensamento Estratégico – ShutterStock]

Autor

Com mais de 15 anos de experiência nos mais variados ramos do mundo executivo, Katia Macedo é uma das pioneiras a trazer para o Brasil o coaching de negócios. “Fiz uma pesquisa muito extensa fora do país, como nos Estados Unidos e na Inglaterra, e percebi que aqui é um mercado muito novo. Não existe coaching para pequenas e médias empresas, em especial na área de prestação de serviços profissionais especializados, por exemplo”, revela a empresária, que fundou a Premium Coaching com o objetivo de abocanhar essa fatia. Empresária e coach de negócios e executivos, atua hoje como a proprietária da Premium Coaching. Graduada em Engenharia Química, com pós-graduações no Brasil e na Itália em Engenharia Econômica e Processos, MBA em gestão executiva, cursos de extensão em Estratégia, Marketing e Liderança no Brasil, Estados Unidos (Kellogg University Chicago) e Inglaterra (Churchill College, Cambridge University). Foi com esse vasto currículo que Katia ocupou, por mais de 15 anos, posições executivas em empresas petroquímicas. Dona de uma visão inovadora, ela acredita que a sua missão é extrair a energia motivacional das pessoas e das empresas, enaltecendo o que elas têm de melhor e, assim, estabelecer uma parceria de confiança e compromisso com o seu cliente.

Katia Macedo

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