Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

RFID – Como iniciar seu estudo de aderência ao meu negócio?

publicado por Sandro Tôrres

Atualmente muito se fala sobre o emprego da tecnologia RFID (Radio Frequency Identification), seja para aplicações em identificação de produtos, controle de processos, logística, segurança, etc. O emprego de RFID nada mais é que trazer para as organizações informações de forma rápida, precisa e fomentando seus Gestores, muitas vezes em tempo real, de dados para a tomada de decisões importantes para a operação. Resumindo, Identificação com inteligência embarcada.

Nos últimos anos, tal tecnologia deixou de ser algo dos filmes de ficção e passou a fazer parte de nosso cotidiano. Seu emprego nos últimos tempos é a bola da vez em algumas organizações, onde se observa grandes ganhos com a sua aplicação, por exemplo velocidade nas operações logísticas, eliminação de erros humanos em coletas de dados, segurança patrimonial, etc.

Mas como iniciar? A seguir algumas perguntas que devem ser respondidas para decisão da adoção da tecnologia de RFID em sua operação:

●     Por onde começo avaliar a aderência da tecnologia nos produtos e processos da minha organização?

●      Qual a melhor forma de empregar RFID nos produtos e processos da empresa?

●      Qual a estimativa de investimento inicial para adoção da tecnologia?

●     Quais são os equipamentos e insumos mais aderentes à minha operação?

●      Quais são os melhores processos para iniciar a adoção da tecnologia RFID?

●      Minha empresa hoje me oferece uma boa condição para implementar soluções baseadas na tecnologia RFID? Minha infraestrutura é também aderente a nova tecnologia?

●     Quais são as estimativas de custo para o desenvolvimento de software ou middleware?

Fato que para responder essas perguntas, muitas Organizações atualmente não dispõe em seu quadro funcional de  Profissionais qualificados para iniciar o estudo de viabilidade para a adoção da Tecnologia de RFID.

O fator critico de sucesso para implementação de um projeto com RFID está diretamente proporcional à escolha de qual processo dentro da organização será inicialmente aplicada tal tecnologia. No mercado encontramos diversos fornecedores, dispositivos e aplicativos para seu uso e muitos Gestores se assustam com o custo de implantação, mas, como todo e qualquer investimento, o que se deve observar é não quanto custa e sim qual o retorno que terei na minha operação com a nova tecnologia – ROI (Retorno sobre o investimento)?

Um ponto crucial a ser considerado é qual operação pagará a conta? Para tal definição o ponto mais importante neste momento não está  somente na escolha do melhor produto no mercado, mas sim na escolha de um fornecedor com capacidade e sensibilidade o suficiente de entender qual a sua necessidade e onde na verdade “dói o seu calo”, e agregado a isso, uma Equipe interna da organização com conhecimento e maturidade suficiente para a aceitação da inovação e com capacidade de absorção do novo conhecimento.

O emprego da tecnologia vem crescendo muito ultimamente e já é fato que com sua aplicação, as empresas que aderiram vêm obtendo  excelentes resultados e economia no dia a dia das Organizações.

O seu custo desta tecnologia caiu muito nos últimos tempos e é o que tem tornado a sua viabilidade para implantação. Portanto, como o uso da internet, que no seu inicio tinha um custo elevado, em breve o emprego de RFID deixará de ser uma incógnita e passará a fazer parte de nosso dia a dia, é só uma questão de tempo, e diga-se de passagem em curto espaço de tempo.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Atuação há mais de 10 anos como Gestor de Negócios e Operações. Atuação há mais de 15 anos como Especialista em Tecnologia, sistemas Vsat, No Break´s, Sistemas de impressão, Automação Bancaria, Comercial e Industrial. Especialista em Licitações Publicas. Atua em um Distribuidor de produtos e soluções para CFTV IP e RFID. Vasto conhecimento em Tecnologia para Segurança Patrimonial, Salas de Operação e Gestão de Crises, Sistemas Ininterruptos de Energia, Sistemas de impressão, Automação com emprego de RFID, Coletores de dados, Infraestrutura, Back up sites, etc. Linkedin: Sandro Tôrres email: sandrot68@hotmail.com Skype: sandrot68 Mobile: +55 31 8391 1919

Sandro Tôrres

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes