Mercado

Ξ 3 comentários

Revenda de hospedagem de sites: entenda como isso pode se tornar uma boa opção de negócio

publicado por Henrique Viera

Revenda de hospedagem de sites: entenda como isso pode se tornar uma boa opção de negócioExistem muitas formas de ganhar dinheiro. Na internet também. As pessoas podem criar seu próprio site e esperar que os leitores cliquem nas propagandas. Se o site tiver muitos acessos, isso até pode render alguns trocados. Mas, a menina dos olhos dos entendidos em TI é a revenda de hospedagem de sites.

Pois então, todos os sites possuem dados que precisam ser guardados em um servidor. Ou seja, as letras, imagens, vídeos e mais o que for, ficam guardados em algum lugar dentro do planeta neste momento, e os usuários precisam acessar estes dados quando quiserem, com rapidez e sem problemas. Obviamente, contratar um serviço deste tipo não é o terreno de grandes empresas, pois estas possuem seu próprio setor de TI. Mas, é muito interessante para pequenos empresários que querem ter seu produto anunciado ou um jornalista que quer publicar as noticias do momento, mas não entendem muito de computação. É aí que estão as boas oportunidades de empreender na internet: comprar serviços de hospedagem e revender.

Guardar os dados desta forma é como podemos chamar de servidor compartilhado ou VPS, em que um site ficará em um servidor com outros sites e poderá ser administrado por uma empresa. Essa empresa pode ser a responsável pela revenda.

Como começar? Pois bem, o administrador da pequena empresa de revenda (vamos chamar assim), deve contratar um pacote de armazenamento de dados em um servidor. Ou seja, paga por uma cota que acredite ser razoável para um início de negócio.

Uma vez contratado serviço, o administrador divide estas cotas e cria os pacotes de serviço de hospedagem. Bom, aí pode ser um ponto de diferenciação dos concorrentes. Aqueles que oferecem serviços diferenciados, como suporte técnico mais dedicado ao cliente, pode conquistar uma fatia maior de mercado. Cada pacote pode ser contratado por um determinado valor e adicionais podem ser cobrados conforme aumenta a exigência do serviço ou a necessidade de cada cliente.

Nesses serviços, o cliente pode interagir com o site através de painéis de controle, que transforma cada página em um tipo de lâmina de Power Point, facilitando a criação daqueles que pouco entendem de informática. Convenhamos, essa coisa de informática e fazer sites é mais para quem já conseguiu enxergar a matrix, pois programadores mais limitados podem cometer erros, que deixam as páginas lentas e os usuários irritados. Então, este serviço deve ser criterioso, o dono da revenda de hospedagem deve se preocupar com o serviço de qualidade e com o painel de controle mais bem feito e com a interação mais simples possível para os usuários mais básicos.

Para iniciar um serviço de revenda, primeiramente, vem a compra do espaço em um servidor. O revendedor deve iniciar pesquisando preços e serviços. Os fóruns de usuários e de reclamações que podem ser facilmente encontrados pelo Google dão ótimas dicas das empresas que possuem melhor relacionamento com clientes e seriedade na administração.

Em um segundo momento, é muito importante testar o serviço de hospedagem, fazendo um Trial, um tempo de uso sem pagar. Sites que se garantem oferecem de uma semana a um mês grátis. Faça testes incansáveis, avalie a conectividade. Se o servidor for ruim, se ele falhar, os clientes irão querer que o revendedor resolva. Não adianta dizer que quem está com problemas é o servidor, porque é para o revendedor que o cliente paga.

Após encontrar o servidor ideal, é hora de assinar o contrato. Certo? Errado. O contrato deve ser lido, relido e compreendido. Este negócio de revenda pode ser lucrativo, mas se algo der errado é bom abandonar o navio e o contrato deve dar as melhores condições para isso, além de oferecer serviços de suporte e se comprometer com a qualidade da hospedagem, além da segurança dos dados.

Os serviços que o servidor oferece são importantes para o revendedor dormir mais tranquilo. O suporte técnico ajuda a reparar possíveis erros. Quanto melhor o suporte, mais os clientes poderão ficar satisfeitos com o serviço de revenda.

O serviço de back-up é oferecido por alguns servidores. Pode valer ouro. Isso porque o revendedor poderá ficar responsável por um grande número de sites e ter onde guardar os dados de forma segura é importante para ter credibilidade no mercado. Perder os dados pode não ser o fim do mundo se eles tiverem sido guardados a um intervalo de tempo razoável.

A segurança que o servidor oferece é outro fator que vai influenciar no serviço de revenda. Bons servidores oferecem bons serviços de segurança dos dados. Isso deve ser bem compreendido pelo revendedor, principalmente se ele pretende gerenciar serviço de hospedagem de clientes com e-comerce.

E o CNPJ? Pode ser importante, tanto para o revendedor poer responsabilizar juridicamente o servidor em caso de problemas quanto para o revendedor ter credibilidade da mesma forma perante seus clientes. Contratar de pessoa física pode não ter problemas, mas fazer negócios com pessoa jurídica dá uma sensação de segurança.

O mercado está aberto para quem quer entrar no negócio de revenda. Então, é muito importante se diferenciar. Se relacionar com o cliente de forma séria e simples. Portanto, escolher bem o servidor, utilizar bons preços na revenda, diversificar as formas de pagamento e oferecer um bom serviço de suporte. As vezes, pode ser melhor garantir os resultados apostando em um servidor mais caro, porém mais conhecido por bons serviços. Revenda de hospedagem é uma nova forma de empreender na internet, mas, é claro, aqueles que cuidam de seus negócios com zelo e cautela podem vir a serem donos de empresas méis bem sucedidas. Escolha bem, planeje bem e as chances de sucesso serão maiores.

Encontre a melhor hospedagem de sites no ranking com os melhores provedores de hospedagem do Brasil.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

22 anos, estudante de Comunicação Social na Belas Artes de SP, escrevo por prazer e eventualmente profissionalmente.

Henrique Viera

Comentários

3 Comments

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.