Mercado

Ξ 4 comentários

Refurbished – um tabu no Brasil, uma prática no exterior

publicado por Thales Cunha

Figura - Refurbished - um tabu no Brasil, uma prática no exteriorComprar algo seminovo ou usado no Brasil sempre foi visto como algo arriscado, acompanhado de certa tensão, ao contrário da sensação de satisfação e segurança quando se adquire um produto novo, Zero Km.
Você com certeza já ficou nesta encruzilhada. Muitos até gastam mais do que podem, para evitar a “vergonha” de mostrar que compraram um produto de “segunda mão” ou porque não querem correr nenhum risco. Pois é, ainda temos muito a aprender com o resto do mundo.

Aqui ninguém fala disso, mas, no exterior, o refurbished, que é a compra de produtos remanufaturados ou descontinuados de TI, é uma das opções que atendem empresas com a visão de aproveitamento máximo dos investimentos realizados em TI.

Nos Estados Unidos e Europa, o refurbished já tem um mercado consolidado, em franca expansão, contando com uma grande oferta de produtos de todas as marcas, proporcionada pela atuação de empresas comerciais tradicionais e pelos mais importantes fabricantes do setor, que revendem sistemas remanufaturados através de seus websites.

De acordo com um estudo publicado na edição de Março/2008 da Enterprise Network and Servers, revista especializada no segmento enterprise de TI, aproximadamente 77% das grandes corporações ao redor do mundo já descobriram que a melhor maneira de maximizar o retorno sobre o investimento é usando equipamentos remanufaturados (refurbished), ao invés de pagar o preço de produtos novos.
Veja como esta prática já está consolidada por lá. Não há dúvida de que devemos adotar esta cultura no Brasil.

Usado também é coisa boa.

Você já comprou um carro usado? Sim? E então?

Por que isso é diferente na área de TI? Por que no Brasil isso ainda é um tabu?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Thales Cunha é empresário de TI com 35 anos de experiência na comercialização de computadores e servidores de todos os portes. Atuou em empresas como IBM, DELL, Ação Informática, entre outras. É proprietário da 4Servers Technologies (www.4servers.com.br) , empresa especializada no fornecimento de peças novas e/ou descontinuadas para upgrade de servidores e storages da HP, IBM e Dell. Edita o blog 4SERVERS TECHNOLOGIES (www.4servers.net.br) sobre Informática, Tecnologia, Vendas, Marketing, Notícias, Empresas, Eventos e Negócios.

Thales Cunha

Comentários

4 Comments

  • Vamos combinar que metade do que chega aqui é “re” manufaturado e remarketizado se é que o termo existe!

  • Fiapo, por experiência própria, pois tenho uma empresa especializada neste mercado, posso lhe garantir que existe uma grande oferta mundial de produtos que nunca foram usados. Mas a matéria tem foco nos produtos seminovos e refurbished (os remanufaturados, como você disse) e estes não tem se mostrados diferentes em qualidade do que os novos (descontinuados sem uso). Mas como convencer o usuário brasileiro desta realidade?
    Aí é que reside a grande dificuldade. Na dúvida, o brasileiro prefere comprar novo. É uma questão de cultura.

  • Sorry for my bad english. Thank you so much for your good post. Your post helped me in my college assignment, If you can provide me more details please email me.

  • Concordo com a mudança de paradigma na cultura brasileira

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes